Ir para o conteúdo

Qual é o Pico?

Sua prancha, sua onda e os picos mais irados

Por: Equipe Localiza

|

0 | Média:  5 / 5

Siga no

Neste conteúdo, você vai ler:

Clique para ir direto ao assunto do seu interesse.

É surf que você quer? Então é isso que o litoral brasileiro vai te entregar! Com uma costa que se estende por mais de 7 mil quilômetros, nosso país oferece uma diversidade impressionante de praias com boas ondas para todos os níveis de surfistas.

De norte a sul, é possível encontrar picos incríveis que atraem tanto surfistas locais quanto viajantes em busca do drop perfeito. Seja você iniciante ou profissional, temos a certeza de que encontrará o point que tanto procura.

Então, vem com a gente, pois vamos explorar alguns destinos exuberantes com as melhores praias para surfar no Brasil.

1. Prainha, Itacaré (BA)

A Bahia é de axé e acarajé, mas também de mar. Conhecida no mundo todo, a cidade de Itacaré é um dos lugares mais visados para a prática do surf.

Na Prainha, as ondas são bem radicais, podendo chegar a 3 metros de altura. Elas costumam apresentar tubulações, por isso, as manobras e a adrenalina são garantidas por lá.

Praia com ondas e vegetação ao fundo
Itacaré é um destino ideal para surfistas, seja para curtir ou disputar um campeonato. (Foto: Getty Images)

Para chegar à Prainha, é preciso encarar uma trilha que dura cerca de 40 minutos e sai da Praia da Ribeira. Vai por mim, vale a pena fazer a caminhada só pela vista do mar e da Mata Atlântica.

O local é ideal para surfistas em busca de um crowd não tão movimentado quanto o das praias Havaizinho e Tiririca, na mesma cidade. Esta última, inclusive, é uma praia central que frequentemente se torna palco de diversas competições.

Itacaré faz parte da Costa do Cacau e fica a 70 km de distância de Ilhéus, que tem o aeroporto mais próximo. Desembarque nessa cidade ou em Salvador e pegue estrada até o destino preferido dos surfistas!

2. Praia de São Conrado, Rio de Janeiro (RJ)

O Rio de Janeiro continua lindo e cheio de ondas perfeitas para atravessar sobre sua prancha. As opções de onde surfar na capital são diversas, incluindo o Arpoador e a Barra da Tijuca. Porém, aqui, a dica vem diretamente de um especialista no assunto.

A Praia de São Conrado é um dos picos prediletos de um dos surfistas mais experientes e premiados do Brasil, que se apaixonou pelo esporte ainda na infância. Pegue a estrada com Pedro Scooby para chegar à antiga Praia da Gávea:

As ondas nesta praia vêm dos dois lados, esquerdo e direito, e chegam com bastante velocidade. Isso exige que o surfista domine bem o drop se quiser pegar aquele tubo de respeito.

Além do mar perfeito para surfar, São Conrado é uma região onde a natureza caprichou. O local dá vista para dois incríveis cartões-postais da cidade: o Morro Dois Irmãos e a Pedra da Gávea. Ah, e outros esportes radicais acontecem na região, como voos de parapente e asa-delta.

+ Aliás, se você quer desbravar as maravilhas do Rio de Janeiro de maneira confortável, vá sobre quatro rodas. Alugue um carro e descubra todos os encantos da cidade!

3. Praia de Itaúna, Saquarema (RJ)

Na capital nacional do surf, Saquarema, Itaúna é uma das praias de maior destaque. Ela já sediou o campeonato mundial World Surf League (WSL) por dois anos consecutivos e foi eleita a segunda melhor no Ranking das Melhores Praias, que avaliou diversos países.

Confira como é linda a região:

As águas da Praia de Itaúna são cristalinas e suas ondas podem chegar a 3 metros de altura. Essas ondulações poderosas podem quebrar tanto para a direita como para a esquerda, dependendo da intensidade do swell.

Se você está no RJ de carro, pegue a estrada por cerca de 1h30 para chegar em Saquarema. Você vai partir da ponte Rio-Niterói no sentido Niterói-Manilha e, na altura de Rio Bonito, acessar a RJ-124.

Depois, é só curtir um dos principais points dos surfistas no Brasil!

4. Praia Brava, Itajaí (SC)

O nome não engana! A Praia Brava realmente tem ondulações potentes e tubulares, ideais para surfistas em busca da onda perfeita. Inclusive, a constância de ondas faz com que esse pico seja um dos melhores da região e do país.

Praia de mar aberto com ondas, rochas e vegetação
Viaje pelo litoral de Santa Catarina e tenha belas surpresas! (Foto: Getty Images)

No entanto, como em todos os outros lugares, há pequenas variações em relação à direção dos ventos e outras condições de formação das ondas. Então, para conseguir entrar em um tubo mais aberto, o swell deve estar numa direção favorável, de preferência no quadrante leste.

Para tornar a sua visita à SC ainda melhor, estenda sua viagem até Balneário Camboriú, que fica bem próxima a Itajaí.

Seu roteiro de surf personalizado!

Se você está curtindo esses destinos, mas quer aproveitar a estadia para viver outras experiências além do surfe, é hora de conhecer a nossa plataforma de planejamento de viagem.

Com ela, você pode criar um roteiro completo para o destino escolhido de forma prática e personalizada, levando em conta o período da viagem, se você vai viajar sozinho ou acompanhado, e seus interesses específicos, como praia, aventura, cachoeiras, gastronomia, passeios, fotografia e muito mais.

Nossa plataforma não só fornece dicas valiosas, como os melhores meses para visitar o destino e as temperaturas médias, mas também elabora uma programação detalhada para cada dia da sua viagem. Você receberá sugestões do que fazer de manhã, de tarde e de noite, incluindo atrações, passeios, restaurantes e a melhor forma de locomoção no local.

Além disso, você poderá localizar as agências Localiza mais próximas para retirar o carro que vai te acompanhar nessa aventura.

Acesse agora e comece a criar seu roteiro gratuitamente!

5. Maresias, São Sebastião (SP)

Maresias é um dos redutos do surf no litoral norte de São Paulo. É reconhecida no país e no mundo como uma das melhores praias para surfar. É também a terra de Gabriel Medina, o primeiro surfista brasileiro a ganhar um mundial de Surf e medalhista nas Olimpíadas de Paris, em 2024. Quantas qualidades!

Vista aérea de mar cristalino com ondas e surfistas
São Sebastião é onde nasceu o fenômeno do surf nacional, Gabriel Medina. (Foto: Mochila Cheia)

Como já era de se esperar, o crowd é intenso. Todo mundo quer surfar naquelas ondas grandes e seus tubos, mas a boa notícia é que tem espaço para geral. 

Enquanto os veteranos aproveitam as ondulações mais altas e fortes, os iniciantes podem pegar as ondas menores e contar com a ajuda das escolas de surf da região.

A cidade de São Sebastião está a 165 km da capital paulista, com acesso pela Rodovia Rio-Santos (BR-101), e apenas 100 km a separam da famosa Ubatuba.

Continua depois da Publicidade

6. Praia de Itamambuca, Ubatuba (SP)

Quando você se pergunta “onde o surf é mais praticado no Brasil”, uma das respostas possíveis é a cidade de Ubatuba. O destino abriga um dos 100 melhores picos do mundo para surfar, que é a Praia de Itamambuca.

Encontro do rio com o mar, onde pessoas repousam sobre um banco de areia em praia.
A área costeira de Ubatuba é extensa, e Itamambuca é uma das melhores praias para surfar no mundo. (Foto: Getty Images)

O mais bacana é que o mar acolhe desde os novatos até os mais experientes no esporte. Afinal, as ondas variam bastante, com marolas para quem está começando e até tubulações para quem já tem habilidade.

Com a boa amplitude da praia, o crowd fica bem distribuído, mesmo que haja muitos surfistas no mar. Ah, e o que torna essa praia ainda mais atrativa para todos os tipos de viajantes é a presença do Rio Itamambuca, além do cenário maravilhoso decorado pela Mata Atlântica.

7. Praia Baía Formosa (RN)

A Praia Baía Formosa fica na cidade de mesmo nome, no estado do Rio Grande do Norte. É um local onde dá para surfar durante todo o ano, mas as ondulações são mais interessantes para a prática no período do inverno.

Praia com ondas e uma prancha de surfe sobre a areia
Baía Formosa é berço do atleta e campeão olímpico Italo Ferreira. (Foto: Getty Images)

Um pouco diferente de outros destinos turísticos queridinhos dos surfistas, a cidade tem uma atmosfera bem tranquila. Aliás, a vila de pescadores é a terra natal de Italo Ferreira, medalhista olímpico da modalidade nos Jogos de Tóquio, em 2020. Não restam dúvidas de que é um lugar propício para subir na prancha e se aventurar no mar!

A cidade também conta com outras boas praias para surfar, como Pontal, Picão e Mar Aberto. Além disso, o destino é de fácil acesso, pois fica a apenas 100 km de duas capitais: Natal (RN) e João Pessoa (PB).

8. Praia Cacimba do Padre, Fernando de Noronha (PE)

Conhecida por suas águas cristalinas, Noronha é um dos destinos mais cobiçados pelos surfistas. E eles já sabem aonde ir: na Cacimba do Padre. Esta praia oferece as melhores ondas, com até 5 metros de altura, tubulações perfeitas, e cristas bem definidas e estáveis.

A melhor época para surfar é durante o verão, quando o swell e o vento norte formam ondas tubulares poderosas, que quebram para o lado esquerdo. Nesse período, inclusive, o arquipélago é tido como o Havaí brasileiro devido às características climáticas.

O cenário é paradisíaco, com aquele mar translúcido e vista para o Morro Dois Irmãos. Para chegar a Fernando de Noronha você pode tanto pegar uma embarcação ou voo partindo de Recife (PE) ou Natal (RN). Aproveite e conheça todo o esplendor de Noronha!

9. Praia da Joaquina, Florianópolis (SC)

A Praia da Joaquina, apelidada de “Joaca”, em Floripa, já foi sede de várias competições nacionais e internacionais.

Por lá, as ondulações variam de tamanho e intensidade, convidando surfistas de todos os níveis. Elas podem chegar a 2 metros de altura, com quebras tanto para a esquerda como para a direita. Tudo fica mais interessante com o belo visual ao redor, composto por rochas, dunas e vegetação. 

Para chegar à Florianópolis, você pode pegar um voo direto e desembarcar no aeroporto local. A melhor forma de se deslocar na capital de SC é de carro, devido às grandes distâncias entre os principais pontos turísticos.

Assine a newsletter

Receba dicas de roteiros de viagem e tudo sobre o universo dos automóveis no seu e-mail.

Oba! Valeu por se inscrever. Logo mais você receberá nossas novidades no seu e-mail.
Ocorreu um erro. Tente novamente mais tarde.
As informações coletadas serão utilizadas para envio de comunicações por e-mail. Para mais informações sobre o tratamento de dados pessoais, acesse o nosso Portal de Privacidade.
Esse site é protegido por reCAPTCHA. As Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.

10. Praia do Amor, Pipa (RN)

Localizada no município de Tibau do Sul, no Rio Grande do Norte, Pipa é uma região cheia de praias encantadoras. O point dos surfistas é a Praia do Amor e sua vizinha Praia dos Afogados.

Vista aérea de praia brasileira com ondas no mar
As praias do Amor e dos Afogados são o olimpo dos surfistas que passam pelo distrito de Pipa. (Foto: Mala de Aventuras)

Ondulações que chegam a 2 metros de altura conquistam o coração dos apaixonados pelo esporte. O fundo pedregoso do mar leva à formação de tubos que atraem ainda mais aqueles que gostam de manobras ousadas.

Aliás, aproveite sua viagem à Pipa para conhecer as praias de Cacimbinhas e Lajinha.

Continua depois da Publicidade

As melhores praias para surfar no Brasil te esperam!

Curtiu essas dicas das melhores praias para surfar no Brasil? Aproveite o momento e se jogue nessas ondas espetaculares! Mas antes, que tal pegar a estrada?

Seja qual for o destino escolhido — ou quem sabe um roteiro completo passando por vários picos — sempre haverá uma agência Localiza para te receber. Alugue um carro com a gente e desbrave os melhores destinos de surf do nosso país!

Curtiu esse conteúdo? Avalie

Média: 5 / 5

As informações coletadas serão utilizadas para envio de comunicações por e-mail. Para mais informações sobre o tratamento de dados pessoais, acesse o nosso Portal de Privacidade.
Esse site é protegido por reCAPTCHA. As Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.
Seu comentário será verificado
e poderá ser publicado em breve.
{##}