Neste conteúdo, você vai ler:
Clique para ir direto ao assunto do seu interesse.
Não é segredo pra ninguém que somos apaixonados pelo litoral brasileiro. E tem como não se encantar com tantas praias paradisíacas? Tudo fica ainda mais maravilhoso quando a natureza se movimenta e nos proporciona momentos inesquecíveis, como mergulhar em piscinas naturais.
Olha… é cada lugar lindo, onde a vida marinha salta aos nossos olhos, que fica até difícil escolher um só destino. É justamente por isso que selecionamos as 5 piscinas naturais mais bonitas do Brasil. E quem deu o play neste guia foram os nossos parceiros do @viagenscine.
Se liga nas dicas que Fábio Pastorello e Cleber Alcantara reuniram e, a seguir, confira mais detalhes sobre estes e outros locais!
Continua depois da Publicidade
Ei, você sabe o que são piscinas naturais?
Uma piscina natural formada pelas águas do mar é um dos presentes mais preciosos da natureza! Elas ocorrem em algumas praias, quando as marés baixam e as águas ficam represadas em recifes.
Além de um ótimo espaço para relaxar, nós podemos nadar com os peixinhos e apreciar as belezas abaixo da superfície do mar com mais segurança.
Gostou de saber disso? Então, não se esqueça dos seus óculos de mergulho e viva toda a beleza e exuberância da vida marinha, como fez a influenciadora Cris Marques, do canal @raizesdomundo. Assista:
1. Taipu de Fora (BA)
A Bahia nunca deixa a desejar quando o assunto são as mais belas praias do Brasil. E, por incrível que pareça, ainda há lugares pouco conhecidos pelos turistas, como a Península de Maraú, que guarda o cenário divino da Praia de Taipu de Fora.
A praia se estende por aproximadamente 7 km e, durante a maré baixa, são reveladas as incríveis piscinas naturais, seus peixinhos e recifes de corais. Mas, vai por mim, é importante programar a sua visita ao local para poder aproveitar o passeio. Quer saber como? Aí vão algumas dicas:
- Visite Taipu de Fora nas épocas de lua cheia ou lua nova, datas perfeitas para encontrar as piscinas naturais;
- Outra opção é ir à praia no horário em que a maré está mais baixa. Para isso, consulte a tábua de marés;
- Lembre-se que o tempo é curto, porque a maré sobe rapidamente;
- As águas ficam ainda mais cristalinas entre fevereiro e março.
Onde fica e como chegar em Taipu de Fora (BA)?
A Praia de Taipu de Fora fica na Península de Maraú, Bahia. O destino está localizado na região conhecida como Costa do Dendê, no litoral sul baiano, entre os municípios de Itacaré e Boipeba. Você pode chegar lá saindo de Salvador ou de Ilhéus.
Partindo de Salvador, você percorrerá cerca de 180 km até Maraú. Se o seu ponto de partida for Ilhéus, o percurso é de aproximadamente 100 km, sendo que os 40 km finais são em estrada de terra, então é recomendado deslocar-se com um 4x4.
+ Tá a fim de uma experiência radical? Veja quais são os melhores carros aventureiros para encarar estradas desafiadoras!
Vai por mim, Taipu de Fora vai muito além de piscinas naturais!
Além das piscinas naturais da Praia de Taipu de Fora, veja quais outros atrativos você pode explorar pelas redondezas:
- Mergulho com snorkel nas piscinas;
- Passeio de escuna na Baía de Camamu;
- Vila e a Praia de Barra Grande;
- Pôr do sol na Praia da Ponta de Mutá.
Continua depois da Publicidade
2. São José da Coroa Grande (PE)
Bem-vindo à Terra das Piscinas Naturais! Assim é apelidada carinhosamente a pacata cidade de São José da Coroa Grande, no Pernambuco. O diferencial deste destino é que a maré baixa permite que você caminhe pelos bancos de areia, desfrutando dos seus 3 km de piscinas naturais.
São três grupos de piscinas:
- A Prainha;
- A Lagoa Azul e
- A Areinha.
Ah, e o nome do município se deve a alguns recifes de corais, com formato de coroa. Bacana, né!?
Onde fica e como chegar a São José da Coroa Grande (PE)?
São José da Coroa Grande fica em Pernambuco e faz parte da Costa dos Corais, uma área de proteção ambiental que engloba o litoral do estado e de seu vizinho, Alagoas. 115 km de distância separam a capital, Recife, e o município de São José.
A cidade é bem próxima de outros destinos mais famosos: cerca de 16 km de Maragogi (AL); pouco mais de 68 km de Porto de Galinhas (PE); e menos de 30 km de Tamandaré (PE).
+ Aliás, já que você está na vizinhança, conheça Maragogi!
Aproveite outras atrações locais em São José da Coroa Grande (PE)
Quer saber o que mais você pode fazer em São José da Coroa Grande? Olha só:
- Mergulho com cilindro nas piscinas naturais;
- Passeio de catamarã;
- Praia do Gravatá;
- Passeio de quadriciclo.
3. Patacho (AL)
Temos um carinho especial por Maragogi, mas hoje quem vai brilhar é a Praia do Patacho, no município de Porto de Pedras (AL). O destino é ideal para quem quer ter exclusividade, sem deixar de apreciar um cenário paradisíaco.
O mar tranquilo e quentinho, de águas azuis e cristalinas, surpreende os turistas quando põe para jogo sua piscina natural na maré baixa. Ah, recomendamos que você também agende um passeio de jangada para curtir de perto essa beleza rara.
Onde fica e como chegar em Patacho (AL)?
A Praia do Patacho está localizada em Porto de Pedras, uma cidade próxima a São Miguel dos Milagres, em Alagoas. Caso seu ponto de partida seja Maceió, o trajeto terá aproximadamente 95 km.
E se você for uma pessoa aventureira nata, que ama estrada, sua viagem será ainda melhor através da Rota Ecológica dos Milagres, que passa por São Miguel dos Milagres, Porto de Pedras e Passo de Camaragibe.
+ Se você procura um destino diferenciado no estado de Alagoas, vai amar conhecer a Ilha do Ferro!
Você pode fazer muito mais em Patacho (AL)
Confira as opções para deixar sua viagem ainda mais completa e inesquecível!
- Passeio de buggy;
- Passeio de jangada;
- Visita ao Povoado de Tatuamunha;
- Visita ao Mirante e Farol de Porto das Pedras.
Continua depois da Publicidade
4. Baía dos Porcos (PE)
Pensa que acabou? Calma que ainda temos muitas piscinas naturais no Brasil para conhecer!
Bom, grande parte delas está no litoral pernambucano, e não poderíamos deixar de fora a espetacular Baía dos Porcos, em Fernando de Noronha.
Esse tesouro escondido é parte do Parque Nacional Marinho, por isso, é aquele cantinho isolado e bem preservado.
Um dos cartões postais da ilha de Noronha, a Baía dos Porcos mescla as cores do mar turquesa, com areia dourada e rochas vulcânicas. E, claro, as piscinas naturais completam o visual estonteante, junto aos animais marinhos que vivem ali.
Atenção: há duas taxas para visitar o local! A primeira delas é a Taxa de Preservação Ambiental (TPA), cujo valor depende do seu período de estadia na ilha. A segunda é o ingresso para o Parque Nacional Marinho, que custa R$ 179 para brasileiros e R$ 358 para estrangeiros (valores de 2023).
Onde fica e como chegar na Baía dos Porcos (PE)?
A Baía dos Porcos está localizada na ilha de Fernando de Noronha, Pernambuco, no Parque Nacional Marinho, entre as praias da Cacimba do Padre e do Sancho.
Para chegar à ilha, é preciso ir de avião, desembarcar no aeroporto de Recife (PE) ou de Natal (RN) e seguir viagem por via terrestre. São 540 km de distância de Recife e 360 km de Natal.
Outras atrações na Baía dos Porcos e em Noronha
Fique por dentro dos principais atrativos na Baía dos Porcos e na ilha de Noronha!
- Mergulho com snorkel;
- Pôr do sol no Morro dos Dois Irmãos;
- Praias da Cacimba do Padre e do Sancho;
- Visita ao Projeto Tamar;
- Avistar golfinhos;
- Visita à Vila dos Remédios.
5. Piscina Natural do Cachadaço (RJ)
É na Praia do Cachadaço que se encontra um dos pontos turísticos mais procurados por quem vai a Paraty. O conjunto de piscinas naturais do Cachadaço é cercado por grandes pedras, e sua profundidade não chega a um metro, acredite!
Ah, e seus óculos de mergulho são indispensáveis para que você possa ver de perto os peixes e corais.
E saiba que nesse passeio você terá muito contato com a natureza, pois é preciso passar por uma trilha de Mata Atlântica e percorrer a faixa de areia da praia até o final para chegar às calmas piscinas do Cachadaço.
+ Quem vai para o RJ precisa conhecer todo o charme da Região dos Lagos!
Onde fica e como chegar na piscina Natural do Cachadaço (RJ)?
A praia e as piscinas naturais do Cachadaço ficam na Vila de Trindade, próximo a Paraty (RJ), mais especificamente no Parque Nacional da Serra da Bocaina. Partindo de Paraty, o trajeto é de aproximadamente 25 km pela estrada Rio-Santos.
Chegando lá, você tem a opção de fazer a trilha ou pegar um barco na Praia do Meio, ou na Praia dos Ranchos.
Viva mais Trindade!
O que não faltam são alternativas para curtir sua viagem a Trindade! Confira algumas delas:
- Surfe na Praia do Cepilho;
- Praia de Fora, Praia do Meio e Praia dos Ranchos;
- Cachoeira da Praia Brava;
- Cachoeira da Pedra que Engole;
- Mirante Cabeça do Índio.
Continua depois da Publicidade
E tem mais!
Ainda não encontrou seu destino ideal? Não se preocupe, ainda temos outros locais para te apresentar! Junto aos nossos parceiros viajantes, já passamos por vários cantinhos do Brasil, e alguns deles têm as tão procuradas piscinas naturais. Saca só:
A gente te ajuda a chegar lá!
Mergulhe com os peixes coloridos, contemple o pôr do sol, caminhe pela areia macia, aproveite o calor do verão e viva a natureza! E para chegar lá conte com a gente!
Reserve seu carro com a gente e faça a retirada em uma de nossas várias agências para aproveitar a viagem por completo, deslocar-se pela cidade e até mesmo fazer paradas nos arredores. Afinal de contas, tem muita coisa para conhecer, concorda!?
Então monte seu roteiro e programe-se para pegar o carro perfeito para a sua aventura e bora botar o pé na estrada!