Neste conteúdo, você vai ler:
Clique para ir direto ao assunto do seu interesse.
Terra de Bob Marley, berço do reggae e da cultura Rastafári. A Jamaica é mundialmente conhecida por esses fatos, mas também por suas praias divinas — não menos importante, pela produção de rum e pelo cultivo de cana-de-açúcar, que movimenta a economia jamaicana desde os tempos coloniais.
Atualmente, é um destino turístico que vem recebendo cada vez mais pessoas de todos os cantos do mundo, especialmente dos Estados Unidos, devido à proximidade geográfica. Chegou a hora dos brasileiros desvendarem os segredos dessa ilha caribenha!
Seguimos rumo a uma jornada pelas cidades turísticas da Jamaica ao lado da Nanda e do Breno, do Mala de Aventuras. Eles prepararam uma série imperdível, que está disponível para você assistir no nosso canal de streaming, o vaipormim.tv
Confira o trailer dessa aventura por terras jamaicanas agora!
Onde fica a Jamaica?
A Jamaica é uma ilha localizada no mar do Caribe, na América Central. Ela está situada no arquipélago das Grandes Antilhas, que é uma das quatro principais regiões do Caribe.
Geograficamente, ela está posicionada ao sul de Cuba, mas não faz fronteira terrestre com nenhum outro país. Historicamente, a Jamaica foi colônia do Reino Unido e já pertenceu à família de Cristóvão Colombo, conquistando sua independência no ano de 1962.
+ Você sabia que vários destinos nacionais recebem o título de Caribe brasileiro? Veja alguns deles:
6 coisas que você precisa saber antes de ir para a Jamaica
Apesar de todo mundo saber algo sobre a cultura jamaicana, o país ainda é pouco explorado pelos brasileiros em termos de turismo, sabia? Muito além do ritmo musical que se originou na ilha, o destino reserva belas surpresas para quem se permite expandir o olhar sobre o desconhecido.
Antes de embarcarmos nessa aventura com gostinho de Caribe, vamos te passar algumas informações que serão muito úteis para a sua viagem. Se liga:
- O idioma falado na ilha é o inglês. Por vezes, os nativos se comunicam no dialeto local, conhecido como inglês jamaicano;
- A moeda oficial é o dólar jamaicano. Alguns estabelecimentos podem aceitar o dólar americano, mas é importante que você tenha uma quantia da moeda local ou um cartão de crédito internacional;
- Para entrar no país, os turistas brasileiros devem apresentar passaporte válido e comprovante internacional de vacina contra febre-amarela. Não é necessário ter visto;
- A melhor época para visitar a Jamaica é entre dezembro e abril, quando há menor incidência de chuvas e menor risco de furacões;
- O seguro viagem não é obrigatório, mas é recomendável para qualquer viagem internacional;
- Para dirigir na ilha, saiba que lá é utilizada a mão inglesa.
Agora, sim, tudo pronto para uma road trip por essa terra que emana tranquilidade e esbanja belezas naturais.
Continua depois da Publicidade
5 cidades para visitar na Jamaica
A Jamaica é um país insular não muito extenso, mas cheio de lugares especiais para conhecer e se conectar com sua natureza exuberante e cultura pulsante. O mais legal é que cada cidade tem algo diferente a ser explorado, para além das praias paradisíacas.
Bora descobrir as maravilhas da ilha tropical do Caribe!
1. Kingston
Começando pela capital da Jamaica, Kingston é uma cidade cercada pelas Blue Mountains, repleta de vida, ritmo e personalidade. Quem passa por lá certamente está em busca de desvendar a história e a cultura do país, além de estar em um ponto de partida para outros destinos da ilha, que não ficam muito distantes dali.
Ah, vale mencionar que a cidade é agitada, com diversas opções gastronômicas e noturnas. Aproveite para conhecer os bares e discotecas que tocam o autêntico reggae e suas variações.
Para desfrutar mais da cultura local, o Bob Marley Museum é uma parada obrigatória! O local é simplesmente a antiga casa do músico e guarda um acervo de itens pessoais desse ícone jamaicano.
A Devon House é outro lugar que deve estar na sua lista, uma mansão que pertenceu ao primeiro negro a se tornar milionário no Caribe. Hoje, ela abriga lojas, restaurantes e uma famosa sorveteria.
Visite também:
- Port Royal, antiga capital jamaicana;
- Royal Botanical Gardens, o jardim botânico da capital;
- National Gallery of Jamaica, principal museu de arte da ilha;
- Emancipation Park, maior parque urbano da cidade.
2. Montego Bay
Montego Bay, popularmente conhecida como “MoBay”, é uma cidade litorânea deslumbrante! Com suas praias de areia branca, águas cristalinas e clima tropical, você se sentirá como se tivesse entrado em um cartão-postal vivo.
O destino é ideal para quem procura muita comodidade, afinal, é lá que se concentram os famosos resorts jamaicanos, mas também oferece opções fora da rota turística.
Assine a newsletter
Uma das principais atrações da cidade e do país é a Doctor’s Cave Beach, conhecida por suas águas calmas e claras. E a fama dessa praia não se dá só pelo seu visual. Na década de 1920, um médico britânico que visitou o local afirmou que suas águas possuem propriedades curativas. Vale a pena sentir essa energia, não acha?!
Visite também:
- Dead End Beach, praia pública próxima ao aeroporto;
- Cornwall Beach, propriedade privada do Hotel Royal Decameron;
- Harmony Beach Park, praia pública;
- Walter Fletcher, onde fica o Aqua Sol Theme Park;
- Hip Strip, rua principal do centro de MoBay, com comércios e restaurantes.
Dica Vai de Localiza: o acesso a muitas praias costuma ser pago, por ficarem em propriedades privadas.
3. Negril
Próxima parada: Negril, uma pequena cidade costeira situada na ponta oeste da Jamaica. A animação que contagia o lugar é potencializada pelo pôr do sol mais fascinante do país.
Os turistas e a população nacional costumam se reunir em bares à beira-mar para assistir ao espetáculo da natureza. Junto a isso, os mais aventureiros se divertem saltando do topo das rochas diretamente nas águas profundas. Uma mistura de coragem e liberdade!
Negril também é a cidade que abriga uma das praias mais conhecidas da ilha caribenha, a Seven Mile Beach. Com uma faixa de areia surpreendentemente extensa e mar cristalino, esse é o ponto perfeito para praticar esportes náuticos, principalmente mergulho com snorkel.
Visite também:
- Long Bay Beach, uma praia escondida no extremo norte da Seven Mile;
- Negril Lighthouse, o farol da cidade, com vista panorâmica da costa e do mar do Caribe;
- Bloody Bay, para atividades aquáticas em águas calmas;
- Blue Hole, um poço de água azul que fica nos arredores da cidade;
- Half Moon Beach, área privativa a 15 km de Negril.
+ Bora para Portugal? O país é repleto de praias paradisíacas na região do Algarve, vale a pena conhecer!
Continua depois da Publicidade
4. Ocho Rios
Esta joia jamaicana oferece uma combinação perfeita de praias de serenidade e aventuras emocionantes, tornando-a um destino imperdível para os viajantes apaixonados por natureza. Ocho Rios é a morada das cachoeiras azuis que são grandes atrativos da Jamaica.
Dunn’s River Falls é a cachoeira mais conhecida da região e não é por acaso. Ela deságua na praia e oferece a possibilidade de escalar pelas suas cascatas. Vai por mim, é uma experiência emocionante e revigorante!
Mais uma atração interessante na cidade é a Mystic Mountain. No topo das montanhas de Ocho Rios, você pode desfrutar de uma passeio de teleférico, tirolesa pela selva, descida de trenó Bobsled, entre outras atividades.
E as praias? Bom, a maioria das praias da cidade são propriedade de hotéis e resorts, e nem todas possuem venda de ingresso, sendo acessadas apenas por hóspedes dos estabelecimentos. Ainda assim, vale mencionar a pequena Mahogany Beach e o complexo de Margaritaville.
Dica Vai de Localiza: Ocho Rios é um ponto de parada dos cruzeiros que passam pela Jamaica, fazendo com que a cidade fique lotada de turistas quando há um cruzeiro agendado.
5. Port Antonio
Ao contrário de destinos mais movimentados, como Montego Bay e Ocho Rios, Port Antonio oferece uma experiência mais tranquila e autêntica da Jamaica. Uma parada obrigatória por lá é a Blue Lagoon, um lago de água doce e gelada, famoso por sua tonalidade azul profunda. É um ótimo local para nadar ou fazer um passeio de barco!
A poucos minutos dali, você encontra a ilhota de Monkey Island, onde a transparência das águas é um convite para um mergulho de snorkel. E nesta pacata cidade cercada de mansões, a principal praia é a Frenchman's Cove, com um lindo cenário emoldurado pela densa vegetação tropical.
+ Aprenda a se preparar para uma viagem internacional. Siga as nossas dicas!
Continua depois da Publicidade
Faça um roteiro de carro pela Jamaica
E aí, vamos explorar a ilha? Bom, a melhor maneira de se locomover pela Jamaica é com um carro alugado, pois você pode montar um roteiro e visitar as cidades turísticas com total autonomia.
Um detalhe importante: os aeroportos internacionais do país ficam em Kingston e nos arredores de Montego Bay. Escolha um dos destinos como seu ponto de partida para esse tour de carro, ok? Montamos uma rota bem simples, que começa na capital e termina em Negril, de modo que você possa retornar a Montego Bay para devolver o carro e pegar seu voo de volta para o Brasil.
Nosso roteiro ficou assim:
- Kingston;
- Port Antonio;
- Ocho Rios;
- Montego Bay;
- Negril;
- Montego Bay.
Veja o mapa!
Ah, e não se esqueça de alugar o carro com antecedência. Isso é fácil! Veja só o nosso tutorial completo para reservar seu companheiro de aventuras por rotas internacionais:
Viu como não tem segredo? Escolha o grupo de carros que mais combina com sua viagem e garanta já o seu carro alugado para se aventurar pela Jamaica!
Nos vemos na próxima viagem!