Neste conteúdo, você vai ler:
Clique para ir direto ao assunto do seu interesse.
As paredes rochosas da Serra da Capivara contam histórias de uma época em que os primeiros habitantes da América percorriam as terras selvagens do continente. O movimento turístico na região é crescente, até porque, a riqueza histórica e as paisagens magníficas encontradas por lá atraem visitantes em busca de experiências únicas.
Já imaginou caminhar por trilhas antigas, cercado por um visual espetacular de cânions, cavernas e paredões, enquanto descobre resquícios pré-históricos através da arte? Pois bem, seu momento chegou!
Nossas amigas, Gaia e Nanda, do blog Mala de Aventuras, te convidam para um passeio pelo Parque Nacional da Serra da Capivara. Vai por mim, é um convite irrecusável.
Continua depois da Publicidade
Onde fica a Serra da Capivara?
O Parque Nacional da Serra da Capivara é uma unidade de conservação localizada no sudeste do Piauí. Sua área é de aproximadamente 130 mil hectares, distribuídos entre os municípios de São Raimundo Nonato, João Costa, Brejo do Piauí e Coronel José Dias.
Como chegar na Serra da Capivara?
A sede do parque fica em São Raimundo Nonato, município que oferece melhor infraestrutura para os turistas. A cidade possui um aeroporto, o qual recebe voos às quintas e aos domingos com uma única rota, entre Recife, Petrolina e São Raimundo Nonato.
Uma opção para chegar na Serra da Capivara por via aérea é o desembarque no aeroporto de Teresina (PI), a uma distância aproximada de 530 km do destino. É possível pegar um voo para São Raimundo Nonato ou seguir pela BR-316, depois pela BR-343 até a altura do município de Floriano, e por fim pela rodovia PI-140.
Você também pode desembarcar no aeroporto de Petrolina (PE), que fica a uns 400 km de distância do destino. Partindo dessa cidade, a melhor alternativa de rota é pela rodovia BR-407, que passa pelo município de Afrânio (PE).
Por esse caminho você chegará no Posto Fiscal de Pipocas, no Piauí, e então deve seguir estrada em direção a Queimada Nova (PI) até chegar em São João do Piauí. Por fim, continue pela BR-020 até São Raimundo Nonato.
Lembrando que as estradas são asfaltadas, mas nem sempre estão em boas condições. Sendo assim, escolha o carro ideal para fazer essa viagem com todo o conforto possível!
5 atrações imperdíveis no Parque Nacional da Serra da Capivara
O parque da Serra da Capivara foi criado em 1979 para preservação da sua biodiversidade e riqueza histórica. Além de ser uma das poucas unidades que guardam a caatinga brasileira, o local possui a maior concentração de sítios arqueológicos com pinturas rupestres do mundo.
Não por acaso, desde 1991 é considerado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, agora com pelo mesmo órgão. Em 1993, o Iphan também incluiu a região no Livro de Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico.
+ Visite também o Parque Nacional do Caparaó, na divisa entre Minas Gerais e Espírito Santo.
Fala se não dá vontade de conhecer o local que registra marcas das primeiras civilizações que ocuparam a América do Sul?! Vamos destrinchar 5 atrações que você não pode deixar de conferir no Parque Nacional da Serra da Capivara!
Continua depois da Publicidade
1. Desfiladeiro da Capivara
O Desfiladeiro da Capivara é um circuito com diversas trilhas que passam por importantes sítios arqueológicos. Os atrativos deste circuito incluem:
- Toca da Entrada do Pajaú;
- Toca do Barro, Toca do Inferno;
- Toca do Paraguaio;
- Toca da Entrada do Baixão da Vaca;
- Trilha dos Veadinhos Azuis;
- Trilha do Boqueirão do Paraguaio.
As pinturas rupestres estão por toda parte, sendo que na Toca da Entrada do Pajaú, por exemplo, elas datam de 12 mil anos atrás. Já na Toca do Paraguaio, além de gravuras que representam os costumes dos nossos antepassados, já foram encontradas duas sepulturas milenares.
Para quem procura um cenário atípico, a Toca do Inferno é a parada perfeita. O local é iluminado por um feixe de luz que passa entre o cânion estreito que abriga uma grande gruta.
+ Estamos falando de um estado repleto de preciosidades, viu? Espere só até conhecer os belíssimos cânions do Piauí!
2. Baixão da Pedra Furada
Vestígios da presença humana na pré-história das Américas podem ser encontrados neste que é um dos percursos mais frequentados na Serra da Capivara. O Baixão da Pedra Furada guarda segredos de mais de 50 mil anos atrás, dá pra acreditar?
Alguns dos sítios arqueológicos que fazem parte do circuito são o Vale do Baixão das Mulheres, o Sítio do Meio e a Toca da Fumaça. Isso sem contar o Boqueirão da Pedra Furada, onde estão gravadas inúmeras pinturas rupestres, além da própria Pedra Furada, a formação rochosa que é cartão-postal da Serra da Capivara
3. Trilha da Pedra Furada
Se você seguir pelo Baixão da Pedra Furada, encontrará uma escada com 350 degraus. Ela dá acesso ao alto da Pedra Furada, que oferece uma vista panorâmica da serra. O local é composto por um paredão rochoso e ainda leva a outros sítios.
Inclusive, neste ponto é possível acessar os lugares onde os povos pré-históricos produziam suas ferramentas de caça e tratamento de animais caçados. Esses locais são chamados de oficinas de lascamento de pedras.
+ Você sabia que o cartão-postal da Praia de Jericoacoara também é uma pedra furada?
Assine a newsletter
4. Baixão das Andorinhas
Um dos percursos mais apaixonantes do Parque Nacional da Serra da Capivara é o Baixão das Andorinhas. É um lugar mais do que especial, pois a paisagem dos cânions ganha vida com o voo rasante dos pássaros no pôr do sol.
O circuito também conta com o Baixão da Perna e seus 12 sítios arqueológicos. Há muito o que explorar na região!
5. Mirantes
Com tantas paisagens deslumbrantes, você não pode deixar de conhecer os mirantes do parque. O Alto da Pedra Furada é um deles, que já citamos aqui. Mas também há outros que merecem destaque, como o Mirante Panorâmico das Mangueiras.
Ele oferece uma vista para incríveis paredões de pedra e fica ainda mais espetacular nos meses chuvosos, quando a vegetação fica em um tom de verde mais vivo. E aí, ficou com vontade de contemplar o parque de outros ângulos? Então guarde estes nomes:
- Mirante da Serrinha;
- Mirante Olho D’água da Serra Branca;
- Mirante da Toca do Conflito;
- Mirante da Toca do Catitu;
- Mirante da BR-020.
Confira mais dicas e curiosidades sobre a Serra da Capivara
A Serra da Capivara é um museu a céu aberto! E por falar em museus, há alguns que você pode visitar por ali para tornar sua experiência ainda mais completa. Além disso, a tradição local e a fauna merecem a atenção dos visitantes.
Vamos conhecer um pouco mais a região? Cola com a gente!
Museu da Natureza
Se você sonha em viajar no tempo, este lugar precisa estar no seu roteiro! O Museu da Natureza foi inaugurado em 2018 e traz uma linha do tempo que mostra as transformações naturais, das épocas mais remotas até os dias atuais.
A evolução é retratada em salas temáticas, que abordam formação geológica, fósseis, mudanças climáticas, entre outros assuntos, incluindo um espaço dedicado à era glacial.
O museu interativo também tem óculos de realidade virtual e simulador de asa delta. Até os menos aventureiros podem ter a sensação de sobrevoar as maravilhas do Parque Nacional da Serra da Capivara, já pensou?
Museu do Homem Americano
O Museu do Homem Americano oferece uma imersão na história da ocupação humana nas Américas. O acervo da exposição é fruto de 40 anos de pesquisas efetuadas na região da Serra da Capivara e conta com objetos que remetem ao povoamento do continente.
São fragmentos de cerâmica, ossos, instrumentos de caça, painéis de pinturas rupestres, pedras e outras peças milenares expostas no museu. Por lá você também encontrará projeções holográficas que ilustram a narrativa da ocupação das terras americanas.
Cerâmica na Serra da Capivara
Visitar a Serra da Capivara é muito mais que admirar a natureza, é também conhecer as tradições locais. Como a região é rica em argila, matéria-prima da cerâmica, a produção de itens artesanais é forte por ali.
Nas dependências do parque existe uma fábrica de cerâmica que permite aos visitantes conhecer o processo de criação das peças. Os itens podem ser decorativos ou de utilidade para a casa, inclusive, muitos deles são vendidos em grandes lojas do mercado nacional.
As cerâmicas da região imprimem sua marca mais valiosa: as pinturas rupestres se fazem presentes na parte externa das peças!
A incrível fauna local
Dezenas de espécies são encontradas no parque hoje em dia. Alguns exemplos mais comuns são tamanduá-bandeira, cotia, porco-do-mato, jaguatirica, tatu, veado e onça-pintada. O mais interessante é que há evidências de que animais gigantes já habitaram a região há milhares de anos.
+ Conheça as belezas naturais de Ponta Grossa, no Paraná!
Estima-se que os bichos-preguiça poderiam chegar a oito metros de altura. Consegue imaginar isso? Acredita-se também que enormes mastodontes já viveram por ali, além dos tigres dente-de-sabre, já que nas escavações foi encontrada uma mandíbula dessa espécie. O item está exposto no museu.
Continua depois da Publicidade
Pegue essa estrada com a gente!
Que destino maravilhoso, não é mesmo?! O Parque Nacional da Serra da Capivara surpreende de todas as maneiras e não pode ficar de fora da lista daqueles que amam os cenários do sertão.
Você é um desses? Então encontrou o lugar ideal para a sua próxima viagem!
Bom, aventureiros devem ser precavidos, por isso, sugerimos que você reserve um carro com antecedência e retire em uma das nossas agências para cair na estrada rumo à Serra da Capivara. Está na dúvida de qual modelo escolher? Veja os 10 carros mais confortáveis da nossa frota.
Saiba que o aluguel de um carro facilitará bastante seu passeio, ainda mais se você aproveitar as ofertas exclusivas que nossos parceiros prepararam!
+ Quer aproveitar o Nordeste? Então, conheça os 5 destinos da rota das emoções!