Neste conteúdo, você vai ler:
Clique para ir direto ao assunto do seu interesse.
Vamos direto ao ponto: o Peru oferece uma experiência de viagem incomparável. São diversos lugares para conhecer, entre picos nevados, vulcões, vales, praias, selvas, lagoas azuis e montanhas coloridas.
Você já pensou em explorar tantas maravilhas assim? Aqui, você terá um breve gostinho do que é uma jornada pelo país andino, berço da civilização Inca. Junte-se a nós e acompanhe nosso guia sobre o que fazer no Peru!
Continua depois da Publicidade
Onde fica o Peru?
O Peru é um país da América do Sul muito diversificado, conhecido por sua rica herança cultural, paisagens deslumbrantes e história fascinante. Geograficamente, faz fronteira com vários países, incluindo Equador, Colômbia, Brasil, Bolívia e Chile.
Sua posição estratégica entre a Cordilheira dos Andes e o Oceano Pacífico proporciona uma variedade de climas e ecossistemas, desde as terras altas e frias dos Andes até as planícies quentes da Amazônia e as praias tropicais ao longo da costa.
Essa diversidade geográfica é uma das razões pelas quais o Peru é um destino tão cativante para os amantes da natureza e da aventura.
O que fazer no Peru? Dicas da Mochila Cheia
O Peru é um país para se explorar de norte a sul, das costas aos vulcões. A natureza será o melhor cenário da sua jornada pelo país, e para provar isso, os viajantes do portal Mochila Cheia selecionaram 3 passeios surreais para você fazer.
Confira!
Salinas de Maras
Vamos começar por uma das atrações naturais mais fascinantes e únicas do Peru. As Salinas de Maras são utilizadas desde os tempos pré-colombianos para a extração de sal, e a produção ainda acontece da mesma maneira tradicional.
Elas são compostas por milhares de lagos pequenos que se formam nas encostas das montanhas, a uma altura de 3.380 metros. O processo de extração de sal em Maras é completamente artesanal e sustentável. A água salgada é canalizada para as piscinas, e o sol é o responsável por sua evaporação, deixando ali apenas o sal.
Assim, cria-se uma crosta branca, os agricultores locais colhem o produto, e logo começa um novo ciclo de produção. Além de sua importância econômica, as Salinas de Maras são uma atração turística popular devido à sua beleza única e às vistas impressionantes que oferecem.
O local fica próximo ao Vale Sagrado e à cidade de Cusco, de onde partem excursões para visitar o ponto turístico. E, vai por mim, sua visita será uma experiência única e memorável! Você verá de perto a impressionante engenhosidade humana e terá um testemunho da rica herança cultural e histórica do país.
Trilha 7 Lagunas de Ausangate
Muitas das grandes riquezas peruanas estão ao ar livre, e nesse pacote podemos incluir as 7 lagoas de Ausangate. A cerca de 4.200 metros de altitude e aproximadamente 100 km de Cusco, elas são um tesouro escondido atrás do pico de Ausangate, uma das montanhas mais altas do Peru.
O caminho tem em torno de 10 km, ilustrado por montanhas e geleiras, e habitado por animais típicos da região, como as lhamas e alpacas. Uma das rotas possíveis começa na comunidade de Pacchanta, onde há fontes termais das quais os visitantes podem desfrutar para um banho relaxante.
Na trilha, você passará pelas lagoas:
- Pucacocha;
- Patacocha;
- Alcacocha;
- Azulcocha;
- Qomercocha;
- Orco Otorongo;
- China Otorongo.
+ Visite as Lagunas Altiplanicas e outras atrações magníficas do Deserto do Atacama!
Montanha Colorida de Ausangate
Prepare-se para ver o arco-íris, só que de um jeito diferente! Estamos falando da Montanha Colorida de Ausangate ou “Montaña de Colores”, como é chamada localmente. Esta é, sem dúvidas, uma das formações naturais mais impressionantes e visualmente deslumbrantes dos Andes peruanos.
Originalmente, a montanha multicolorida chama-se Vinicunca e, para acessá-la, é preciso fazer uma longa caminhada — você pode gastar cerca de 7 horas para ir e voltar do local. Ainda assim, a recompensa será uma vista magnífica para a montanha que fica a mais ou menos 5.000 metros acima do nível do mar.
Continua depois da Publicidade
O que fazer no Peru? 5 cidades turísticas para visitar
O turismo no Peru se concentra principalmente nas cidades que citamos a seguir. Conheça e elabore seu roteiro!
Machu Picchu
Machu Picchu é uma das preciosidades arqueológicas mais emblemáticas e visitadas ao redor do globo, aliás, é uma das 7 maravilhas do mundo e Patrimônio Cultural e Natural da Humanidade pela UNESCO. Esta antiga cidade inca foi construída no século XV e depois foi abandonada, sendo redescoberta somente em 1911 pelo explorador americano Hiram Bingham.
Veja um pouco sobre esta jóia da antiguidade, pelos olhos dos viajantes do portal Mochila Cheia!
Visitar Machu Picchu é indispensável no seu roteiro de viagem pelo Peru! Ali, você não só admira a beleza infindável do local, como também sente a energia que o caracterizou como sagrado.
Além disso, é fascinante como a cidade foi construída sobre aquela área montanhosa. As estruturas de pedra foram colocadas uma a uma sem uso de argamassa, dá para acreditar? A cidadela também possuía terraços agrícolas cuidadosamente construídos para viabilizar a produção de alimentos.
Esta terra encantadora recebe mais de 1 milhão de visitantes por ano. Para acessar o Parque Arqueológico de Machu Picchu, você pode pegar um transporte que parte de Cusco, e é necessário comprar bilhete de entrada do site machupicchu.gob.pe
Dica Vai de Localiza: Há alguns circuitos que podem ser feitos no passeio, sempre com acompanhamento de um guia. Uma das opções é a trilha que leva à montanha Huayna Picchu, que te garante uma dose de aventura.
Lima
Não dá para não visitar a capital do Peru, não é mesmo?!
Você verá uma metrópole que combina sua rica herança histórica com uma moderna cena cultural e gastronômica. Localizada às margens do Oceano Pacífico, a maior cidade do país oferece suas praias como opção de turismo, mas também vai muito além disso.
A capital abriga prédios em arquitetura colonial, bem como shoppings modernos. É um contraste único!
Entre as principais atrações da cidade, visitar o Centro Histórico é uma ótima pedida. Também é possível passar por ruínas que datam de civilizações anteriores aos Inca, sendo algumas delas: Pachacámac, Huaca Pucllana e Huaca Huallamarca.
Se você gosta de História, terá uma variedade de museus para conhecer, principalmente o Museu Larco, com peças que remontam ao antigo Peru.
Também recomendamos um passeio pelo bairro Miraflores, passando pelo famoso Parque Del Amor. Nessa mesma região fica o Shopping Larcomar, com uma arquitetura diferenciada e de frente para o oceano.
Para curtir a noite, vale ir ao boêmio bairro Barranco, cheio de bares animados e restaurantes movimentados. Tudo isso num cenário com paredes cobertas por grafites, onde você pode tirar boas fotos.
Cusco
Diferente de Lima, Cusco é uma cidade de altitude, a 3.400 metros acima do mar. Localizado nos Andes peruanos, o destino foi a capital do Império Inca. Não por acaso, a cidade preserva características que remetem à civilização antiga, mas também possui traços que ficaram da colonização espanhola.
Além de ser fascinante por si só, Cusco também serve como ponto de partida para muitas das principais atrações turísticas do Peru. Isso inclui a icônica cidade perdida de Machu Picchu. Mas vale a pena reservar uns dias para circular por ali e conhecer os encantos da cidade.
Na Plaza de Armas, será possível observar a arquitetura colonial das construções ao redor. E mais: esse ponto é um prato cheio para quem procura onde comer e beber, além de possuir lojas diversas.
Também é interessante passear pelas ruínas e sítios arqueológicos da região, como o Sacsayhuaman. Aproveite e visite os museus da cidade, como o Museu de Arte Pré-colombiana e o Machu Pichu Museum.
+ Temos uma dica para você que se interessa por civilizações antigas: o México também será um ótimo destino para carimbar na sua lista!
Huaraz
Se você procura o que fazer no Peru para alimentar sua alma aventureira, a região de Huaraz precisa estar no seu roteiro! Por lá, você poderá fazer trilhas emocionantes e avistar paisagens de cair o queixo.
A cidade é porta de entrada para a Cordillera Blanca e para o Parque Nacional de Huascarán. Situada no norte do país, o lugar surpreende com suas lagoas azuis-turquesa, montanhas com picos nevadas, vales subtropicais e sítios arqueológicos.
As trilhas mais conhecidas da região são:
- Laguna 69;
- Laguna Llaca;
- Laguna Parón;
- Laguna Chrup.
Arequipa
Já no sul do Peru, uma cidade impressionante faz valer a pena conhecer os quatro cantos do país. Arequipa, conhecida como “A Cidade Branca” (Ciudad Blanca), é um destino turístico onde os vulcões se destacam, bem como uma arquitetura única derivada da natureza.
É fato que por ali existem casarões coloniais, mas o verdadeiro brilho do destino está nas construções em pedra branca. O material é o sillar, que tem origem vulcânica e foi usado para erguer muitos edifícios públicos e monumentos da cidade.
Arequipa está aos pés dos majestosos vulcões El Misti, Chachani e Pichu Pichu. Além deles, é interessante se aventurar pelo Valle del Colca e avistar as profundezas do Cânion del Colca.
Assine a newsletter
Dica extra: Conheça o Vale Sagrado dos Incas
No caminho entre Cusco e Machu Picchu, existe um local de atmosfera mística e importância histórica. O Vale Sagrado é uma região extraordinária que fica nos Andes peruanos e é atravessada pelo Rio Urubamba, considerado divino pelo povo Inca.
Um dos pontos de interesse para quem visita a região é o sítio arqueológico de Pisac, que reúne diversas e incríveis obras de engenharia e agricultura feitas pela civilização antiga. Em Pisac, também há uma feira de artesanato para você conhecer.
Também vale passar pelo povoado de Ollantaytambo e pela região de Águas Calientes para um banho termal.
Outras cidades e regiões para visitar no Peru
- Amazônia Peruana, para uma aventura mais selvagem;
- Lago Titicaca, na fronteira com a Bolívia;
- Trujillo, com suas lendas e pirâmides;
- Nazca, com seus geoglifos misteriosos.
Os sabores peruanos
A culinária peruana tem fama mundial. Quem é que nunca ouviu falar no aclamado ceviche, hein?! Esse é um prato de peixe cru, marinado em suco de limão, misturado com cebola roxa, pimentão, coentro e pimenta. O ceviche é uma especialidade da costa peruana e é comumente consumido como entrada ou acompanhamento.
Outra receita que se destaca é o lomo saltado, feito com pedaços de carne (normalmente filé mignon) refogados com cebola, tomate, pimentões e temperos regionais. O ají de gallina é mais uma estrela da gastronomia peruana, uma mistura deliciosa de frango desfiado em um molho cremoso de pimenta amarela, pão e leite.
Quando ir ao Peru?
Uma coisa que você precisa saber sobre a melhor época para ir ao Peru é que o clima pode variar consideravelmente em diferentes regiões do país.
Em geral, os melhores meses para sua viagem são entre abril e setembro, quando há pouca incidência de chuva — isso vale tanto para a área costeira como para as regiões de serra.
Porém, esses são os meses de outono e inverno, o que significa que as temperaturas estarão baixas. Você está preparado para encarar o frio andino? Separe seus melhores casacos!
Continua depois da Publicidade
Tudo que você precisa saber antes de embarcar para o Peru
Esperamos que o seu roteiro de viagem esteja pronto, depois de tantas dicas do que fazer no Peru. Mas ainda faltam alguns detalhes! Bom, para ter uma experiência tranquila, você precisa ter em mente algumas informações importantes, e nós vamos te contar logo abaixo!
Prepare-se para a viagem
O idioma oficial do Peru é o espanhol, mas também é possível encontrar peruanos que falam as línguas indígenas quéchua e aimará. Portanto, pratique o idioma oficial e, se quiser se conectar mais com o povo peruano, estude um pouco sobre suas raízes. Quem sabe você não arrisca umas palavras, o que acha?!
Para ter conforto durante sua estadia, leve muitas roupas de frio, especialmente se fizer passeios em regiões montanhosas. Inclusive, verifique com antecedência se é preciso comprar ingressos para os passeios que deseja fazer. Se possível, compre-os antecipadamente!
Documentos, exigências e recomendações
- É necessário apresentar passaporte com validade mínima de 6 meses;
- Também é preciso ter documento de identidade (RG) em bom estado de conservação;
- CNH não é aceita como documento de identificação;
- O governo peruano não exige comprovação de vacinação, mas recomenda que o visitante esteja imunizado caso for visitar estes locais: Loreto, Madre de Dios, San Martín, Ucayali, Amazonas, Selva de Junín, Ayacucho, Cajamarca, Cusco, Pasco, Puno, Huánuco e Huancavelica;
- É recomendável ter seguro viagem, já que não há atendimento gratuito nos hospitais do Peru;
- Atualize-se antes de viajar para o país, pois os critérios podem mudar.
Dinheiro
- Tenha um cartão de crédito internacional;
- Faça a troca em casas de câmbio credenciadas para evitar fraudes;
- A moeda local peruana é o Nuevo Sol;
- Muitos estabelecimentos aceitam dólares, mas é importante ter uma quantia de soles para qualquer eventualidade;
- Fazer pagamentos em dinheiro pode ser mais econômico.
Bom, finalmente você está preparado para uma viagem inesquecível ao Peru. É interessante destacar que você consegue se locomover entre as cidades com as opções de transporte local, como trens e ônibus, ou excursões organizadas por agências de turismo.
E, então, gostou dessas dicas? Com elas, você terá experiências incríveis no país! Ah, e se essa é a sua primeira viagem para o exterior, Saiba como se organizar!