Ir para o conteúdo

Recife tem música para os ouvidos e colírio para os olhos

Por: Equipe Localiza

|

0 | Média:  3 / 5

Siga no

Neste conteúdo, você vai ler:

Clique para ir direto ao assunto do seu interesse.

Recife, PE, é a cidade das cores, do ritmo e da cultura. São tantos os atrativos turísticos, que você vai querer passar suas férias inteiras no destino. E, afinal, quem não sonha em visitar um lugar tão cheio de alegria e visuais fascinantes?!

Ainda não sabe o que fazer em Recife? Tudo bem, neste guia você descobrirá os encantos da cidade onde a tradição se encontra com a modernidade. Continue com a gente e conheça os encantos da capital mais antiga do país.

Aperte o cinto e vamos nessa!

Continua depois da Publicidade

Onde fica Recife e como chegar?

Fundada em 1537, Recife é a capital do estado de Pernambuco, na região Nordeste do Brasil. O destino conta com um aeroporto que recebe voos diários, nacionais e internacionais. Isso significa que chegar lá é super fácil!

Inclusive, quem está em outros estados nordestinos pode ir a Recife facilmente de carro. O trajeto é feito pela BR-101, que também dá acesso a outras capitais da região, como Maceió (AL) e João Pessoa (PB).

Para explorar os pontos turísticos da cidade ou até mesmo dar uma passada em municípios vizinhos, alugue um carro e seja feliz! Assim, você poderá fazer seu roteiro com muito mais liberdade, no seu tempo.

Qual é a melhor época para visitar Recife, PE?

Como qualquer destino litorâneo, Recife fica bastante movimentada no verão, sendo a temporada ideal para quem gosta de atividades ao ar livre. Com as temperaturas lá em cima, a cidade fica cheia de turistas em busca de um refúgio com pé na areia e brisa fresca. O movimento é ainda maior em fevereiro, já que o carnaval recifense é um evento bastante popular.

Por outro lado, a capital fica mais vazia no inverno, que é a temporada chuvosa. Essa não é a época mais indicada para fazer a viagem, afinal, as chuvas podem atrapalhar seu roteiro. Escolha os meses de março, abril, setembro ou novembro se quiser pagar mais barato em passagens e hospedagem, e correr menos risco de pegar uma chuva.

É hora de montar o seu roteiro de viagem em Recife!

Assine a newsletter

Receba dicas de roteiros de viagem e tudo sobre o universo dos automóveis no seu e-mail.

Oba! Valeu por se inscrever. Logo mais você receberá nossas novidades no seu e-mail.
Ocorreu um erro. Tente novamente mais tarde.
As informações coletadas serão utilizadas para envio de comunicações por e-mail. Para mais informações sobre o tratamento de dados pessoais, acesse o nosso Portal de Privacidade.
Esse site é protegido por reCAPTCHA. As Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.

O que fazer em Recife, PE? Conheça os pontos turísticos e passeios!

A capital pernambucana é um destino capaz de agradar turistas de todos os estilos. O local oferece atrações culturais e históricas, boa comida e belas praias. Vai por mim, dá para curtir diferentes cenários sem precisar sair da cidade, viu?

Abaixo, selecionamos os pontos que você precisa visitar e, assim, acabar com suas dúvidas sobre o que fazer em Recife. Acompanhe!

Recife Antigo

A cidade é como um tesouro turístico, onde o bairro Recife Antigo brilha como uma relíquia histórica. Ao caminhar por suas ruas de paralelepípedos, você encontrará museus e outros estabelecimentos instalados em construções que preservam sua arquitetura colonial.

Visite o bairro e descubra toda essa riqueza no coração da cidade!

Marco Zero

Aqui foi onde tudo começou! O Marco Zero, localizado na Praça Rio Branco, foi o ponto de partida para o desenvolvimento da cidade no século XVI.

Praça em Recife com rosa dos ventos desenhada no chão. Ao fundo, destacam-se dois edifícios com estilo arquitetônico colonial
Marco Zero, Recife, Pernambuco. (Foto Getty Images)

Também conhecido como Praça do Marco Zero, o local é ornamentado por uma rosa dos ventos feita com pedras no chão, obra do artista pernambucano Cícero Dias.

A partir desse ponto, é possível visitar outros locais da região central. Prepare-se para uma caminhada pelo bairro histórico!

+ Por falar em tradição, faça uma jornada pelas belezas da Estrada Real!

Paço do Frevo

O Museu Paço do Frevo é dedicado à preservação do ritmo originário de Pernambuco. Neste passeio, você terá contato com a origem da dança tradicional, além de ver exposições artísticas relacionadas a ela.

Também é possível participar de oficinas de dança e, assim, ter uma experiência genuinamente recifense. Esta é uma parada obrigatória para os turistas que valorizam arte e cultura, especialmente porque o frevo tem o título de Patrimônio Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

Museu Cais do Sertão

As memórias do sertão nordestino estão reunidas no Museu Cais do Sertão. O acervo permanente proporciona uma experiência imersiva, com obras interativas sobre a cultura sertaneja, combinando elementos audiovisuais, artefatos antigos e tecnologia para contar as histórias fascinantes do povo local.

Entre as exposições, os visitantes têm a oportunidade de explorar a vida e a obra de Luiz Gonzaga, um dos músicos mais ilustres do Brasil. O Rei do Baião é lembrado ao lado de outras figuras brasileiras que fazem parte das mostras fixas do museu.

Embaixada dos Bonecos Gigantes

Se você conhece minimamente o famoso carnaval pernambucano, está certamente familiarizado com os bonecos gigantes que dão o tom da festividade local. Esses icônicos itens podem ser apreciados na Embaixada dos Bonecos Gigantes, que, na verdade, é uma espécie de museu.

Além das figuras expostas, o local se torna mais interessante por fornecer informações sobre sua produção. A exposição muda constantemente, e podem ser exibidos bonecos que fazem referência a diferentes personalidades brasileiras, como Chacrinha, Pelé e Rita Lee.

Rua do Bom Jesus

Uma das principais atrações do Recife Antigo é a Rua do Bom Jesus, que já foi chamada de Rua dos Judeus devido à presença da sinagoga mais antiga das Américas, a Sinagoga Kahal Zur Israel. Hoje em dia, a rua é um local animado, repleto de bares, restaurantes e lojas.

Rua de paralelepípedos e construções coloniais com fachadas coloridas em Recife
Rua do Bom Jesus, Recife, Pernambuco. (Foto Getty Images)

Os casarões coloniais, com suas fachadas coloridas, deixam a rua ainda mais charmosa. É o ambiente perfeito para encher os olhos com uma bela vista e lotar a galeria do celular com fotos incríveis. Aliás, é nesta via que está localizada a Embaixada dos Bonecos Gigantes, citada anteriormente.

Torre Malakoff

Construída em meados do século XIX, a Torre Malakoff foi erguida com a intenção inicial de ser um observatório astronômico. Acontece que, nos anos 2000, o local se transformou em um centro cultural e artístico, com exposições diversas.

Torre com arquitetura europeia preservada. Há algumas janelas e um relógio no topo
Torre Malakoff, Recife, Pernambuco. (Foto Getty Images)

Além de sua arquitetura imponente, o edifício oferece uma vista panorâmica espetacular do Recife Antigo, tornando-se um ponto imperdível para os visitantes interessados na história e na beleza da cidade.

Outras atrações para conhecer no Recife Antigo:

  • Paço Alfândega
  • Caixa Cultural
  • Centro de Artesanato de Pernambuco

+ Conheça as mais belas capitais da região Nordeste!

Continua depois da Publicidade

Praias do Recife

A capital pernambucana é nomeada assim por conta dos arrecifes de corais que criam a barreira ao longo da costa. Isso faz com que suas praias sejam especiais e formem piscinas naturais durante a maré baixa.

Ah, um detalhe importante: as praias ali têm incidência de aparição de tubarões, principalmente na maré alta. Por isso, tenha muita atenção às sinalizações e orientações em relação aos perigos. Com os devidos cuidados, seu passeio será tranquilo e sereno.

E aí, que tal se refrescar nas águas pernambucanas?

Praia de Boa Viagem

Entre as praias mais famosas da região, destaca-se a Praia de Boa Viagem, com sua extensa faixa de areia banhada por águas mornas e cristalinas. O mar é bem calmo por ali devido à muralha natural formada pelos arrecifes, o que a torna perfeita para um banho relaxante.

Vista aérea de praia urbana com enorme faixa de areia e grandes edifícios modernos na orla de Recife. A água do mar possui um tom esverdeado
Recife, Pernambuco. (Foto Getty Images)

É uma praia com ótima estrutura de quiosques e barracas, além de ser margeada por um calçadão com ciclovia e parquinho. O local também é muito frequentado por pessoas que fazem caminhada ou praticam esportes, como vôlei, por exemplo.

Praia do Pina

Seguindo a orla pela Avenida Boa Viagem, você chega à Praia do Pina. Emoldurada por coqueiros, o lugar merece uma parada para dar aquele mergulho nas piscinas naturais, petiscar frutos do mar e apreciar o pôr do sol. Além disso, é uma boa opção para a prática de esportes aquáticos.

Praia de Piedade

Esta também é uma continuação da Praia de Boa Viagem, e fica na região metropolitana de Recife. Menos movimentada que a praia principal, Piedade pode ser uma boa pedida para quem está com a família e deseja fazer um passeio mais calmo.

+ Suas férias podem ser ainda melhores se você aproveitar para conhecer destinos próximos ao Recife, como Porto de Galinhas e Maragogi.

Capela Dourada

Você não pode perder a oportunidade de visitar uma construção barroca ornamentada com ouro e pinturas sacras. Assim é o interior da Capela Dourada, construída no século XVII, que hoje é um dos principais pontos turísticos da cidade.

Interior de uma igreja ornamentada com ouro e pinturas sacras nas paredes e no teto. O altar aparece ao fundo
Capela Dourada, Recife, Pernambuco. (Foto Getty Images)

É uma verdadeira joia arquitetônica que impressiona a cada detalhe brilhante nas paredes e no teto. Além desse templo divino, o local abriga o Museu de Arte Sacra da cidade.

Outras igrejas para conhecer no município pernambucano:

  • Basílica Nossa Senhora do Carmo;
  • Igreja de São Pedro dos Clérigos;
  • Igreja da Madre de Deus.

Instituto Ricardo Brennand

Não há dúvidas de que a capital do Pernambuco respira arte, não é mesmo? Para reforçar isso e incrementar nossa lista do que fazer em Recife, aí vai mais uma dica imperdível! O Instituto Ricardo Brennand guarda peças da antiguidade e itens artísticos, incluindo pinturas, livros e discos.

O lugar é interessante por si só, devido ao seu cenário que lembra um castelo medieval, com jardins exuberantes. Uma das principais atrações do Instituto é a Coleção Francisco Brennand, que exibe as obras do renomado artista plástico pernambucano, conhecido por suas fascinantes esculturas em cerâmica.

Outras atrações históricas e culturais para conhecer em Recife:

  • Casa da Cultura;
  • Teatro de Santa Isabel;
  • Museu da Cidade no Forte de Cinco Pontas.

Cinema São Luiz

Restam poucos cinemas de rua no Brasil, e um deles fica na capital de Pernambuco. O Cinema São Luiz foi inaugurado na década de 1950 e, em 2008, foi tombado como monumento histórico do estado após passar por uma reforma.

Apreciadores da sétima arte precisam visitar o local que representa o audiovisual nordestino. Aliás, é mais interessante fazer a visita durante o Festival Janela Internacional de Cinema do Recife, que acontece em julho.

Olinda

Recife e Olinda são cidades vizinhas, a uma distância de mais ou menos 10 km. Pertinho, né? Este é mais um destino que você pode conhecer em Pernambuco sem precisar fazer um grande deslocamento e, acredite, vale a pena!

Olinda é reconhecida por suas ruas estreitas, prédios coloniais preservados e ritmos de frevo e maracatu. Inclusive, a cidade é considerada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, a segunda a receber esse título pela UNESCO, após a charmosa Ouro Preto (MG).

Atrações para conhecer em Olinda:

  • Mosteiro de São Bento;
  • Igreja da Sé de Olinda;
  • Elevador Panorâmico do Alto da Sé.

Vida noturna: o que fazer em Recife?

A noite cai na capital, para onde ir? Você tem algumas opções para desfrutar da movimentação noturna em diferentes regiões da cidade. Olha só:

Vista aérea do entardecer em uma cidade cercada por um rio, por onde atravessam várias pontes
Recife, Pernambuco. (Foto Getty Images)
  • A Rua da Moeda, no Recife Antigo, é conhecida por seus bares e restaurantes que ganham vida durante a noite;
  • No bairro Boa Vista, também há várias alternativas de bares, sobretudo na Avenida Manoel Borba e Largo da Santa Cruz;
  • A Feirinha de Boa Viagem funciona no período noturno, com barracas que vendem artesanato e roupas de um lado e, de outro, comidas regionais;
  • Se o que você procura é um happy hour, seu destino é o Bar Central, no bairro de Santo Amaro.

+ As receitas típicas do Nordeste dão água na boca. Confira algumas delas!

Continua depois da Publicidade

Recife, aí vamos nós!

Seu guia de viagem para a cidade do carnaval mais famoso do Brasil já está em mãos. Agora sabe o que falta? Alugar um carro e pegar estrada para aproveitar toda essa riqueza que a capital oferece.

Deixa com a gente! Para fazer o aluguel de forma simples e rápida, é só baixar nosso aplicativo e resolver tudo com poucos cliques. Melhor que isso é usar o FAST Retirada Digital para retirar o veículo no aeroporto de Recife sem enfrentar filas.

Nos vemos por aí nas estradas da vida!

Curtiu esse conteúdo? Avalie

Média: 3 / 5

As informações coletadas serão utilizadas para envio de comunicações por e-mail. Para mais informações sobre o tratamento de dados pessoais, acesse o nosso Portal de Privacidade.
Esse site é protegido por reCAPTCHA. As Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.
Seu comentário será verificado
e poderá ser publicado em breve.
{##}