Neste conteúdo, você vai ler:
Clique para ir direto ao assunto do seu interesse.
Quando decidimos colocar o pé na estrada, podemos nos surpreender com a infinita abundância de diversidade que o Brasil e a América do Sul abrigam. Cada região, estado e cidade é, por si só, uma experiência inigualável. Por isso, não é de se admirar que os roteiros da websérie Mel na Estrada sejam sempre surpreendentes – como desta vez!
Agora em Anavilhanas, no coração da Amazônia, Mel Fronckowiak vive uma de suas experiências mais fascinantes. A apresentadora faz uma imersão nesse arquipélago circundado pelo Rio Negro, que guarda não somente um dos ambientes mais preciosos do planeta, como também preserva história e cultura milenar dos povos que cuidaram desta terra até hoje. Vai por mim, Fronck fez passeios de tirar o fôlego, confira!
Continua depois da Publicidade
Conheça as belezas do Parque Nacional de Anavilhanas
O Parque Nacional de Anavilhanas se localiza entre os municípios de Manaus, Novo Airão e Iranduba. Trata-se de uma unidade de conservação que preserva este arquipélago fluvial, sua fauna e flora.
Aliás, o turismo ecológico na região fica a cargo da apreciação da própria natureza, não é necessário acrescentar lazer extra para se passar um bom tempo em Anavilhanas, AM.
O Parque Nacional de Anavilhanas é aberto o ano todo para visitação. Porém, é no período de estiagem entre os meses de setembro, outubro e novembro que a visita para focagem noturna é mais indicada. Entenda como funciona a atividade!
Focagem noturna: uma imersão no Rio Negro e nas sensações da Amazônia
Visto de cima, o labirinto que o Rio Negro forma entranhado na terra sugere um desenho tribal, esculpido durante milhões e milhões de anos. E é navegando por estas lacunas que podemos conhecer um pouco da rica vida selvagem.
A focagem noturna é uma prática de turismo ecológico realizada de barco em regiões diversas. Nela, podemos observar animais de hábitos noturnos com ajuda de uma lanterna e um guia regional.
Em seu passeio, Fronck saiu ao entardecer para apreciar o cair da noite e, junto dela, os donos da natureza: jacarés, cobras e pássaros, como o bacurau.
Ao longo do lento passeio pelo curso d'água, é possível escutar os sons dos animais e vislumbrar espécies nativas com o céu estrelado como companhia. Vai por mim, uma experiência assim é inestimável!
Trilha no Parque Nacional de Anavilhanas
Após a focagem noturna, Mel Fronckowiak fez uma trilha por dentro da maior floresta tropical do mundo acompanhada de guia turístico, que também a ensinou algumas técnicas de sobrevivência com os recursos que a própria natureza oferece.
Passeio de barco e mergulho com os botos
Para finalizar a viagem sem deixar a desejar, Mel fechou o roteiro em Anavilhanas com um passeio de barco e mergulhou com botos!
Anavilhanas Jungle Lodge: glamour e conforto no meio da floresta
Se você não ainda não visitou a floresta de Mata Atlântica por receio de ter uma experiência com pouco conforto e comodidade, está na hora de mudar esse conceito! A cada dia vemos novas hospedagens no estilo glamping nos destinos mais inusitados do país – e na Amazônia não seria diferente.
O Anavilhanas Jungle Lodge, localizado em Novo Airão, é um glamping instalado à beira do Rio Negro. Com estrutura arquitetônica que harmoniza espaços amplos, modernos e confortáveis com o contato com a natureza, o Jungle Lodge tem um charme especial que é o que todo mundo procura quando visita a Amazônia.
A hospedagem oferece 3 tipos de acomodação – todas com ar-condicionado, ducha quente, TV e tantas outras comodidades:
1. Chalés;
2. Bangalôs e
3. Panorâmicos.
Além disso, o Lodge conta com pacotes de experiências, conforme os dias de estadia, incluindo:
- Contemplação ao pôr-do-sol;
- Tour pelo Arquipélago;
- Pesca recreativa de piranhas;
- Trilha na mata de igapó;
- Trilha na mata de terra firme;
- Canoagem pelos igapós e igarapés;
- Focagem noturna;
- Visita à comunidade local;
- Técnicas e prática com arco e flecha;
- Expedição em barco;
- Passeio pelas grutas do Madadá.
Continua depois da Publicidade
Olhe para a Amazônia como uma nova perspectiva
Conhecer a Amazônia é, de fato, uma aventura. Ao estar ali, é possível se aproximar de nossas raízes e honrar os povos originários, os verdadeiros donos e protetores desta terra.
Você sabia que os nativos foram muito importantes na 'construção' da Amazônia? Sim, é atribuída às antigas sociedades a prática de domesticar novos tipos de plantas e modificar os aspectos geográficos da floresta, ao longo de milhares de anos.
Essas técnicas contribuíram para o aumento da diversidade da flora e da fauna, consequentemente. Tudo isso com práticas sustentáveis, tornando este território brasileiro um dos maiores e mais ricos biomas brasileiros e do mundo.
Hoje, temos o desafio de cuidar deste patrimônio, além de honrar os povos originários. Isso envolve fazer escolhas conscientes, seja na nossa forma de viajar ou de se hospedar.
Como chegar em Anavilhanas, AM
Para chegar a Novo Airão, a melhor rota é a partir da cidade de Manaus. A partir da capital amazônica, basta seguir pela AM-070 em sentido a Manacapuru, por 86 km. Após passar pelo balneário do Miriti, pegue a rodovia AM-352, daí até Novo Airão são 98 km.
Para realizar este trajeto, conheça nossos grupos de carros e para deixar essa aventura ainda melhor, aproveite as vantagens exclusivas que nossos parceiros oferecem.
Até a próxima!
Que lindo esse lodge! Adorei o conteúdo!