Neste conteúdo, você vai ler:
Clique para ir direto ao assunto do seu interesse.
Não é segredo para ninguém que o estado de Santa Catarina guarda algumas das paisagens naturais mais bonitas de todo o Brasil. Do sul ao norte, do leste ao oeste, passando por sua capital Florianópolis, você pode escolher o que mais te agrada: as praias de Santa Catarina ou as Serra Catarinense?
Carol Zanatta, influencer, viajou pelo Sul e garantiu que não importa de que time você seja, existem destinos perfeitos para você! Quer ver só? Então vem com a gente!
Dicas para aproveitar e muito a Serra Catarinense
Você é #TeamSerra? Então te afirmamos que Santa Catarina é um dos melhores destinos para aproveitar o clima de montanhas, a exemplo também do estado fluminense, em que a Região Serrana do Rio de Janeiro faz muito sucesso. Locais de grande altitude e com aquele clima de contato com a natureza, cidades da Serra Catarinense podem atrair os românticos ou convidar os aventureiros para a diversão em turma.
Para programar um passeio pela região, confira só as dicas que Carol trouxe das cidades que visitou. Vai por mim: a Serra de Santa Catarina é apaixonante!
Continua depois da Publicidade
Voe de balão pela Capadócia brasileira: Praia Grande, SC
O início da aventura pela Serra Catarinense é poético! Praia Grande, conhecida como a “cidade dos cânions”, é bastante conhecida por suas atividades de ecoturismo. Na cidade que fica na extremidade sul do estado, distante cerca de 285 km da capital, na divisa com o Rio Grande do Sul, trilhas, cachoeiras, visitas aos cânions e o famoso voo de balão estão entre suas principais atrações.
Já pensou naquele céu de começo de dia, todo pintado em seus tons apaixonantes e, de brinde, sentir-se parte dele? A poesia do momento mora bem ali, enquanto seus dedos podem brincar de tentar tocar as nuvens.
Embarque em um passeio para ver os cânions como você jamais imaginou ver! São cerca de quarenta minutos a uma hora voando pelos céus da Serra de Santa Catarina, vivendo uma experiência tão bonita quanto a da Capadócia, na Turquia.
Na própria cidade ou pela internet é possível agendar os voos e escolher pacotes que mais tem a ver com o que você procura! Voo romântico? Voo com amigos? Tem para todo mundo!
Depois da aventura, um brinde aguarda os passageiros da festa que colore os ares de Praia Grande em solo. Tim-tim!
Urubici, SC: hospede-se em uma casa no topo da montanha e conheça a Cascata Véu da Noiva
Você já ouviu falar em hospedagens não convencionais? As modalidades são várias: glamping, cabanas, casulos e outros.
Você ainda não sabe o que é Glamping? Convidamos a influenciadora e apresentadora Mel Fronckowiak para percorrer o Brasil em busca desse tipo de acomodação que tem feito muito sucesso por todo o mundo.
Fronck trouxe dicas imperdíveis em sua rota que passa por estados como a Bahia, Rio Grande do Sul, Goiás e Amazonas. Vai por mim: os melhores glampings no Brasil são tudo o que você precisa conhecer!
Em Urubici, nas Serras de Santa Catarina, longe de Floripa, cerca de 175 km, você vai se apaixonar por esse novo conceito de hospedagem, seja a modalidade que escolher! Aproveite todo o glamour e conforto dos chalés no topo das montanhas, a vista panorâmica de serras e cânions e conecte-se com a natureza em seu estado mais puro!
Ainda na cidade, renove as energias em um banho de cachoeira na Cascata Véu da Noiva. Entre as mais de oitenta quedas dessa região, é a que mais se destaca, com seus sessenta e dois metros de altura. Não recebeu esse nome ao acaso: a espuma branca que se forma quando a vazão da água é intensa, assemelha-se ao véu de uma noiva. Não é demais?
Durante a caminhada entre o estacionamento e a queda, que fica em uma propriedade privada, você é recebido com a música que os passarinhos cantam especialmente para você. Sabiás, tico-ticos, capitães-do-mato, pica-paus… é uma grande orquestra da fauna das Serras de Santa Catarina, combinada com toda a beleza de sua flora.
Aproveite o passeio e pratique arvorismo em uma trilha suspensa a dez metros de altura e duzentos e sessenta metros de extensão.
Quando bater aquela fome durante sua estadia em Urubici, que tal aprender essa delícia que o chef Leonardo Abreu preparou em grande estilo? Veja só:
+ Prato de Urubici, SC: conheça a receita de costelinha suína no fogo de chão
Depois de curtir bastante esse tesouro do estado de Santa Catarina, parta para a nossa próxima dica!
Apaixone-se pelo visual do Mirante do Morro da Igreja e a Pedra Furada
Quem já foi, comenta: não há como ir à Urubici sem visitar o Mirante do Morro da Igreja e ver a Pedra Furada. O atrativo fica dentro dos limites do Parque Nacional de São Joaquim, uma Unidade de Conservação Federal inserida no bioma Mata Atlântica, por isso, para chegar até lá, é necessário agendar previamente.
Feito isso, não esqueça de levar com você seu celular ou sua máquina fotográfica, o momento vai te render imagens dignas de cartões-postais!
O Morro da Pedra guarda uma curiosidade: é o ponto habitado mais alto do sul do Brasil. São cerca de 1822 metros acima do nível do mar. O nome foi dado ao morro por sua semelhança a uma igreja jesuíta. Do mirante, onde é possível ver todo o vale, você vai se apaixonar pelo visual e enxergar a famosa Pedra Furada, uma formação rochosa com um “furo” natural de cerca de trinta metros de diâmetro.
Uma verdadeira obra da natureza em meio às paisagens da Serra de Santa Catarina.
Continua depois da Publicidade
Viaje pela Serra do Rio do Rastro e Serra do Corvo Branco
Do alto do Morro da Igreja é possível ver muito além dos incríveis vales verdes da Mata Atlântica. Considerada uma das estradas mais bonitas de todo o Brasil, a Serra do Rio do Rastro também é uma das mais impressionantes do mundo, isso porque o visual, admirado pelo alto ou do pé da serra, é simplesmente de arrepiar.
Localizada entre os municípios de Lauro Müller (na parte baixa da serra) e Bom Jardim da Serra (na parte alta), a estrada que está na rodovia SC-390 tem cerca de 1460 metros de altura. Sua subida é caracterizada por 248 grandes curvas fechadas, íngremes, que fazem o desenho perfeito do asfalto em meio ao verde intenso da mata.
Durante seu percurso é possível fazer paradas seguras para contemplar a beleza da estrada e o vale que a abraça. Aproveite também para tirar aquela fotografia que vai ter recorde de likes nas suas redes sociais. Vai por mim: o cenário é de arrepiar!
Outra estrada famosa e tão bonita como a do Rio do Rastro é a Serra do Corvo Branco, a primeira estrada do estado a ligar litoral e serra. Fica na rodovia SC-370 e liga os municípios de Urubici e Grão-Pará, e tem o maior corte em rocha do Brasil, com 90 metros de profundidade.
Corvo Branco merece sua atenção quando estiver visitando a Serra Catarinense. Seus mirantes proporcionam paisagens que jamais sairão da memória!
Dica Vai de Localiza: todo cuidado é pouco em estradas estreitas e sinuosas como Rio Rastro e Corvo Branco, por isso, redobre a atenção na direção e fique de olho nas sinalizações durante os percursos.
Dica Vai de Localiza 2: se tocar o céu em Praia Grande não foi o suficiente, eis que em Corvo Branco você tocará outra vez. A plataforma de vidro suspensa do Parque Altos do Corvo Branco é a nova grande sensação de Urubici, e traz a sensação de que é possível pisar nas nuvens!
A atração é paga, mas vale cada centavo do investimento. Você está preparado para as fotos mais incríveis da sua viagem? Então click!
Assine a newsletter
A beleza e as delícias das Praias de Santa Catarina
Se você é #TeamPraia, do estilo “pé na areia, a caipirinha, água de côco, a cervejinha”, chegou a sua vez! Carol percorreu algumas das melhores praias de Santa Catarina e trouxe dicas quentíssimas para você aproveitar do seu jeitinho seus merecidos dias de sol!
Praia da Ferrugem
Uma das praias mais bonitas do Litoral Sul de Santa Catarina, Ferrugem, que fica no município de Garopaba, é um paraíso de águas cristalinas em tons de verde e azul.
Amada por surfistas, que adoram o canto Norte, onde as ondas são perfeitas e o pós-mar é no bar à beira-mar, a Praia da Ferrugem também atrai todos os turistas para o seu canto Sul, onde as piscinas naturais estão, e são um convite e tanto para aquele banho de mar que refresca o corpo e revigora a alma!
Dica Vai de Localiza: para o seu dia incrível de praia em Santa Catarina, não esqueça de levar tudo o que vai precisar para seu conforto e diversão. Na Ferrugem, assim como na maioria das praias catarinenses, é necessário levar suas cadeiras, sombra de praia, bebidas e alimentação.
Aproveite também o movimento do charmoso bairro que é Ferrugem. A Rua Geral da Praia da Ferrugem é uma boa oportunidade para aproveitar ótimos bares, restaurantes, escolher a pousada para hospedar-se e conhecer as lojinhas da região. Durante o dia ou pela noite, não deixe de passar por lá.
Curta a vibe da Praia do Rosa, a Trilha da Praia Vermelha e a Praia do Ouvidor
Pense em uma praia glamourosa? Pensou na Praia do Rosa, SC! Já foi escolhida como uma das 10 praias mais lindas do mundo, em 2015, pelo jornal The Guardian. Fica em Imbituba, vizinha de Garopaba e, além de poder aproveitar a praia, é um destino perfeito para quem ama trilhas, esportes aquáticos e desfrutar o melhor da culinária brasileira.
Quem é apaixonado por Rosa costuma dizer que ela é o “paraíso entre a serra e o mar”. Pequena, com um estilo rústico todo dela, é a junção perfeita entre o mar azul cristalino, ondas incríveis e o verde da mata, que dá seu toque especial no visual. É dividida em duas regiões: a Rosa Norte e a Rosa Sul. E não importa em qual delas você escolher ficar, vai ter muito o que fazer nessa delícia de praia em Santa Catarina.
É uma das praias que fazem parte do circuito da Rota das Baleias-Franca, junto com as cidades vizinhas de Laguna e Garopaba, onde está a Praia da Ferrugem. Um dos grandes atrativos dessa região, o avistamentos dos mamíferos aquáticos atrai milhares de turistas entre os meses de julho a novembro, que dividem-se entre as três cidades.
Depois da praia, é hora de curtir um pôr-do-sol na lindíssima Lagoa de Ibiraquera, programa mais que obrigatório em sua visita por Imbituba. Para os que adoram o mar, mas também estão em busca de aventura, a Trilha da Praia Vermelha, que liga a Rosa Norte à praia de mesmo nome da trilha, é uma ótima opção de atividade.
Está com a disposição em dia? Se sim, não deixe esse atrativo de fora do seu passeio. A trilha, durante a ida, é praticamente de descida, o que fará a volta ser quase toda de subidas, mas, vai por mim: vale muito a pena!
Pelo caminho é possível se banhar nas piscinas naturais e contemplar o costão rochoso da região. E, ao chegar em Vermelha, aproveite toda a beleza da praia!
Se quiser ir um pouco além, aproveite a Praia do Ouvidor, que fica entre a do Rosa e a Ferrugem. Com cerca de 750 metros de extensão, é conhecida por seu visual exuberante e suas ondas e mar agitados. Para os fãs de trilha, aqui temos mais uma: de caminhada moderada, a Trilha da Caranha liga Ouvidor à Ferrugem em um percurso de 1,8 km, e é perfeita para quem está em busca de atividades ao ar livre e um dia de praia.
Feche a visita às Praias de Santa Catarina em Guarda do Embaú
Tão pertinho de Floripa que mal dá para acreditar. A Guarda do Embaú fica na cidade de Palhoça, e para você que está em busca de ótimas praias em Santa Catarina, acabou de encontrar mais uma!
Para chegar até a praia, é necessário atravessar o Rio da Madre, em barquinhos que levam e trazem os turistas por um valor bem acessível por trecho. Mas, acredite: tem gente que adora se aventurar e colocar a boa prática do nado para cruzar de um lugar ao outro. Nessa travessia, quem você seria?
Guarda do Embaú conta com ótima estrutura para seu dia de diversão no litoral e fica lotada de hermanos. Sim, os argentinos amam essa praia em Santa Catarina!
Aproveite ainda para dar aquela caminhada pela Trilha da Pedra do Urubu, que te proporciona após meia hora de subida leve o visual estonteante de toda Guarda do Embaú. O encontro das águas do mar com o Rio da Madre é um dos pontos-chave desse cartão-postal.
Mas, se o que você procura é uma praia para chamar de sua, a Prainha é o seu lugar. O acesso é somente por trilha e leva cerca de uma hora de caminhada, que começa pelo canto esquerdo da Guarda do Embaú.
Continua depois da Publicidade
Como chegar nas praias e serras de Santa Catarina
De Floripa para Praia Grande: Siga cerca de 285 km pela BR-101 para chegar em Praia Grande.
De Floripa para Urubici: Siga cerca de 173 km pela BR-282 para chegar em Urubici.
De Floripa para Garopaba: Siga cerca de 77 km pela BR-101 para chegar em Garopaba.
De Floripa para Imbituba: Siga cerca de 96 km pela BR-101 para chegar em Imbituba.
De Floripa para Palhoça: Siga cerca de 23 km pelas BR-101 e BR-282 para chegar em Palhoça.
Há muito o que fazer em Santa Catarina
Quer diversão para toda a família? O Beto Carrero World, na cidade de Penha, Santa Catarina, é tudo o que você procura!
Em busca de ondas iradas? A braba tem nome e é Praia da Brava, Itajaí, SC
Já decidiu por onde começar o seu tour pelas praias de Santa Catarina e a Serra Catarinense? Aproveite muito o que cada um desses destinos têm de melhor!
Boa viagem e nos vemos pelo caminho!