Neste conteúdo, você vai ler:
Clique para ir direto ao assunto do seu interesse.
Nas colinas do interior de São Paulo, existe um lugar cativante, cercado por natureza e vinhedos por toda parte. Não é à toa que o Roteiro do Vinho São Roque tem fama nacional, atraindo turistas em busca de boas degustações e experiências genuinamente bucólicas.
As atividades de cultivar uva e trigo acontecem na cidade desde a sua fundação, em 1657, quando o capitão Pedro Vaz de Barros chegou para viver com sua família na região. Hoje em dia, o destino é reconhecido como um dos ícones do enoturismo no Brasil. São Roque é sinônimo de vinho de qualidade, mas também possui outros atrativos encantadores, assim, é possível passar uns dias no local.
De degustações guiadas a festivais sazonais e passeios que te conectam com a história da cidade, cada momento da sua viagem será valioso. Você está pronto para fazer descobertas inesquecíveis?
Vamos lá!
Continua depois da Publicidade
Onde fica São Roque e como chegar?
Um destino encantador e de fácil acesso, São Roque está localizada no interior do estado de São Paulo, a apenas 60 km de distância da capital — isso dá mais ou menos 1h de viagem.
Saindo da capital paulista, basta pegar as rodovias Raposo Tavares (SP-270) e Castelo Branco (SP-280) em direção a São Roque. Ah, e se você estiver partindo de outros estados, tem a opção de desembarcar no aeroporto de SP e seguir viagem pela estrada.
Quer uma dica? Alugar um carro vai facilitar bastante o seu deslocamento durante a viagem, mas, lembre-se: se beber, não dirija!
Tudo sobre o Roteiro do Vinho São Roque
Você sabia que existe uma modalidade turística específica para conhecer vinícolas? Enoturismo é o nome dado a esse tipo de atividade e, no Brasil, São Roque se destaca como uma das principais cidades que concentram importantes produtores da bebida.
A Rota do Vinho São Roque é o lar de diversas vinícolas premiadas que produzem uma ampla variedade de vinhos, desde tintos encorpados até espumantes refrescantes. Cada vinhedo tem sua própria história para contar e métodos de produção únicos para compartilhar. Por isso, vale a pena apostar em variedade na sua programação de viagem.
Veja alguns dos locais que merecem uma parada!
Vinícola Góes
Se você deseja degustar bons vinhos em uma das maiores produtoras do país, chegou o seu momento! A Vinícola Góes vem perpetuando a tradição de uma família portuguesa que se instalou na região e foi uma das primeiras a cultivar uvas em São Roque.
O passeio pode incluir visitas guiadas para ficar por dentro de toda a história do local e degustação harmonizada para experimentar sabores que combinam entre si. Além disso, a vinícola possui amplo espaço aberto com lagos e jardins, bem como restaurantes e uma loja de vinho dentro de um casarão colonial. Os visitantes podem até fazer piquenique pelos vinhedos.
Vila Don Patto
A Vila Don Patto é um complexo gastronômico rodeado por natureza e perfeito para ir com a família. O local possui empório para os adultos e parquinho para as crianças, além de restaurantes e até sorveterias.
Na adega, você encontra vinhos de alta qualidade, nacionais e importados, inclusive o rótulo próprio “Don Patto”. Uma boa sugestão de compra é o Don Patto Terroir, que está entre os melhores Terroirs chilenos consumidos na região.
Vinícola XV de Novembro
Quem viaja pelo Roteiro do Vinho não pode deixar de visitar a Vinícola XV de Novembro, afinal, é uma das mais tradicionais da cidade e também uma das mais belas. O espaço conta com vinhedo, loja de queijos, biscoitos e doces, e ainda tem um trailer com uma iguaria local: o pastel de alcachofra.
Tudo isso é complementado pela loja de vinhos, na qual os vinhos finos da marca são procurados por visitantes com um gosto requintado.
Quinta do Olivardo
A Quinta do Olivardo é o destino certo para quando bater aquela fome, especialmente se você busca por sabores da gastronomia portuguesa. O local oferece muito aconchego para turistas que pretendem passar algumas horas por lá.
Além de degustar deliciosos vinhos e conhecer o complexo com uma visita guiada, também tem diversão para as crianças, que podem praticar arvorismo e tirolesa, entre outras atividades.
Outras vinícolas da Rota do Vinho:
- Vinícola Canguera;
- Vinícola Palmeiras;
- Vinhos Bella Aurora;
- Terra do Vinho.
Assine a newsletter
Quando ir para o Roteiro do Vinho São Roque?
A terra do vinho é apaixonante, não acha? Melhor ainda quando você descobre que o destino pode te oferecer bons momentos em qualquer época do ano. Isso mesmo! Então, você precisa planejar sua viagem de acordo com o que deseja experienciar.
Entre janeiro e fevereiro, no auge do verão, acontece a colheita de uvas, conhecida como vindima. É uma época propícia para conhecer os vinhedos e participar das festas típicas, como a Pisa de Uva.
Caso você tenha interesse em curtir uma festa regional, em outubro se celebra a Expo São Roque. O evento, apelidado de “festa do vinho e da alcachofra”, é regado a gastronomia e shows.
Durante o inverno, vale a pena ir à cidade para aproveitar o clima frio e se deliciar com bons vinhos tintos. Lembrando que o destino recebe mais visitantes aos sábados, domingos e feriados, ou seja, a cidade inteira fica mais cheia.
+ E fora do Brasil? Conheça os vinhedos do Uruguai e da Colômbia!
Como acessar a Rota do Vinho São Roque?
Agora que você já conhece os principais atrativos da terra do vinho, ainda falta saber como ir aos locais que mencionamos. O Roteiro do Vinho em São Roque é dividido em três vias:
- Estrada do Vinho;
- Estrada dos Venâncios;
- Rodovia Quintino de Lima.
Ao todo, o roteiro é composto por mais de 30 atrações, sendo que as principais delas ficam na Estrada do Vinho, que possui 10 km de extensão. É possível acessá-las a partir de um ponto que fica a aproximadamente 3 km do centro da cidade.
Continua depois da Publicidade
Conheça outras 5 atrações de São Roque
São Roque, além de ser um destino encantador para os amantes de vinho, oferece uma variedade de atrações que cativam os visitantes de todas as idades. Vai por mim! Entre as lindas paisagens em meio à natureza e as atividades culturais que ocorrem ao longo do ano, há muito o que explorar nessa charmosa cidade do interior de São Paulo.
Fique ligado!
1. Ski Mountain Park
Este é o local ideal para aventura e contemplação. O Ski Mountain é um parque temático que oferece diversão durante o ano todo. No inverno, é possível praticar esqui e snowboard em pistas artificiais. Desse jeito, dá até para sentir um gostinho do que é estar no Chile, hein?!
No verão, o parque oferece atividades ao ar livre, como tobogãs enormes, pista de patinação, passeio de teleférico, arvorismo, entre outros. O espaço é emoldurado pela Mata Atlântica e oferece opções gastronômicas.
2. Morro do Cruzeiro
A cidade vista do alto fica ainda mais encantadora, concorda? O Morro do Cruzeiro é um mirante que dá um visual panorâmico de São Roque, onde há uma cruz e uma estátua do padroeiro da cidade.
Por isso, o local é frequentado tanto por turistas como por fiéis, seja em datas religiosas ou fora delas. O Morro do Cruzeiro pode ser acessado gratuitamente a pé ou de carro.
3. Morro do Saboó
Em São Roque também tem lugar para o ecoturismo! O Morro do Saboó é o pico mais alto da cidade, com 1.000 metros de altitude. É um ponto turístico imperdível para quem ama natureza e gosta de fazer trilhas.
Você tem a opção de parar no mirante ou seguir por mais 5 km até chegar no começo da trilha que te leva ao topo. De lá, é possível avistar São Roque e outras cidades ao redor, como Itu, Mairinque e Sorocaba.
4. Estação Ferroviária
Bem perto do centro de São Roque, fica a Estação Ferroviária da cidade, onde é possível tirar fotos ao lado da Maria Fumaça. O local é um marco histórico, pois serviu como um importante ponto de transporte para passageiros e mercadorias desde que foi construído, em 1874.
Apesar de não haver mais viagens turísticas na locomotiva, vale a pena visitar a estação, até porque é uma parte significativa do patrimônio cultural da cidade. Além do mais, ela fica próxima ao Morro do Cruzeiro, então dá para emendar os dois passeios.
5. Centro de São Roque
Todo município do interior tem um centrinho charmoso, e São Roque não fica de fora dessa. Por lá, você pode visitar a Igreja Matriz e admirar sua beleza artística, com pinturas que representam o padroeiro da cidade. Na Praça da Matriz, onde fica a igreja, você encontra comércios de todos os tipos.
Visite também o Largo dos Mendes e a Praça da República no centro de São Roque.
Continua depois da Publicidade
Nas estradas da Rota do Vinho de São Roque
Viu como tem muito o que fazer em São Roque além do Roteiro do Vinho? Sua viagem pode ser mais completa se você passar alguns dias na cidade para conhecer diversas vinícolas e outros atrativos.
Tudo isso fica mais fácil e confortável se você tiver um carro para se locomover, então, alugue com a gente e melhore suas experiências no destino. E lembre-se de dirigir com segurança, ok? Se beber, não pegue no volante!
Até a próxima!