Neste conteúdo, você vai ler:
Clique para ir direto ao assunto do seu interesse.
Oui, mon ami! Vamos percorrer terras europeias e revelar todo o charme francês em um roteiro de carro na França. Prepare-se para conhecer cantinhos especiais no país, além de visitar os pontos turísticos mais clássicos.
Já imaginou você e a Localiza na gringa? Além de guiar sua viagem pelas cidades francesas com as melhores dicas, vamos te contar como alugar um carro para pegar estrada por lá.
Vem com a gente!
O que preciso saber antes de viajar para a França?
Se você está acompanhando nossa série de destinos gringos, já sabe que precisa se organizar para não ter nenhum problema quando estiver em outro país. Afinal, cada lugar tem suas regras, e você precisa conhecê-las antes de colocar os pés lá, certo?
Olha só, o seguro viagem é obrigatório para turistar na França, com cobertura mínima de 30 mil euros para despesas médicas. E os documentos necessários para entrar no país são:
- Passaporte válido por pelo menos 6 meses após sua saída da Europa;
- Passagens de ida e volta;
- Algo que comprove seus meios financeiros de permanência no país pelo período determinado;
- Comprovante de hospedagem.
Não é preciso ter visto para ir à França, a menos que você pretenda ficar por mais de 90 dias no país. Ah, não se esqueça de levar dinheiro em espécie para quaisquer eventualidades, podendo ser euros ou dólares.
O que preciso saber antes de alugar carro na França?
Você pode dirigir na França utilizando somente sua habilitação nacional, sabia? A CNH junto ao passaporte são suficientes para pegar no volante por lá. Assim, não é preciso emitir a Permissão Internacional para Dirigir (PID), mas, se mesmo assim quiser obter este documento, procure o DETRAN da sua cidade.
A dica de ouro é: faça a reserva do carro com antecedência e evite perder tempo e dinheiro na sua viagem. Em breve vamos explicar como alugar um carro na França, ok? Agora queremos que você entenda como são as estradas francesas.
Bom, existem rodovias de dois tipos: as autoroutes (A) e as departamentais (D). Somente nas estradas de letra A há cobrança de pedágios. Isso quer dizer que podem existir rotas alternativas, então é interessante que você utilize GPS disponibilizado pela locadora de veículos ou no seu smartphone com uma boa rede francesa.
No mais, aproveite a ótima qualidade das estradas e as belas paisagens pelo caminho!
Continua depois da Publicidade
Comece a viagem por Paris
Definir um ponto de partida ao traçar um roteiro de carro na França não é tão difícil. Na verdade, a melhor opção é começar por Paris, uma das cidades que mais recebe turistas no mundo.
Isso porque seu desembarque provavelmente será no aeroporto de Paris e, partindo deste ponto, é possível fazer uma rota fantástica por vários municípios vizinhos.
Se for a sua primeira vez na França, é óbvio que você não vai perder a oportunidade de conhecer a capital. Mas, mesmo se não for, temos certeza que sua passagem pela Cidade Luz renderá bons frutos, seja para revisitar pontos turísticos ou conhecer novas opções nessa cidade cheia de atrativos.
Separe 2 ou 3 dias da sua viagem para curtir o visual parisiense. Veja quais são os pontos turísticos que mais se destacam!
Saiba o que fazer em Paris
Guarde estas dicas de locais que você não pode deixar de visitar quando estiver na Cidade Luz:
- Torre Eiffel: o ponto mais simbólico de Paris, para ficar eternizado na sua memória e na galeria do seu celular;
- Arco do Triunfo: uma estrutura imponente e cheia de história, idealizada por Napoleão Bonaparte;
- Praça da Concórdia: mais um atrativo histórico, palco da Revolução Francesa;
- Champs-Élysées: essa avenida é um cartão postal da cidade e liga o Arco do Triunfo à Praça da Concórdia;
- Museu do Louvre: o maior museu de arte do mundo, um monumento que não pode ficar de fora de sua lista;
- Rio Sena: um passeio de barco ou a pé às margens do rio fará você se sentir em uma cena de filme romântico;
- Catedral de Notre-Dame: para apreciar a arquitetura gótica do século 13 e esculturas que ficaram famosas no cinema.
Ainda tem muita estrada pela frente, então, chegou a hora de seguir viagem com muitas paradas incríveis.
7 cidades para visitar na França
Que tal sair do óbvio e fazer um tour diferenciado pela França? Vai por mim, o país tem cenários para todos os gostos, sempre com aquele toque de requinte típico da Europa. Aí vai uma lista para você não ter mais dúvidas sobre quais cidades francesas valem a pena conhecer!
Nice
O mar e as montanhas são a moldura de Nice, que fica no Sul da França. O destino é conhecido por sua riqueza gastronômica, especialmente na região de Promenade des Anglais, o famoso calçadão da cidade na orla da praia.
Aliás, em fevereiro o calçadão é ocupado pelas atrações do agitado Carnaval de Nice. A Vila Velha (Vieille Ville) é uma alternativa para quem curte um ambiente histórico. Também sugerimos que você visite o Museu Nacional Marc Chagall e a Colline du Château.
+ Dica extra: outro destino litorâneo é a cidade de Marselha, que faz parte da Riviera Francesa, também conhecida como Côte d’Azur ou Costa Azul.
Saint-Tropez
Ah… as praias de águas cristalinas de Saint-Tropez! O charme desta cidade fica ainda maior quando lembramos que era frequentada por ninguém menos que Brigitte Bardot, estrela do cinema francês.
Também na região da Riviera Francesa, banhada pelo Mar Mediterrâneo, Saint-Tropez possui um gracioso centro histórico com casinhas em tom ocre e noite super badalada nas casas noturnas à beira-mar.
No Porto Velho (Vieux-Port), você vai encontrar muito glamour, restaurantes, cafés e lojas de artesanato. Visite também o Musée de L'Annonciade, que concentra muitas obras de arte moderna.
Cannes
Gosta de cinema e cultura? Então seu roteiro de carro na França precisa ter uma parada em Cannes. A luxuosa cidade francesa, além de ser a casa do famoso festival de cinema, é uma boa pedida para quem quer fazer umas comprinhas na rue d’Antibes.
Lá também existe uma calçada da fama em frente ao Palais des Festivals, e o tapete vermelho estendido na escadaria do palácio aumenta ainda mais a elegância do local. Por também estar situado na Costa Azul, Cannes possui belas praias e ilhas, como as Îles de Lérins.
+ Veja também a exuberância de outras praias europeias no Algarve, Portugal!
Lyon
Mudando um pouco os ares, vamos à capital gastronômica da França. Lyon é uma das maiores e mais bonitas cidades do país, onde os visitantes se encantam com a arquitetura que remete a períodos muito, mas muito distantes, como o Império Romano.
O principal ponto turístico é a Velha Lyon (Vieux Lyon), bairro antigo que abriga o Rio Saône e suas construções medievais. O local é ideal para saborear um delicioso crepe francês.
Se quiser um passeio ao ar livre, visite o parque urbano de Tête d’Or para avistar animais, fazer piquenique, caminhar ou pedalar. A cidade também conta com sítios arqueológicos, que te levam a uma viagem ao passado. Um deles é o Amphithéâtre des Trois Gaules.
Blois
Sim, você pode incluir um destino cheio de castelos no seu roteiro de carro na França. Cada edificação que você vai ver em Blois, no Vale do Loire, conta uma história. O principal deles é o Castelo Real (Château Royal), o queridinho da realeza no período renascentista.
A cidade é bem tranquila com seu clima interiorano e possui bons restaurantes.
Continua depois da Publicidade
Aix-en-Provence
Elegante que só ela, a região da Provença possui lugares encantadores, como a cidadezinha de Aix-en-Provence. Ao mesmo tempo que é uma cidade universitária, o estilo barroco e suas ruas estreitas são dignos de uma pintura.
Faça uma visita ao Hôtel du Caumont, que na verdade é um centro de arte. Apoie os pequenos produtores indo a uma feira local. Conheça a vinícola Chatêau La Coste. Experimente o Calisson, típico doce da região. E, se você for entre junho e julho, não deixe de apreciar os belos campos de lavanda.
Há muito o que explorar em Aix!
Reims
Reims é a principal cidade da região de Champagne-Ardenne. O município é um grande centro universitário, então se prepare para brindar ao lado de jovens e curtir um local animado dia e noite.
Sem dúvida, o principal atrativo de Reims é conhecer os vinhedos de Champagne, observar a fabricação e, lógico, degustar. Reserve pelo menos 2 dias de estadia antes de partir para o próximo destino, pois bebida e direção não combinam!
Também porque há muitas outras atrações na cidade, que é um verdadeiro reduto histórico. Visite a Catedral de Reims, o Palácio de Tau, o Museu Histórico de St. Remi e a Basílica de Saint-Remi. Os 4 pontos turísticos são tombados como Patrimônios Mundiais pela UNESCO.
Montando um roteiro de carro na França
Viajar para a França é uma experiência riquíssima, ainda mais se você se desafiar a pegar estrada e conhecer cidades do interior. O que você deve fazer é elaborar uma rota que contemple os destinos que mais lhe chamam a atenção.
Para te ajudar, criamos um roteiro de carro na França com as cidades que mencionamos acima, mas você pode adaptar conforme achar mais interessante. Nosso roteiro pode levar de 10 a 15 dias, e a ordem de paradas é a seguinte:
- Paris (2 a 3 dias)
- Blois (1 dia)
- Lyon (2 dias)
- Aix-en-Provence (1 dia)
- Marselha (2 dias)
- Saint-Tropez (2 dias)
- Cannes (1 dia)
- Nice (2 dias)
Imaginamos que você não quer perder a rota do Champagne durante suas férias na França, certo? Nesse caso, você pode fazer uma viagem de 1h30 de Paris a Reims, retornar a Paris no dia seguinte e partir para os próximos destinos.
E sabe como fazer tudo isso? Com um carro alugado na Localiza!
+ Gosta de criar roteiros de viagem? Conheça as melhores rotas para fazer de carro nos EUA!
Continua depois da Publicidade
Localiza na Gringa: aluguel de carro na França
Viajar pela França de carro é melhor quando se pode contar com a qualidade e segurança que você só encontra aqui, na Localiza. Nosso conselho é que você reserve seu carro com antecedência e chegue preparado ao país. Para isso, confira o passo a passo no vídeo a seguir:
- Acesse o nosso site e digite “França” no campo “Digite o local de retirada”. Vai aparecer uma mensagem direcionando para o site parceiro, basta clicar no link;
- O próximo passo é digitar a cidade onde será feita a retirada do carro e as datas. Neste momento, é importante que você já tenha definido seu roteiro de carro na França e seu tempo de estadia por lá;
- Em seguida, as opções de carros aparecerão na sua tela, e o processo segue o mesmo dos aluguéis nacionais.
Bon voyage! Caso tenha alguma dúvida, entre em contato com a nossa Central de Reservas Internacionais através do 0800 701 1462.
E já que você vai passar muitos dias na estrada, saiba como acomodar sua bagagem no porta-malas. Continue acompanhando as nossas dicas Na Gringa!