Neste conteúdo, você vai ler:
Clique para ir direto ao assunto do seu interesse.
Benvenuti amici! Ah! Belíssima Toscana, uma região rica em arte, história, patrimônio artístico e romantismo, no coração da Itália. Tudo isso, entrelaçado nas suas paisagens bucólicas e vilarejos medievais, repletos dos aromas irresistíveis de sua gastronomia tradicional e dos vinhos autenticamente italianos.
Se você só pensa em pizzas, sorvetes e Coliseu, quando o assunto é Itália, prepare-se para uma surpresa! A Toscana, considerada uma das regiões mais deslumbrantes do planeta, vai muito além disso.
Com uma história rica e uma quantidade enorme de obras de arte, esse destino não pode ficar de fora da sua lista de viagens.
Continua depois da Publicidade
A história da Toscana
O nome “Toscana” deriva da forma como os romanos e gregos se referiam aos etruscos (o povo que moravam na região), chamando-os de Tosquias.Muito antes de Roma se tornar famosa, os etruscos dominaram uma grande parte do que hoje é a Itália, especialmente no centro.
Depois que os romanos conquistaram os povos etruscos, a Toscana se tornou um centro vibrante de arte, literatura e ciência durante o Renascimento, com nomes icônicos como Leonardo da Vinci, Michelangelo e Galileu liderando o caminho.
Florença (em italiano, Firenze), a capital da Toscana, fez tanto sucesso nessa época que, quando a Itália se unificou, o idioma adotado pelo país foi o italiano falado nessa região.
Hoje, sua paisagem deslumbrante, com ciprestes, vinhedos e cidades antigas, encanta todos os visitantes com sua mistura única de história e modernidade, convidando-os a explorar seus encantos atemporais.
Nossos parceiros, Dhebora e Rafael, do portal Carioca Sem Fronteiras, conheceram as paisagens incríveis deste lugar. Então, vem com a gente descobrir as cidades mais legais e experimentar os vinhos mais deliciosos, começando por Florença.
+ E, por falar em história, volte no tempo conosco em Tiradentes, MG.
Bora nessa? Play no vídeo!
Florença: o início da viagem
A capital da Toscana, berço do Renascimento, transborda vida e história. É o lugar de nascimento de figuras como Michelangelo, Leonardo da Vinci, Rafael e Donatello entre muitos outros artistas.
Florença fica às margens do Rio Arno e já foi a capital da Itália. Quando se trata de escolher o que fazer em Florença, você pode incluir passeios culturais, históricos, gastronômicos e enoturismo no seu roteiro.
O que fazer em Florença, Toscana
Com tanto lugar lindo, vai ser difícil decidir por onde começar. Mas, não se preocupe, anote estas dicas para facilitar o planejamento do seu roteiro:
1. Catedral di Santa Maria del Fiori
Construída em 1296, é a atração mais bela da cidade! Com sua fachada em mármore verde, branca e vermelha, a Catedral di Santa Maria del Fiori é uma visão deslumbrante que faz parte do conjunto arquitetônico, incluindo a Torre do Campanário e o Batistério di San Giovanni.
Vale a pena explorar o interior e subir na cúpula, mas não esqueça de apreciar os detalhes das portas e esculturas ao lado de fora.
2. Galleria Uffizi
Na lista dos museus a se visitar pelo mundo, a Galleria Uffizi não pode faltar no seu roteiro. Lá, você poderá ver obras famosas como o Nascimento de Vênus de Botticelli, a Anunciação de Da Vinci e a Medussa de Caravaggio. Vale muito a pena a visita!
Dica Vai de Localiza: O lugar costuma lotar, então é melhor garantir seu ingresso online com antecedência.
3. Galleria dell’Accademia
A Galleria dell’Accademia é parada obrigatória para quem aprecia arte. Lá, você apreciará o David de Michelangelo, a escultura mais famosa da história com cerca de 5 metros de altura, e outras obras famosas, como o Rapto das Sabinas.
4. Palazzo Vecchio e Piazza della Signoria
A praça principal de Florença, Piazza della Signoria, é cheia de história e hoje em dia é o centro político da cidade.
O Palazzo Vecchio é um prédio medieval que antigamente era a residência dos Duques de Florença. A sua torre, famoso símbolo da cidade, mostra uma réplica do David de Michelangelo dando um buon giorno aos visitantes.
Ao redor da praça, você também pode conferir a Loggia dei Lanzi, uma galeria aberta com obras de arte incríveis.
5. Piazza della Repubblica
Localizada bem no centro de Florença, a Piazza della Repubblica já foi palco do fórum e mercado medieval durante o Império Romano e agora é o lar de cafés, artistas de rua e o carrossel mais conhecido da cidade.
6. Ponte Vecchio
Sim, um dos pontos mais belos para se apreciar na Toscana é a Ponte Vecchio! Com suas casinhas coloridas que parecem flutuar sobre o rio Arno, é como um tesouro em Florença com uma história antiquíssima que remonta ao século XIV.
Há um corredor acima da ponte que liga alguns palácios, conhecido como Corredor Vasariano. Ele foi usado pela família Médici para se movimentar pela cidade sem precisar passar pela ponte num tempo em que não eram muito queridos pela população. Interessante, não é mesmo?
A ponte já sobreviveu a guerras, enchentes e a todo tipo de mudanças. Hoje, é cartão postal de um dos destinos mais quistos da Itália.
+ Conheça um museu natural a céu aberto: Serra da Capivara, no Piauí!
7. Piazzale Michelangelo
A Piazzale Michelangelo tem uma vista incrível de Florença. A praça fica numa localidade estratégica, sendo perfeita para apreciar o pôr do sol espetacular acompanhado de uma boa taça de vinho.
De lá, dá para ver toda a cidade, com destaque para a Catedral di Santa Maria del Fiori, a Ponte Vecchio, o Rio Arno e o Palazzo Vecchio.
Dica Vai de Localiza: Se tiver tempo, vale a pena dar um pulo nas vinícolas perto da capital florentina, especialmente em Chianti, um vinho que ficou super famoso pelo filme Hannibal.
Continua depois da Publicidade
5 Lugares que não podem ficar fora do seu roteiro na Toscana
Dizer Bella Ciao à capital pode ser difícil, mas a Toscana não se reduz a Florença. Por isso, trouxemos um roteiro de 5 lugares belíssimos nesta região.
1. Siena
Começando por Siena, uma cidade encantadora onde cada esquina conta uma história cheia de vida. Lá, você pode dar um passeio pelas ruas de paralelepípedos e se maravilhar com a arquitetura medieval conservada, que te transporta de volta para a época dos cavaleiros e nobres.
Não deixe de visitar a linda Piazza del Campo, com seu formato único de concha e atmosfera animada, onde os locais se reúnem para socializar e relaxar.
Explore também a incrível Catedral de Siena, com sua fachada impressionante e interior ricamente decorado, que oferece uma visão fascinante da arte e história da cidade.
E é claro, não se esqueça de experimentar a deliciosa culinária toscana em um dos restaurantes charmosos da cidade, onde você pode saborear pratos autênticos acompanhados de um bom vinho local. Bom apetite!
2. Montalcino
A cidade pitoresca de Montalcino parece saída de uma pintura da Idade Média. Com suas colinas cobertas por vinhedos, ela é famosa por produzir alguns dos melhores vinhos da região, especialmente o renomado Brunello di Montalcino.
Não se esqueça de visitar a Fortaleza de Montalcino, de onde se tem vistas panorâmicas incríveis das campinas toscanas.
E, é claro, reserve um tempinho para relaxar em um dos cafés ao ar livre da cidade, e saborear um delicioso café italiano, enquanto observa a vida seguir seu curso ao seu redor.
+ Que tal se permitir desfrutar de uma boa bebida? Conheça um país famoso pela qualidade dos seus vinhos, a França.
3. Pienza
É praticamente impossível não se apaixonar por esse antigo burgo medieval. Localizado a quase 500 metros acima do nível do mar e no meio do Val d’Órcia, uma das áreas mais bonitas da Toscana, Pienza está na lista de Patrimônio Mundial da Unesco desde 1996.
Lugares para visitar em Pienza:
- Porta al Amurello e Corso Rossellino;
- Piazza Pio II;
- Via dell’Amore, Via della Fortuna e Via del Bacio.
4. Monteriggioni
Monteriggioni é uma vila fortificada com muralhas antigas e torres imponentes que vão te fazer sentir como se viajasse de volta no tempo. Recomendamos passear pelas ruas estreitas e aproveitar as vistas panorâmicas da campina toscana.
Um ponto de destaque é a animada Piazza Roma, o ponto principal da vila, com seus cafés e restaurantes super charmosos. Claro, não dá para perder uma visita ao Museu Monteriggioni em Arme, especialmente se você é fã de história.
5. San Gimignano
San Gimignano é um lugar superpopular na Toscana, com aquela arquitetura medieval incrível e suas torres icônicas. Em junho acontecem várias festas e shows na Feira Medieval da Colheita!
Não dá para perder a Porta de San Giovanni, a Via San Giovanni e a Piazza della Cisterna!
Aproveite, também, para visitar as vinícolas perto da cidade e o Arco dei Becci, um dos portais de defesa da muralha mais antigos e conservados deste vilarejo.
Por último, para quem curte sorvete, em San Gimignano tem a Gelateria Dondoli, que dizem ser uma das melhores do mundo. É só ter um pouco de paciência, porque geralmente tem fila grande.
+ Alguém falou em festivais? Que tal conferir um dos mais famosos, o festival do Dia dos Mortos, no México?
Continua depois da Publicidade
Quais as melhores datas para visitar a Toscana?
A melhor época para visitar a Toscana é entre o meio e o final da primavera (abril a maio) e o início do outono (setembro a outubro). Nessa época, a paisagem toscana está mais vibrante e o clima é particularmente agradável, com temperaturas em torno de 17 °C e 23 °C na primavera e 20 °C e 26 °C no outono.
Contudo, no verão (junho, julho e agosto) há várias festas legais, como a La Notte di San Lorenzo, com fogos de artifício, comida boa e muita diversão.
Como chegar a Toscana?
Para visitar a Toscana a partir do Brasil, você tem duas opções de aeroportos na região: Pisa ou Florença, no Aeroporto Américo Vespucci. No entanto, nenhum desses aeroportos possui voos diretos do Brasil.
Até fevereiro de 2024, os voos saindo do Brasil para a Itália são apenas para Roma e Milão. Existem embarques diretos do Rio de Janeiro e São Paulo para Roma. Já para Milão, de São Paulo, Fortaleza e Natal.
Ao chegar em Milão ou Roma, você pode alugar um carro e desfrutar das maravilhosas paisagens que a Itália tem para te oferecer.
Como planejar sua viagem de carro pela Toscana?
Viajar pela Toscana de carro é uma experiência única e a melhor forma de fazê-la é planejar uma rota com os destinos que mais te atraem.
Monte seu roteiro
Para te ajudar, montamos um roteiro de carro pela Toscana, que pode durar 10 dias, ou mais, e a ordem das paradas é a seguinte:
- 1º a 3º dia: Florença (um dia mais se você quiser visitar a maravilhosa vinícola da região Chianti);
- 4º dia: San Gimignano;
- 5º dia: Monteriggioni;
- 6º a 7º: Siena;
- 8º dia: Montalcino;
- 9º a 10º dia: Pienza.
As cidades estão todas bem pertinho uma da outra. Além disso, há muitos outros lugares legais para visitar, como Pisa, que fica a apenas uma hora e meia de carro de Florença, onde você pode ver a famosa torre inclinada.
Confira seu roteiro para viajar de carro pela Toscana:
Nossa sugestão de roteiro foi pensada para quem está saindo de Florença, mas, se você alugou um carro em Roma, é melhor começar indo para Pienza e, depois, seguir até a capital da Toscana como os romanos faziam antigamente, combinado?
Conheça algumas dicas para dirigir nas estradas italianas
- Faça a reserva do carro com antecedência para economizar tempo e dinheiro;
- Respeite os limites de velocidade: 50 km/h em áreas urbanas e 130 km/h em autoestradas;
- Esteja ciente dos pedágios nas autoestradas italianas. Pegue um ticket na entrada e pague ao sair (a maioria aceita cartão, porém, é sempre bom levar alguns trocados);
Aprenda algumas palavras básicas em italiano, como aluguel de carros (Autonoleggio), reservas (Prenotazione) e estacionamento (Parcheggio).
Assine a newsletter
Documentos necessários para viajar de carro pela Toscana
Independentemente se você planeja tudo nos mínimos detalhes, ou se prefere uma aventura mais espontânea, é importante estar preparado para tudo o que precisará durante o seu passeio. Afinal, ninguém quer ficar preso em um aeroporto, certo?
Então, fique atento, para viajar pela Itália, é obrigatório ter um seguro viagem, com cobertura mínima de 30 mil euros para despesas médicas. Além disso, não se esqueça de:
- Passaporte válido por pelo menos 6 meses após sua saída da Europa;
- Passagens de ida e volta;
- Algo que comprove seus meios financeiros de permanência no país pelo período determinado;
- Comprovante de hospedagem;
- Para quem planeja aventurar-se na estrada, é necessário ter a CNH brasileira com tradução juramentada, ou a PID (Permissão Internacional para Dirigir).
Lembre-se de que para alugar um carro na Itália, é preciso ter idade mínima de 21 anos e cartão de crédito internacional com limite disponível para pagar a caução.
Embora não haja nenhuma vacina obrigatória para entrar na Itália, é sempre bom ter o cartão de vacinação internacional da febre-amarela e o certificado de vacinação contra a Covid, disponível no app Conecte SUS.
Dica Vai de Localiza: Quase todos os lugares aceitam cartão, mas, é sempre uma boa ideia levar dinheiro em espécie.
Agora, que você tem todos os seus documentos prontos, partiu Toscana!
Viaje pela Toscana com os parceiros Localiza!
Conhecer a Toscana sobre quatro rodas é muito mais fácil com um dos carros dos nossos parceiros Localiza. A primeira coisa que você precisa fazer é reservar seu carro com antecedência.
Aproveite e faça isso agora!
Viu como não tem segredo? Escolha o grupo de carros que mais combina com a vibe da sua viagem e garanta já o seu carro alugado para se aventurar pela Toscana. Arrivederci!
+ Ei, se você busca por um destino internacional aqui mesmo, na América do Sul, considere conhecer o maravilhoso Chile!