Ir para o conteúdo

Localiza na Gringa

Viaje para o Ushuaia e conheça as belezas do sul da Argentina!

Por: Equipe Localiza e Amantes de Estrada

|

0 | Média:  5 / 5

Siga no

Neste conteúdo, você vai ler:

Clique para ir direto ao assunto do seu interesse.

Você sabia que o “Fim do Mundo” está a apenas um voo de distância do Brasil? Não estamos brincando! Ushuaia é a cidade mais próxima da Antártida e fica em nossa vizinha, Argentina.

Se está ansioso para explorar o lado mais ao sul do planeta, você veio ao lugar certo! Neste guia completo, vamos te mostrar tudo o que precisa saber para planejar sua viagem dos sonhos para Ushuaia. Prepare-se para descobrir um destino incrível que vai te deixar sem fôlego!

Continua depois da Publicidade

Onde fica Ushuaia? 

Situada no extremo sudoeste da Ilha Grande da Terra do Fogo, Ushuaia é a cidade mais ao sul da Argentina e da América do Sul. Conhecida como “A Cidade do Fim do Mundo”, devido à sua localização, ela é a capital da província da Terra do Fogo.  

Rodeada pelas águas geladas do Canal de Beagle e pelas majestosas montanhas da Cordilheira dos Andes, Ushuaia é um verdadeiro paraíso para os amantes da natureza e dos esportes ao ar livre.

Uma breve história de Ushuaia, Argentina

Originalmente habitada pelos povos indígenas Yámanas, Haush e Shelknam, a região foi avistada pelos europeus pela primeira vez no século XVI, quando exploradores espanhóis chegaram às costas da Terra do Fogo. Já no século XIX, Ushuaia foi estabelecida como uma prisão penal.

Vista aérea de um rio serpenteando uma floresta, com o oceano ao fundo em um pôr do sol deslumbrante em Ushuaia, na Argentina.
Ushuaia é uma verdadeira preciosidade da natureza. (Foto: Getty Images)

Após o fechamento do presídio em 1947, Ushuaia se transformou, gradualmente, em um centro de turismo e atividades relacionadas à natureza. Sua localização única, cercada por montanhas, lagos e fiordes, atrai visitantes em busca de aventuras ao ar livre, como caminhadas, passeios de barco e esportes de inverno.

Mas, por que se chama “Terra do Fogo”?

Afinal, por que se chama Terra do Fogo, se o que predomina por lá é o frio? Bem, a resposta está na forma como os Yámanas se mantinham aquecidos. Apesar das temperaturas extremamente baixas, eles tinham o costume de andar quase nus. Isso porque eles acendiam fogueiras, até mesmo dentro de suas canoas!

Foi por isso que os conquistadores deram a essa região o nome de Terra do Fogo. Curioso, não?

+ Viaje também para o Chile e conheça as maravilhosas estradas do país!

Assine a newsletter

Receba dicas de roteiros de viagem e tudo sobre o universo dos automóveis no seu e-mail.

Oba! Valeu por se inscrever. Logo mais você receberá nossas novidades no seu e-mail.
Ocorreu um erro. Tente novamente mais tarde.
As informações coletadas serão utilizadas para envio de comunicações por e-mail. Para mais informações sobre o tratamento de dados pessoais, acesse o nosso Portal de Privacidade.
Esse site é protegido por reCAPTCHA. As Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.

Qual é a melhor maneira de chegar a Ushuaia?

Ushuaia pode parecer um destino remoto, mas, na verdade, é mais acessível do que você imagina. A cidade conta com o Aeroporto Internacional de Ushuaia — Malvinas Argentinas (USH), que recebe voos de várias cidades da Argentina e de países vizinhos, como o Brasil, com voos diretos saindo de São Paulo.

Outra opção é fazer conexão em outros aeroportos argentinos, como Buenos Aires, e aproveitar para visitar a cidade portenha.

Se você prefere explorar a Argentina pela estrada, Ushuaia também é acessível por via terrestre. Muitas pessoas optam por viajar de carro a partir de outras cidades argentinas, como Rio Gallegos ou El Calafate. As estradas oferecem vistas espetaculares da Patagônia argentina, tornando a viagem parte da experiência.

+ Se você estiver buscando um guia completo sobre como viajar de carro na Argentina, a gente pode te ajudar!

O que fazer em Ushuaia: um roteiro para todas as estações

Ushuaia é um destino muito procurado pelos brasileiros, e não é difícil entender o motivo. Esta cidade encantadora oferece uma variedade de atividades para todos os gostos, gastronomia fantástica e muita aventura.

Vista de uma estrada à beira-mar com carros estacionados e montanhas cobertas de neve em Ushuaia, Argentina.
Vale a pena visitar Ushuaia no inverno para curtir a neve (Foto: Amantes de Estrada).

Uma pergunta comum entre os viajantes é: vale a pena visitar Ushuaia durante o inverno? A resposta é simples: sim! Por isso, nossos parceiros do canal Amantes de Estrada prepararam um guia para ajudá-lo a planejar sua viagem durante os meses mais frios do ano.

Assista ao vídeo!

O que fazer em Ushuaia durante o inverno?

No inverno, os dias são curtos e as noites longas, com o amanhecer chegando apenas às 10h da manhã e o pôr do sol começando às 16h. No entanto, Ushuaia não perde seu encanto, e aqui estão algumas dicas do que fazer nessa época:

1. Trekking na Lagoa Congelada

Os amantes de trilhas não podem perder a oportunidade de visitar a Lagoa Esmeralda. O percurso tem duração de aproximadamente 4 horas, cobrindo uma distância de cerca de 10 km, ida e volta. 

Durante o inverno, a lagoa fica completamente congelada, e é recomendável fazer a caminhada com um guia devido às condições climáticas locais.

Os tours guiados fornecem equipamentos como ferros e bastões para caminhar na neve. Esta é uma das trilhas mais espetaculares do mundo, ideal para os aventureiros de coração.

Dica Vai de Localiza: Se você não tiver roupas para neve, não se preocupe! Você pode alugar calças e casacos para fazer a trilha.

 2. Navegação pelo Canal de Beagle

Um dos passeios mais fascinantes é a navegação pelo Canal de Beagle. O nome desse corpo d'água é uma homenagem à embarcação do famoso Charles Darwin, que explorou essas ilhas durante sua renomada expedição nas Américas.

Farol vermelho e branco em uma ilha ao largo de Ushuaia, cercado pelo oceano, com montanhas cobertas de neve ao fundo e um céu com nuvens.
O belo Farol do Fim do Mundo é uma das paradas nas excursões de barco disponíveis em Ushuaia. (Foto: Getty Images)

Durante o passeio de barco, você terá a oportunidade de visitar o Farol Les Eclaireurs, também conhecido como o Farol do Fim do Mundo. Além disso, você poderá avistar uma ilha repleta de leões-marinhos para encantar os amantes da vida selvagem.

Também é possível apreciar a Isla de los Pájaros, ou Ilha dos Pássaros, uma formação rochosa onde as aves repousam tranquilamente.

3. Atividades nos centros invernais

Ushuaia é, sem dúvidas, um paraíso para os amantes de aventura, especialmente durante o inverno, quando há uma infinidade de atividades na neve para desfrutar. Uma das experiências mais emocionantes é o passeio de moto de neve!

As atividades de inverno em Ushuaia incluem trekking, snowboard e passeios de snowmobile. (Foto: Getty Images)
Duas pessoas caminhando numa montanha coberta por neve em Ushuaia, Argentina.

Na cidade, você encontrará vários centros invernais projetados para diversão e relaxamento durante essa estação do ano. Neles, você pode alugar snowmobiles, ou seja, motos de neve, uma maneira empolgante de explorar a paisagem invernal. Esquiar também é uma ótima alternativa para aproveitar o dia.

E se você prefere uma experiência mais tranquila, pode fazer uma caminhada pelo bosque com raquetes de neve ou visitar os adoráveis cachorros Huskies que vivem nas proximidades. Alguns desses centros oferecem a oportunidade de experimentar o dog sled, um trenó puxado por cães, uma experiência única e memorável!

+ Ei! Se você aprecia um destino com neve, saiba como fazer o melhor roteiro pelos Estados Unidos.

4. Curtir a gastronomia local

Você merece uma pausa entre seus passeios em Ushuaia para saborear pratos regionais, e as opções que você encontra por lá vão te deixar com água na boca!

Graças à sua localização próxima ao Oceano Atlântico e ao Mar de Beagle, a cidade é famosa por seus frutos-do-mar frescos, que incluem trutas, salmões e a deliciosa merluza negra. 

Além disso, você encontrará uma variedade de pratos típicos de carne, como o renomado “cordeiro patagônico”. Isso sem falar nas cervejas e vinhos da região.

+ Se você prefere o calor, já pensou em viajar para uma das ilhas mais sensacionais do planeta? Confira o nosso guia completo sobre Bali!

Continua depois da Publicidade

O que fazer em Ushuaia durante o verão?

Para muitos, a melhor época para visitar Ushuaia é durante o verão, quando os visitantes podem aproveitar o longo dia que começa antes das 5h e termina depois das 22h. É também a estação com os “dias mais quentes”, que podem ser ainda bastante frios para a maioria dos brasileiros, com temperaturas que variam de 13 °C a 5 °C.

Nesta estação também há um montão de coisas para fazer, como:

1. O Parque Nacional Tierra del Fuego

O Parque Nacional fica aberto o ano inteiro, porém, na época mais quente do ano dá para fazer piqueniques e trilhas sem ajuda de um guia.

Bela paisagem da floresta de lenga e montanhas no Parque Nacional Tierra del Fuego, Ushuaia, Patagônia.
O Parque Nacional Tierra del Fuego ganha múltiplas cores durante o verão. (Getty Images)

A vereda mais popular é a Sendero Costero, que oferece vistas deslumbrantes do Canal de Beagle, do Oceano Antártico e das montanhas. Não deixe de visitar o Lago Roca e o imperdível Glaciar Martial enquanto estiver no parque!

2. Excursões à colónia de pinguins

Quem é que não ama pinguins, não é mesmo? Durante o verão, é uma delícia ver essas fofuras em grandes grupos migrando para a Ilha Martillo, onde eles botam seus ovos, cuidam de seus filhotes e se preparam para a próxima viagem.

Pequeno grupo de pinguins no meio da vegetação, com o Canal de Beagle e montanhas cobertas de neve ao fundo, em Ushuaia.
Para avistar pinguins, Ushuaia é a melhor opção para os brasileiros. (Foto: Getty Images)

Há duas maneiras de conhecer esses bichinhos. A primeira é fazendo um passeio de catamarã pelo Canal de Beagle, saindo da Bahia de Ushuaia e chegando ao lado da Ilha Martillo, onde vive a colônia de pinguins de Papúa.

A segunda opção é fazer uma caminhada terrestre para se aproximar dos pinguins, mas sempre com bom senso. Para chegar lá, pegue um ônibus até a estação Harberton Ranch, onde você pode comer algo antes de iniciar sua atividade. 

De lá, pegue um barco de aproximadamente 20 minutos até chegar aos pinguins. Mas fique atento: é necessário manter uma distância e não é permitido tocar nos animais.

Dica Vai de Localiza: Não se esqueça de agendar com antecedência! Os lugares são bem limitados e só podem ser acessados por meio de uma excursão oficial. 

3. Trem do Fim do Mundo

O Trem do Fim do Mundo percorre uma parte da antiga linha férrea construída no final do século XIX para transportar prisioneiros entre a cidade e o Presídio de Ushuaia, onde ficavam os presos políticos.

Trem emitindo nuvens de fumaça branca enquanto atravessa uma floresta coberta de neve na Argentina.
O trem do fim do mundo em Ushuaia é uma atividade que você não pode perder. (Foto: Getty Images)

Além de oferecer uma experiência única de viagem de trem, o passeio inclui paradas em pontos de interesse ao longo do caminho, onde os passageiros podem desembarcar, explorar a área e tirar aquela fotografia que vai causar inveja.

Uma das paradas mais legais é a Isla Redonda e Estafeta del Fin del Mundo (Correios do Fim do Mundo). Nela, você pode enviar um cartão postal que surpreenderá o destinatário, além de carimbar seu passaporte com o selo “Fin del Mundo”.

+ Toda viagem de trem é recheada de histórias, verdade? Aqui no Brasil, você pode ter uma experiência incrível nos trilhos de Tiradentes (MG) ou de Morretes (PR)!

4. Caiaque e pesca 

Você gosta de remar? Ushuaia tem vários passeios que te levam pelas águas geladas do Lago Escondido, ideal para aqueles que gostam de um pouco de atividade física nas férias.

Por outro lado, se você prefere apenas relaxar e curtir uma tarde de pesca, este lugar oferece várias opções para esse esporte. Apenas fique atento às regras locais, pois cada lagoa e corpo aquático tem suas regulamentações.

E aí, gostou dessas dicas? É importante mencionar que algumas das atividades, como o Trem do Fim do Mundo, estão disponíveis durante o ano todo. 

Além das atrações que citamos, Ushuaia também conta com campos de golf e maravilhosos centros culturais, como o Museu Marítimo e a Casa Beban. E ainda tem várias lojinhas maneiras para levar aquela lembrança especial na volta para o Brasil.

Continua depois da Publicidade

O que precisa levar para Ushuaia?

Temos uma ótima notícia: você pode fazer a viagem para Ushuaia apenas com seu RG, sem necessidade de passaporte. Isso, sim, é praticidade!

Já em relação à sua bagagem, considerando que o clima é bastante frio durante todo o ano, não se esqueça de levar roupas de inverno adequadas. Uma dica valiosa é incluir botas térmicas, roupas térmicas e um bom gorro ou touca, além de luvas.

O que preciso para dirigir até Ushuaia?

Por último, se você está pensando em embarcar nessa aventura de carro, saiba que a única coisa que você precisa para alugar um veículo e explorar os parques e diferentes lugares da região é a sua CNH brasileira, válida por até 90 dias na Argentina.

Dada a quantidade de trilhas off-road em Ushuaia, recomendamos alugar um SUV 4x4 e ter um cuidado especial ao dirigir na neve, principalmente se você não tiver experiência nesse tipo de terreno.

Faça sua reserva, alugue com aqui, na Localiz,a e retire seu veículo na Argentina! Vai por mim, conhecer Ushuaia sobre quatro rodas vai tornar a sua experiência ainda mais interessante. Aproveite e reserve com antecedência!

Um casal posa diante do icônico letreiro de Ushuaia, em meio a uma paisagem coberta de neve.
Ushuaia fica um charme durante o inverno (Foto: Amantes de Estrada).

Curtiu esse conteúdo? Avalie

Média: 5 / 5

As informações coletadas serão utilizadas para envio de comunicações por e-mail. Para mais informações sobre o tratamento de dados pessoais, acesse o nosso Portal de Privacidade.
Esse site é protegido por reCAPTCHA. As Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.
Seu comentário será verificado
e poderá ser publicado em breve.
{##}