Neste conteúdo, você vai ler:
Clique para ir direto ao assunto do seu interesse.
“O Rio de Janeiro continua lindo” — não é à toa que o destino é conhecido mundialmente e desejado por viajantes de todas as partes do globo.
Lar de uma das sete maravilhas do mundo, o RJ é muito mais do que praia e samba no pé. É um lugar que inspira poesia só de olhar para as suas infinitas belezas naturais, e que reserva boas surpresas para todos os estilos de turistas.
Aqui, você vai se render ao ritmo descontraído da vida carioca e será recebido de braços abertos pelo icônico Cristo Redentor. Se a sua bagagem vai cheia de roupas de banho e muito protetor solar, saiba que ela voltará repleta de lembranças únicas da Cidade Maravilhosa.
É hora de conhecer a capital mais famosa do país e desvendar tudo o que tem para fazer por lá!
Continua depois da Publicidade
Como chegar ao Rio de Janeiro?
Então, você decidiu se jogar na alegria do Rio? Ótima escolha! Agora, vamos descobrir como aterrissar neste paraíso tropical. O Rio de Janeiro fica na região Sudeste do Brasil, e sua principal porta de entrada são os aeroportos da cidade:
- Galeão: recebe voos nacionais e internacionais, e fica mais próximo à Zona Oeste;
- Santos Dumont: por estar localizado no centro e próximo à Zona Sul, é a melhor opção para quem vai se hospedar nessas regiões.
Caso você prefira ir de carro, partindo de outras capitais sudestinas, não tem mistério! Saindo de São Paulo, faça o trajeto pela Via Dutra (BR-116). Para quem vai de Belo Horizonte, o caminho é pela BR-040.
A BR-101 também é uma via de acesso ao Rio de Janeiro para viajantes que saem do Espírito Santo, por exemplo. Outra alternativa, que liga o litoral paulista às terras cariocas, é a Rodovia Rio-Santos.
Qual é a melhor época para visitar o Rio de Janeiro?
Escolher a melhor época para ir ao Rio de Janeiro é como decidir qual fantasia usar no Carnaval: todas as opções são incríveis, mas algumas podem se encaixar melhor no seu gosto.
Bom, como cada estação tem suas particularidades, vale a pena entender um pouco mais sobre o clima na cidade. O auge do verão é quando acontece a alta temporada, como era de se esperar.
Entre janeiro e março, prepare-se para encontrar a cidade lotada, com muito calor, mas também com possibilidade de chuva, o que pode atrapalhar um pouco seus planos de passar o dia na praia.
O período mais seco começa em abril e pode ir até agosto, quando as temperaturas são mais amenas. Entre julho e agosto pode até fazer um pouco de frio, mas nada de mais. Apesar disso, é um período em que ainda dá para curtir o mar.
Em setembro, os termômetros já voltam a subir e pode ser que chova, mas menos do que no verão, e esse clima se estende até novembro.
Para falar além do clima, vale lembrar que o Rio é um destino muito procurado para festividades como Carnaval e Ano Novo, portanto, tenha em mente que o volume de turistas será significativo nesses períodos.
+ O réveillon do Rio é muito renomado, com razão de ser. Mas se você está em busca de outras opções para passar a virada do ano em grande estilo, conheça as festas de São Miguel do Gostoso, no Rio Grande do Norte.
O que fazer no Rio de Janeiro? Seu guia completo de viagem!
O Rio é uma cidade grande e de movimentação intensa o ano todo. Isso significa que é impossível ficar sem ideia do que fazer por lá! Aliás, é melhor montar uma programação que se encaixe no seu perfil de turista para não se perder em meio a tantas possibilidades.
Agora é a hora de você se familiarizar com os atrativos do destino antes mesmo de embarcar. Confira!
Praias do Rio de Janeiro
Nas telas e nos rádios, as praias do RJ são um grande símbolo nacional, com uma fama que se estende até fora do país.
Quem é que nunca viu o famoso calçadão de Copacabana em filmes e novelas, ou embalou uma dança suave ao som de “Garota de Ipanema”?
O litoral carioca é simplesmente inconfundível, do Leme ao Pontal. Vamos conhecer com mais detalhes algumas das praias deste paraíso!
Copacabana
Um dos cartões-postais da cidade, a Praia de Copacabana é uma das mais badaladas do destino. Além de seu calçadão cênico, a estrutura por ali é completa: quiosques diversos, restaurantes e hospedagens à beira-mar.
Dá para curtir tanto de dia como de noite, já que o fluxo de pessoas é alto em qualquer horário. Inclusive, aos domingos a avenida fica fechada para os carros, e os pedestres podem circular e fazer suas atividades ao ar livre.
Ipanema
Sofisticada e diversificada, Ipanema reflete o espírito cosmopolita da região. A Praia de Ipanema é dividida em três partes: o posto 10 é ideal para quem quer aproveitar um dia tranquilo; já os postos 8 e 9 são mais agitados.
Ela é frequentada por moradores e turistas, portanto, tem movimento diariamente. E fica ainda mais interessante aos domingos por conta da feirinha de artesanato que se instala por lá semanalmente.
Arpoador
Se você passar o dia em Ipanema, programe-se para assistir ao pôr do sol mais bonito do Rio, bem ali ao lado, no Arpoador. Apesar de sua modesta extensão, esse pedacinho de areia é gigante em importância e beleza.
Do alto da pedra, o fim de tarde projeta no céu nuances vibrantes, que se misturam com o contorno das montanhas. Além disso, a praia é conhecida como um dos pontos preferidos dos surfistas no Rio de Janeiro. É imperdível!
Leblon
Assim como as anteriores, a Praia do Leblon fica na Zona Sul da capital, mas se diferencia das outras por ser menos movimentada.
Localizada em um bairro nobre, a praia já foi cenário de muitas novelas, e sua beleza não deixa dúvidas: além da vista para o Morro Dois Irmãos, ela conta com o Mirante Leblon.
O local merece a sua visita, e você não vai se arrepender!
Joatinga
É um tesouro escondido que você procura? Então você encontrou! A Praia da Joatinga possui apenas 300 metros de extensão, e o acesso via uma trilha é um pouco complicado. Mas, vai por mim, cada minuto vale a pena!
A pequena faixa de areia é rodeada por natureza, e as águas do mar são cristalinas. Uma visão paradisíaca em uma das cidades mais populosas do Brasil. A dica é: programe-se para este passeio, pois só é acessível durante a maré baixa.
Outras praias no RJ
- Praia de Grumari: situada na Reserva Ambiental de Grumari, oferece um ambiente rústico com pouca estrutura turística;
- Praia do Leme: vizinha de Copacabana, é perfeita para um mergulho em suas águas serenas;
- Praia do Recreio: abriga a Pedra do Pontal, de onde é possível avistar toda a orla;
- Praia da Barra da Tijuca: frequentada por praticantes de surfe e outros esportes, como o futevôlei;
- Praia da Reserva: é a extensão da Barra da Tijuca e fica em uma área de proteção ambiental.
+ Vamos combinar que o litoral do nosso país é fabuloso! A gente recomenda que você conheça Ilhéus, na Bahia; Maceió, no Alagoas; e Ilhabela, em São Paulo.
Cristo Redentor
O maior ícone da cidade é, sem sombra de dúvida, o Cristo Redentor. Então, se você ainda não sabe aonde ir no Rio de Janeiro, comece visitando este ponto turístico conhecido mundialmente.
O monumento fica no Morro do Corcovado, a 38 metros de altura, e oferece um panorama espetacular da Baía de Guanabara.
Nomeada como uma das sete maravilhas do mundo, a estátua do Cristo pode ser visitada por meio do Trem do Corcovado ou por vans que saem de diferentes partes da cidade.
Dica Vai de Localiza: garanta seu ingresso com antecedência!
Pão de Açúcar
Este gigante é mais um dos principais pontos turísticos do RJ e, além de proporcionar uma paisagem digna de cinema, o trajeto até ele é de pura emoção.
O monumento fica no Morro do Corcovado, a 38 metros de altura, e oferece um panorama espetacular da Baía de Guanabara. Nomeada como uma das sete maravilhas do mundo, a estátua do Cristo pode ser visitada por meio do Trem do Corcovado ou por vans que saem de diferentes partes da cidade.
Aliás, você sabia que o primeiro teleférico do Brasil é justamente o bondinho que conecta o Morro da Urca ao Pão de Açúcar? O pico fica a 396 metros de altura, então, já dá para imaginar o frio na barriga de ver a cidade lá do alto, não é mesmo?!
Dica Vai de Localiza: garanta seu ingresso do Pão de Açúcar com antecedência!
Jardim Botânico
Após apresentar algumas aventuras nas alturas, vamos falar sobre um espaço de tranquilidade e contemplação. O Jardim Botânico é um refúgio em meio à agitação da capital fluminense.
Percorrendo seus caminhos verdejantes, você encontra estufas com plantas ornamentais, jardins temáticos e uma diversidade incrível de árvores.
Além disso, o local acolhe o Museu do Meio Ambiente. Se você está à procura de um passeio para fazer com a família no Rio de Janeiro, esta é uma ótima alternativa!
Parque Lage
Aos pés do Morro do Corcovado fica o Parque Lage, onde a natureza, a arte e a cultura se abraçam e, juntas, exalam uma energia singular.
No amplo espaço, o plano de fundo das fotos dos turistas é um palacete do século XIX. O parque abriga a Escola de Artes Visuais, além de trilhas e belos jardins ao longo dos seus 52 hectares de área verde.
Museu do Amanhã
Entre os passeios culturais possíveis no Rio de Janeiro, o Museu do Amanhã é a principal parada. Inaugurado em 2015, ele chama atenção por sua arquitetura inovadora, futurista e sustentável, assinada pelo espanhol Santiago Calatrava.
O museu fica na zona portuária do Rio, que foi revitalizada e ganhou um dos pontos turísticos mais requisitados pelos visitantes. As exposições interativas, sejam elas permanentes ou temporárias, envolvem temáticas como tecnologia, ciência e sustentabilidade.
Museu de Arte do Rio
Aí vai mais uma dica para a sua programação cultural no RJ: o Museu de Arte do Rio, também conhecido como MAR.
Situado no coração da cidade, na Praça Mauá, o museu ocupa dois edifícios interligados, mas com estilos bem diferentes. Um deles é o antigo palacete Dom João VI, e o outro é um prédio modernista.
A coleção do MAR inclui obras de arte de artistas brasileiros e estrangeiros, com abordagens do passado e do presente. O espaço também é dedicado ao fomento da educação, com programas sobre arte e cultura na Escola do Olhar.
Vai por mim, visitar o Museu de Arte é uma experiência enriquecedora!
Lagoa Rodrigo de Freitas
Sabe aquele programa tranquilo e relaxante? Tem no Rio! A Lagoa Rodrigo de Freitas é especialmente agradável para pedalar na ciclovia durante a tarde ou esticar uma canga na grama e fazer um piquenique.
Caso prefira, sentar e observar a vista também é uma alternativa. Afinal, o importante é sentir a calmaria que só a conexão com a natureza consegue proporcionar.
Ah, também é possível explorar além das margens da lagoa. Algumas das atividades comuns por lá são passeios de pedalinho e stand up paddle.
Pedra do Sal
Repleta de valor histórico e cultural, a Pedra do Sal é um lugar para ir de coração aberto e respeito às suas origens. A tradicional Roda de Samba que acontece no local é o evento que dá o tom de alegria e vibração contagiante nas noites de segunda-feira.
A escadaria fica cheia de turistas e moradores que apreciam o ritmo e não dispensam uma boa festa carioca. Tombada como Patrimônio Histórico e Religioso, a Pedra do Sal fica no Morro da Conceição e faz parte do que se chama Pequena África.
+ Ei, vamos “turistar” pela região Sudeste do país?
Bairro Santa Teresa
Ainda procura o que fazer no Rio de Janeiro? Mesmo depois de tantas opções que já mostramos, a lista de pontos turísticos na cidade não está nem perto de terminar. Então, aproveite para curtir a Cidade Maravilhosa por completo!
Tradicional e boêmia, Santa Teresa é uma localidade que reúne artistas, músicos e visitantes que amam esse universo. O bairro tem um ar histórico e, do topo de suas ladeiras, a vista da região é impressionante.
Além de caminhar pelas ruas de pedra, é válido fazer um passeio de bonde, que transporta passageiros de Santa Teresa ao centro do Rio. O Parque das Ruínas também é um atrativo popular da região, assim como o Museu Chácara do Céu.
Lapa
E falando em boemia… A Lapa é, com toda a certeza, o ponto de encontro que predomina quando o assunto são os bares tradicionais do Rio de Janeiro. A noite por ali é de muita animação. Seja nos estabelecimentos ou na calçada, moradores e turistas se divertem com suas bebidas, música ao vivo e rodas de samba.
Agora, se você não gosta deste tipo de passeio, não se preocupe, porque visitar a região durante o dia também é interessante.
Os Arcos da Lapa, construídos no século XVIII em estilo romano, são emblemáticos, uma obra monumental com 270 metros de comprimento. Você precisa ver essa beleza de perto!
E para aproveitar ao máximo sua passagem pelo local, saiba que é lá que fica o Circo Voador, a Fundição Progresso e o Teatro Odisséia.
+ Sabe o que é a cara dos bairros de Santa Teresa e da Lapa? Comida boa! Entre essas delícias, destaca-se o famoso bolinho de feijoada, uma interpretação criativa da clássica feijoada carioca. Este quitute irresistível proporciona uma experiência gastronômica verdadeiramente inesquecível.
Escadaria Selarón
Você gosta de apreciar arte urbana? Pois bem, a Escadaria Selarón deve ser item obrigatório no seu roteiro!
Seus degraus são ornamentados com azulejos coloridos, muitos deles pintados manualmente, formando um mosaico bem interessante.
O local, situado entre a Lapa e Santa Teresa, foi decorado pelo artista chileno Jorge Selarón e se tornou uma preciosidade arquitetônica do Rio.
Ei, ainda não acabou, viu? Temos muito mais dicas sobre o que fazer no Rio de Janeiro, continue acompanhando!
Pedra do Telégrafo
Sabe aquele lugar onde os turistas tiram fotos e parecem estar à beira de um precipício? Você provavelmente já viu uma imagem assim circulando pelas redes sociais e isso despertou vários questionamentos, certo?
Bom, saiba que o local é a Pedra do Telégrafo — e nem precisa se preocupar com o perigo de ficar “pendurado” ali, pois isso não passa de uma ilusão de ótica.
Continua depois da Publicidade
O acesso ao atrativo é feito por uma trilha na Estrada da Barra de Guaratiba, relativamente fácil de percorrer, que leva cerca de 1 hora para ser concluída.
A formação rochosa fica no Parque Estadual da Pedra Branca, tem 354 metros e oferece uma vista panorâmica das praias selvagens cariocas, incluindo a Praia do Perigoso, a Praia do Meio e a Praia de Grumari.
Mirante Dona Marta
Imagine ter uma vista 360º da cidade, incluindo o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar e o Estádio Maracanã!? Isso é possível no Mirante Dona Marta, localizado a mais ou menos 360 metros acima do nível do mar.
O mirante fica no Parque Nacional da Tijuca e conta ainda com um heliponto desativado, que também é oportuno para observar o Rio de Janeiro visto de cima.
Real Gabinete Português de Leitura
Uma biblioteca surpreendente, quase inacreditável! Esta é a impressão tida do Real Gabinete Português, que guarda um acervo com mais de 300 mil obras literárias em língua portuguesa — do Brasil, de Portugal e de outros países que falam o idioma.
É considerada uma das 20 bibliotecas mais bonitas do mundo, segundo a revista Time. Além de tudo, a arquitetura do lugar é impressionante! Programe a sua visita, pois o gabinete só funciona em dias úteis.
Aquário do Rio
A vida marinha pode ser observada de perto no maior aquário marinho da América do Sul. O Aquário do Rio, ou AquaRIO, é o lar de mais de 350 espécies aquáticas e possui 28 tanques de água salgada.
A parte mais interessante do atrativo é o Recinto Oceânico, um tanque que forma um túnel panorâmico, por onde os visitantes passam e têm a oportunidade de ver os animais de diversos ângulos.
3 pontos turísticos que pouca gente conhece no RJ
Com tanta coisa para fazer na capital fluminense, é impossível restar dúvidas em relação a onde ir no Rio de Janeiro, concorda? Mas, como você está lendo um guia completo, as dicas para incluir em seu roteiro de viagem continuam.
Agora você vai conhecer 3 lugares diferenciados no RJ!
1. Prainha
Dizem que esta é uma das praias mais bonitas do Rio, e a gente garante que vale a pena ir lá para ter certeza. A Prainha é um pedaço de paraíso cercado pela Mata Atlântica na Zona Oeste da cidade.
Sua aparência intocada é um convite para passar uma tarde tranquila ou encarar algumas ondas junto aos surfistas que a frequentam. Você escolhe como prefere se divertir!
Dica Vai de Localiza: chegue cedo para garantir uma vaga no estacionamento!
2. Ilha da Gigoia
Na Barra da Tijuca existe uma surpresa chamada Ilha da Gigoia. Após uma rápida travessia de barco, você coloca os pés nesse cantinho bucólico, que possui restaurantes muito charmosos.
Almoçar por lá é uma boa pedida, assim como assistir ao pôr do sol na beira da lagoa.
3. Cachoeira de Vargem Grande
Nem só de praia se fazem as águas do Rio de Janeiro. Por aqui também tem umas cachoeiras muito bacanas! Este refúgio refrescante é parte do Parque Estadual da Pedra Branca, onde há quatro poços ao longo de uma trilha super tranquila.
Além das quedas d’água em meio às pedras, algo que deixa o local ainda mais cativante é que ali existe uma comunidade quilombola chamada Cafundá Astrogilda, fundada há mais de 200 anos.
+ Que tal conhecer as cachoeiras de Pirenópolis, em Goiás?!
6 roteiros no Rio de Janeiro
Ufa, são inúmeros passeios para curtir no Rio de Janeiro! Por isso, selecionamos alguns roteiros, divididos por categorias, para facilitar os seus giros pela cidade. Se liga aí no resumão!
1. Melhores praias no Rio de Janeiro
- Copacabana
- Ipanema
- Leblon
- Joatinga
- Prainha
- Barra da Tijuca
2. Principais pontos turísticos naturais do RJ
- Cristo Redentor
- Pão de Açúcar
- Pedra do Telégrafo
3. Passeios culturais
- Museu do Amanhã
- Museu de Arte do Rio
- Real Gabinete Português de Leitura
- Santa Teresa
- Escadaria Selarón
- Palácio do Catete
4. Lugares para apreciar a vista e ter contato com a natureza
- Lagoa Rodrigo de Freitas
- Mirante do Leblon
- Mirante Dona Marta
- Parque Lage
- Jardim Botânico
- Ilha da Gigoia
- Cachoeira da Vargem Grande
5. Onde ir no Rio de Janeiro à noite
- Lapa
- Pedra do Sal
- Mureta da Urca
6. Passeios para fazer com a família
- Aquário do Rio
- Lagoa Rodrigo de Freitas
- Jardim Botânico
- Bonde em Santa Teresa
- Pão de Açúcar
- Cristo Redentor
- Praia do Leme
Assine a newsletter
Viajando a negócios? Descubra o que fazer no Rio de Janeiro em poucos dias
Que tal sair da rotina enquanto visita o Rio a trabalho? Talvez você ainda não saiba, mas existe uma modalidade de viagem chamada bleisure, que permite mesclar negócios e lazer. Isso mesmo!
Para garantir momentos de diversão mesmo durante uma trip de negócios, você precisa planejar seus dias e, assim, atingir um equilíbrio delicioso entre trabalho e turismo. A gente sabe que o tempo pode ser curto, por isso, selecionamos 3 opções de passeios para você que quer aproveitar o Rio de Janeiro nos seus momentos de folga.
Olha só!
Ilha Fiscal
Originalmente construída como uma alfândega, o local é conhecido por ter sediado o último baile imperial, poucos dias antes do Brasil se tornar uma república.
O impressionante palacete, que fica na Baía de Guanabara, se tornou um museu e conta com uma variedade de exposições, incluindo peças náuticas.
Parque Penhasco Dois Irmãos
Lembra que falamos sobre o Mirante do Leblon? Pois, na verdade, esse é o nome popular do Penhasco Dois Irmãos, um parque municipal situado na Zona Sul do Rio, numa área de proteção ambiental.
Seu conjunto de mirantes oferece um panorama de alguns cartões-postais do destino, como o Jardim Botânico, a Lagoa Rodrigo de Freitas e as praias de Leblon e Ipanema. No parque, você ainda pode fazer trilhas ecológicas e visitar belos jardins.
Palácio do Catete
Por fim, recomendamos tirar um tempinho depois de um dia de trabalho para conhecer o prédio que já foi sede da presidência da república e palco de marcos históricos, como a assinatura da Lei Áurea e a morte de Getúlio Vargas.
Hoje, o edifício abriga o Museu da República, com várias peças e documentos que contam a história da república brasileira.
Bate e volta: 3 cidades próximas ao Rio de Janeiro
Se na capital existe uma infinidade de atrações, ao redor dela também há muito o que fazer. Esticar a viagem até outros destinos do estado é uma escolha acertada, afinal, cada lugar é fascinante à sua maneira.
Veja você mesmo!
1. Paraty
Sabe aquele clima gostoso de cidades históricas? Então, é isso que você encontrará em Paraty! A 250 km do Rio de Janeiro, o charmoso destino faz parte da região da Costa Verde e da Estrada Real.
Desembarque neste cantinho pitoresco e desfrute de praias, cachoeiras e ilhas. Aproveite para observar a arquitetura colonial que domina a cidade.
2. Petrópolis
Ah… a Serra Fluminense e seus encantos! Petrópolis é conhecida como a “Cidade Imperial” e tem uma atmosfera bastante tranquila, a mais ou menos 70 km da capital. Neste destino, você pode conciliar atividades na natureza com visitas a museus, cervejarias e prédios históricos.
+ Saiba mais sobre a região serrana do Rio!
3. Arraial do Cabo
Um destino paradisíaco que merece estar na sua lista de desejos! Arraial do Cabo é um dos lugares brasileiros comparados ao Caribe, e isso se deve às suas águas azuis cristalinas e à areia branca.
Portanto, deleite-se nas praias de Arraial, mergulhe e colecione memórias únicas!
Continua depois da Publicidade
Afinal, como se locomover no Rio de Janeiro e arredores?
Pensou que a gente ia encerrar nosso guia sem dar uma dica de ouro? Não mesmo! Como o Rio de Janeiro tem uma variedade de lugares para conhecer, e já que sugerimos opções de bate e volta, nada mais justo que te ajudar a fazer todos esses passeios, não acha?!
Então, olha só: um veículo pode ser o seu melhor amigo nesta viagem!
Alugar um carro é algo incomparável, afinal, você tem a liberdade de criar seu próprio roteiro sem se limitar aos horários que as agências oferecem para os passeios. Ah, e também pode dar uma passada nas cidades vizinhas.
Além disso, quando você aluga com a gente, ainda pode aproveitar as ofertas sensacionais dos nossos parceiros. Garanta agora mesmo o seu aluguel e todos estes benefícios!
A estrada é o nosso ponto de encontro, a gente se vê por aí!