Neste conteúdo, você vai ler:
Clique para ir direto ao assunto do seu interesse.
A combinação de mar e montanha é uma imagem clássica que vem à mente quando pensamos nas cidades de Santa Catarina, concorda? O estado é conhecido por seu belo litoral, banhado pelo oceano Atlântico, e hoje vamos destacar a fascinante Praia do Rosa.
Num primeiro momento, digamos apenas que, para aproveitar ao máximo a sua visita a esse recanto, é preciso ir de coração aberto. Afinal, você deve sentir a vibe deliciosa que é estar num lugar rústico e tão único. O resto você descobrirá ao longo deste artigo, por isso, prepare-se para se apaixonar!
Bateu uma curiosidade? Tudo bem, aqui você pode conferir as melhores dicas sobre esse destino, pelos olhos da influenciadora Thais Luz. Assista ao vídeo e depois confira o nosso guia completo do que fazer na Praia do Rosa!
Continua depois da Publicidade
Praia do Rosa: onde fica e como chegar?
Sua próxima viagem será para o Sul do Brasil? Então anota aí: o litoral catarinense tem o destino ideal para você que curte boas ondas e visuais paradisíacos. A Praia do Rosa está localizada no município de Imbituba, em Santa Catarina, a cerca de 90 km de distância da capital, Florianópolis.
Você acredita que não é apenas o destino que importa, como também o caminho para chegar lá? Então, temos isso em comum! Vai por mim, vale a pena curtir a experiência de dirigir.
Olha só, o trajeto entre o aeroporto de Floripa e Imbituba é bem fácil, basta seguir pela BR-101 — veja o mapa abaixo. Ah, um detalhe importante é que você vai passar por estradas de terra; por isso, vale investir em um bom off-road 4x4.
+ Antes de cair na estrada, confira esses 6 carros com central multimídia que não decepcionam.
Sua rota de Florianópolis a Imbituba:
Quando visitar a Praia do Rosa?
A Praia do Rosa é um destino que atrai turistas o ano inteiro. Afinal, sempre dá para aproveitar os atrativos que o local oferece.
A alta temporada é durante o verão, como já era de se esperar de um destino litorâneo. Portanto, se você quer curtir dias ensolarados e se refrescar nas águas catarinenses, programe-se para viajar entre os meses de dezembro e março.
Por outro lado, quem prefere uma experiência mais tranquila pode optar por visitar Imbituba entre março e abril. Esse é o período em que a movimentação de turistas fica menor e ainda dá para aproveitar um pouco de calor.
A partir de maio até novembro é quando as praias ficam realmente desertas, já que o frio começa a reinar na região. Mas, olha só: ali, entre julho e novembro, é possível avistar baleias, um espetáculo famoso que vale a pena assistir. Dá pra acreditar?
+ Prefere um destino mais interiorano? Conheça Monte Verde, MG.
Assine a newsletter
O que fazer na Praia do Rosa? 3 dicas da Thais Luz
A Praia do Rosa é o cartão-postal de Imbituba, a combinação perfeita entre serra e mar. É um lugar com opção para todos os gostos, sabe? Por isso, é indicado para famílias, casais, surfistas, aventureiros que viajam sozinhos, e por aí vai.
A influencer Thais Luz visitou esse destino maravilhoso e trouxe 3 dicas imperdíveis de locais para conhecer na Praia do Rosa. Acompanha aí!
1. Praia do Rosa Norte
A região do Rosa Norte é onde você vai ter uma experiência pacata, mesmo na alta temporada. Você pode repousar tranquilamente sobre a areia ao longo do dia, ficando longe da agitação.
Caso prefira se movimentar, saiba que na praia do norte há uma trilha que leva a outras praias. Olha só, você pode caminhar até o final da faixa de areia e começar a subir as pedras que dão acesso à trilha.
Seguindo esse trajeto, é possível chegar à Praia Vermelha após uns 30 minutos de subida, e a próxima parada é na Praia do Ouvidor. Aproveite, pois será um caminho com visual espetacular que ficará gravado na sua memória. Além disso, a Rosa Norte revela suas piscinas naturais durante a maré baixa.
+ Ouvi praias incríveis? O Brasil tem de sobra. Bora pros Lençóis Maranhenses?
2. Praia do Rosa Sul
O lado sul da Praia do Rosa é mais agitado em comparação com a parte norte. Com ótima infraestrutura de bares, restaurantes e quiosques, os visitantes podem ficar bem acomodados por lá durante o dia inteiro.
A praia do sul, mesmo que mais movimentada que a do norte, oferece ainda o aconchego de estar em meio à natureza preservada. Só para se ter uma ideia, a região não possui uma avenida nas margens da praia, e inclusive só dá para chegar lá a pé.
E por falar em caminhada, vale a pena esperar o fim do dia para andar sobre as pedras e testemunhar um lindo pôr do sol, viu? Você ainda pode desfrutar da trilha que leva à Praia do Luz, à Barra de Ibiraquera e à Ilha do Batuta.
E para fechar o passeio com chave de ouro, as ondas perfeitas do Rosa Sul são o convite que faltava para você praticar surf. Vai encarar a aventura?
+ São Paulo também tem praias de tirar o fôlego. Duvida? Então, descubra os tesouros de Ubatuba.
3. Centrinho do Rosa
A última dica da Thais, mas não menos importante, é o charmoso Centrinho do Rosa. Andando pela rua principal, você vai encontrar uma variedade de opções para compras, gastronomia e entretenimento, tudo isso cercado por uma energia descontraída e boêmia.
O comércio vai desde lojas de artesanato local, com marcas sustentáveis, até butiques de moda praiana. E sabe aquela lembrancinha que você leva para pessoas queridas? No Centrinho do Rosa você encontra!
Quanto à gastronomia, a culinária local é conhecida por sua qualidade e sabor, e muitos estabelecimentos valorizam ingredientes frescos e orgânicos. As opções são super democráticas, onde você encontra pratos com frutos do mar frescos ou comidas vegetarianas, entre muitas outras alternativas.
À noite, o centrinho ganha vida com música ao vivo, festas e eventos especiais. Há diversos bares e baladas que oferecem uma vida noturna animada. Perfeito para fechar a noite, não acha?
Vale lembrar: apesar de ser uma área movimentada, a região mantém um certo equilíbrio com a natureza ao seu redor, mantendo sua atmosfera rústica e charmosa de uma vila litorânea.
Continua depois da Publicidade
O que fazer na Praia do Rosa? Conheça outros atrativos da região!
Só para reforçar: a Praia do Rosa tem atividades sensacionais para todas as épocas! Ainda que você vá em um período de temperaturas mais baixas e não consiga curtir tanto a praia, poderá vivenciar outros passeios inesquecíveis.
Veja mais dicas a seguir!
Trilhas ecológicas
Visitar a Praia do Rosa é ter a certeza de que irá respirar natureza ao longo de toda a sua estadia por lá. Pensando nisso, é lógico que as trilhas ecológicas não poderiam ficar de fora do seu roteiro.
Belas paisagens podem ser vistas nas trilhas, incluindo piscinas naturais e cachoeiras escondidas na mata do Caminho do Rei, uma das principais trilhas da região. O percurso cercado por vegetação possui cerca de 6 km e termina na Praia do Luz. Uma caminhada revigorante!
Outra opção é a trilha da Praia Vermelha, que já mencionamos aqui. Ela é considerada de dificuldade moderada em seu primeiro trecho, com uns pontos íngremes e, aliás, é repleta de lindas paisagens a serem apreciadas. Se você quiser ir além, pode seguir até a Praia do Ouvidor, dessa vez por um trajeto mais plano.
Dica Vai de Localiza: prepare seu lanche para esse passeio, pois não encontrará vendedores em meio às trilhas.
Esportes aquáticos
A década de 70 foi um marco para a Praia do Rosa. Isso porque foi nesse período que os surfistas descobriram a região e suas ondas perfeitas para o esporte. Não é à toa que as praias contam com escolas de surf para quem vai se arriscar pela primeira vez e aluguel de pranchas para os mais experientes.
Outros dois esportes aquáticos que são muito populares por lá são o windsurf e o kitesurf. Ambas as modalidades costumam ser praticadas na Barra da Lagoa de Ibiraquera, onde os ventos são um presente da natureza para os praticantes.
E quem não quer pegar onda, faz o quê? Olha, a boa notícia é que lá tem opções para todo mundo que deseja se exercitar sobre as águas. Em Ibiraquera e na Lagoa do Meio você pode desfrutar de uma bela vista enquanto se equilibra sobre a prancha de standup paddle.
Observação de baleias
A temporada de observação de baleias francas acontece entre os meses de julho e novembro. A Praia do Rosa é agraciada anualmente com esse fenômeno que acontece porque a espécie migra da Antártica para a costa sul do Brasil durante o inverno, com a intenção de parir e alimentar os filhotes.
Os animais podem ser vistos tanto no Rosa Sul quanto no Rosa Norte, sendo que os pontos mais altos tornam a experiência ainda mais emocionante.
Passeio a cavalo
As cavalgadas na Praia do Rosa são uma boa alternativa para turistas que procuram um lazer diferenciado, para além dos mergulhos no mar. Os passeios a cavalo podem ser curtos ou mais extensos e permitem explorar as trilhas sob um novo ângulo, além de conhecer caminhos históricos.
Praias vizinhas
Que tal um bate e volta nos arredores da vila? Uma das mais populares do litoral catarinense é a Praia do Ferrugem, que fica no município de Garopaba, onde também encontra-se a Praia de Garopaba e a preservada Praia do Silveira.
A praia mais extensa da região é a Praia do Siriú, com quase 5 km de extensão. Além de mergulhar em suas águas cristalinas e tomar um banho de água doce no Rio Siriú, o local tem dunas de areia onde é possível praticar sandboard.
Continua depois da Publicidade
Viaje com a gente para Imbituba e além!
Fala a verdade, bateu aquela vontade de pegar a estrada, não é? Não perca tempo, você pode ir para esse e outros destinos com um dos carros da nossa frota. Reserve agora:
Aliás, viajando de Localiza você também conta com todos os benefícios de nossos parceiros. Conheça: