Neste conteúdo, você vai ler:
Clique para ir direto ao assunto do seu interesse.
São João del Rei: a terra de Tancredo Neves; uma grande referência setecentista no estado e no país; um amplo acervo arquitetônico; um destino turístico que atrai pessoas de todo o Brasil. Fica até fácil descrever um lugar com tantos atributos, concorda?
Eis uma cidade histórica que faz justiça à fama que tem. As edificações coloniais e barrocas dominam o cenário do município e te transportam para o passado, enquanto o movimento noturno nas ruas de paralelepípedos eleva a sua energia.
Tudo pronto para saber o que fazer em São João del Rei? É só acompanhar este guia, arrumar suas malas e partir!
Continua depois da Publicidade
Onde fica São João del Rei e como chegar?
São João del Rei fica na região Sudeste do Brasil, em Minas Gerais. São mais ou menos 186 km de distância entre o destino e a capital mineira, Belo Horizonte. O percurso dura cerca de 3 horas, começando pela BR-040 até a altura de Barbacena e, depois, segue pela BR-265.
Também é possível partir do Rio de Janeiro pelas mesmas vias, ou de São Paulo, pelas rodovias BR-381 e BR-265.
+ Minas Gerais é “bão” demais, e nós podemos provar!
Descubra o que fazer em São João del Rei! Os 6 principais pontos turísticos
Se existe algum destino interiorano que não tenha um centrinho gracioso repleto de atrativos, nós desconhecemos. Imagine um lugar com um conjunto arquitetônico riquíssimo, que agrupa mais de 700 prédios tombados. Pois é, este é o Centro Histórico de São João del Rei!
Caminhar por suas ruas de paralelepípedos, entre casarões antigos e belezas naturais, é algo indispensável no roteiro dos visitantes que vão com a intenção de mergulhar nas raízes da cidade.
E por que estamos falando tanto da região central deste querido destino mineiro? Bom, simplesmente porque lá estão os principais pontos turísticos de São João, e você vai conhecê-los agora!
1. Igrejas de São João del Rei
Cidades históricas sempre têm igrejas a serem visitadas, concorda? Isso vale principalmente para os municípios que viveram o ciclo do ouro e, portanto, possuem algumas riquezas preservadas no interior das construções. Do lado de fora, boa parte das igrejas de São João del Rei apresentam um estilo barroco, que nos conduz a cenários dos séculos XVII e XVIII.
A Igreja São Francisco de Assis é a mais emblemática deste conjunto. Afinal, além de ser exuberante, há dois grandes nomes envolvidos em sua concepção: Aleijadinho, responsável por construir o interior da igreja, e Burle Marx, paisagista que projetou seus belos jardins externos. Outra característica interessante sobre o local é que o túmulo do ex-presidente Tancredo Neves está aos fundos da igreja.
Com tanta riqueza de detalhes, o templo é um dos símbolos da arquitetura nacional no Brasil, e é um patrimônio tombado pelo IPHAN. Faça uma visita guiada para saber mais sobre o edifício e toda a sua carga histórica.
Outra que está na lista de prédios imponentes da cidade é a Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, que também pode ser chamada de Matriz de Nossa Senhora do Pilar, padroeira da cidade. Assim como a anterior, ela tem uma fachada majestosa e é bem ornamentada na parte interna.
A Igreja Nossa Senhora do Rosário é um pouco mais singela do que as outras, mas igualmente bela e importante. Inclusive, é uma das mais antigas da cidade, construída em meados do século XVIII pelas mãos de pessoas negras que compunham a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito. Para conhecer o templo, você pode fazer uma visita livre ou guiada.
Outras igrejas em São João del Rei:
- Nossa Senhora dos Mercês, que fica em um dos pontos mais altos da cidade, proporcionando uma vista ampla das belezas do destino;
- Nossa Senhora do Carmo, onde funciona o Museu dos Sinos.
2. Rua das Casas Tortas
Há muito o que fazer em São João del Rei além de admirar as jóias da arquitetura e da arte sacra. Ainda na parte central, a Rua Santo Antônio tem um diferencial que você precisa ver de perto.
O casario chama atenção não só pelas fachadas coloridas, mas porque as construções são inclinadas, e por isso o nome popular de Rua das Casas Tortas. Localizada no coração da cidade, passar por ali é indispensável. Admire esse visual curioso e tire boas fotos para recordar!
3. Memorial Tancredo Neves
Natural de São João del Rei, o ex-presidente Tancredo Neves tem um espaço totalmente dedicado a ele em sua cidade natal. Localizado em um casarão do período colonial, o Memorial Tancredo Neves foi inaugurado no fim dos anos 1990 e abriga um acervo que conta sua história desde a infância.
São 8 salas com fotografias, cartas e documentos que preservam a memória do político, além de capas de jornais que noticiaram seu falecimento em 1985. A parte externa do museu possui um jardim aconchegante e uma estátua do homenageado.
Bem ao lado do Memorial, você encontrará o Solar dos Neves, casarão que pertence à família de Tancredo e é um Patrimônio Cultural tombado pela prefeitura da cidade. Apesar de não ser aberto para visitação, o imóvel é um dos pontos turísticos do destino devido à sua impressionante arquitetura e conservação.
+ Mais um dos tesouros mineiros, Brumadinho é um prato cheio de maravilhas e arte.
4. Teatro Municipal
Gosta de passeios culturais e procura o que fazer em São João del Rei? Então o Teatro Municipal é o lugar ideal para você! Desde a sua inauguração, em 1893, o espaço recebe atrações culturais diversas, incluindo peças teatrais, eventos e apresentações de dança e música.
Ali, a arte acontece por dentro e por fora, afinal, a fachada do teatro é um espetáculo à parte. Diferente da maioria dos prédios da cidade, o local apresenta uma arquitetura clássica em estilo grego e, certamente, rende boas fotos.
Assine a newsletter
5. Ponte da Cadeia
Sabe aquelas cenas de novelas de época que se passam em municípios do interior? Então, algo parecido pode ser visto em São João del Rei, mais especificamente na Ponte da Cadeia.
Foram os portugueses que a construíram no ano de 1798, e seu visual tem um estilo romano. A ponte foi erguida sobre arcos de pedra, cujo rejunte foi feito com argamassa à base de óleo de baleia.
Trata-se de um marco histórico da região porque a obra foi necessária após a queda da ponte antiga. Além disso, teve um importante papel para o comércio, já que ali perto estava o local onde se pesava o ouro.
6. Museu Regional de São João Del Rei
Próximo à ponte, está mais um dos atrativos turísticos do destino. O Museu Regional possui um extenso acervo, com mais de 400 peças que retratam os costumes do povo mineiro que viveu no período colonial.
A exposição permanente é distribuída nos três andares do casarão, onde você pode observar itens de diversos tipos, desde pinturas até meios de transporte da época. O museu também acolhe exposições temporárias, que contemplam artistas locais, nacionais e internacionais.
E tem mais! O espaço conta com uma biblioteca com mais de 1.200 livros, e ainda recebe apresentações e eventos culturais.
7. Museu Ferroviário
Para os amantes de antiguidades, o Museu Ferroviário é uma parada obrigatória para incluir no seu roteiro de viagem. Ele fica na Estação Ferroviária de São João del Rei e tem várias peças muito interessantes, entre elas telefones, balanças, relógios, sinos e ferramentas. Ah, e lá você também vai encontrar um vagão luxuoso antigo, usado apenas pela elite nos séculos passados.
O museu foi inaugurado em 1981, ano em que a Estrada de Ferro Oeste de Minas completou 100 anos. Aliás, é por essa ferrovia que passa o Passeio de Maria Fumaça mais famoso de Minas Gerais. Vamos te contar sobre ele a seguir!
+ Quem foi que disse que em Minas não tem mar? Conheça Capitólio e apaixone-se!
Passeio de Maria Fumaça em São João del Rei
Você sabia que a locomotiva que faz o trajeto entre São João del Rei e Tiradentes é a mais antiga Maria Fumaça em funcionamento no Brasil? Só assim já dá para medir o quanto este passeio é valioso, não é mesmo?!
Mas não para por aí! Os 12 km de percurso entre as cidades são repletos de paisagens de tirar o fôlego, como a grandiosa Serra de São José. Prepare-se para passar 45 minutos de pura emoção dentro dos vagões preservados em estilo imperial.
Lembrando que o trem pode partir tanto de São João quanto de Tiradentes, em diferentes horários. O indicado é comprar o bilhete para o trem turístico com antecedência, afinal, estamos falando do passeio mais disputado da região. Garanta sua vaga e aproveite!
Continua depois da Publicidade
O que fazer em São João del Rei à noite?
Não tenha dúvidas quanto aos agitos noturnos e boemia da cidade histórica mineira! Vai por mim, a movimentação é intensa durante a noite, até porque, São João também é uma cidade universitária.
Assim, estudantes e turistas se mesclam nos bares locais, sobretudo na Rua da Cachaça, amais badalada do município. Nela, destaca-se o Barteliê, com mesas colocadas na rua e música ao vivo de qualidade, tocando gêneros variados.
São várias opções de bares e restaurantes na região central e fora dela, alguns para passar um par de horas e outros para varar a madrugada.
Também é possível fazer um passeio cultural noturno no Centro Cultural da Universidade Federal de São João del Rei, onde há shows gratuitos e exposições de arte. E uma coisa é fato: a hospitalidade do povo mineiro vai deixar sua noite ainda mais animada e agradável.
Quantos dias ficar em São João del Rei?
Quanta coisa dá para fazer neste destino, hein?! A boa notícia é que, para os viajantes que têm pouco tempo disponível, um giro pelo Centro Histórico permite conhecer diversos atrativos em um só dia.
Apesar disso, o ideal mesmo é passar pelo menos dois dias completos em São João del Rei. Nesse caso, dá para montar um roteiro básico, mais ou menos assim:
- Dia 1: Tour pelo Centro Histórico
- Dia 2: Passeio de Maria Fumaça e Museu Ferroviário
E se tiver tempo de sobra, aí vale aproveitar ainda mais e, inclusive, dar um pulo em outros destinos próximos. Que tal experimentar nosso criador de roteiro personalizado?
Vale a pena ir de carro para São João del Rei?
Você tem dúvidas se é realmente vantajoso viajar de carro para São João? Não se preocupe, este guia serve para te ajudar com isso também! Olha só, é verdade que os atrativos centrais podem ser visitados a pé, e é até melhor fazer essa caminhada para sentir a vibe da cidade.
Ainda assim, estar de carro tem os seus benefícios, pois possibilita que você vá a pontos mais distantes ou até mesmo se desloque da sua hospedagem até o lugar que deseja visitar. E ainda tem um detalhe: se você pensa em passar por outros destinos na região, certamente um veículo será o seu maior aliado.
Muitas pessoas que visitam São João del Rei acabam esticando a viagem para conhecer a cidade de Bichinho, por exemplo. O pequeno município atrai uma infinidade de visitantes por ter uma casa bastante peculiar, tombada para o lado. Além disso, Bichinho faz parte do Caminho Velho da Estrada Real.
Também vale a pena aumentar o seu roteiro se quiser ter uma vista única da Serra de São José em Prados, a pouco mais de 28 km de distância de São João. Outra opção é contemplar o pôr do sol no Mirante das Lajes, em Resende Costa, a aproximadamente 37 km do município.
+ Nem precisamos falar de Tiradentes, né? A cidade fica bem perto do nosso destino principal e merece uma visita.
Continua depois da Publicidade
Então… vamos viajar?
Está decidido, vamos pegar estrada juntos! Funciona assim: você aluga um carro com a gente e aproveita uma viagem cheia de liberdade e conforto. E olha que ainda nem comentamos sobre a praticidade que é reservar o carro pelo nosso app e, ao utilizar o Localiza FAST retirada digital, dá para retirar o veículo no aeroporto de Belo Horizonte sem enfrentar filas.
Aguardamos você!