Ir para o conteúdo

Vai Por Mim

Parintins: o coração cultural da Amazônia

Por: Equipe Localiza e Fusconautas

|

0 | Média:  5 / 5

Siga no

Neste conteúdo, você vai ler:

Clique para ir direto ao assunto do seu interesse.

Se você quer conhecer as tradições culturais amazônicas, temos o destino perfeito para te apresentar! Parintins, a Ilha da Magia, é famosa por seu espetáculo folclórico anual que dura três noites seguidas em junho, o Festival de Parintins.

Nesse período, a cidade atrai cerca de 100 mil visitantes. Impressionante, concorda? Então, se você planeja ser um deles, é bom conhecer mais sobre a região e descobrir outras atividades para fazer além do festival.

Vamos para a terra dos bois Garantido e Caprichoso?!

Continua depois da Publicidade

Onde fica a cidade de Parintins e como chegar?

Boas-vindas, você está no estado do Amazonas! A cidade de Parintins fica a mais ou menos 370 km de distância de Manaus, capital do Amazonas, no Norte do país. Existem duas opções para chegar ao destino, que faz divisa com o estado do Pará. Veja só!

De avião

Pegar um voo saindo de Manaus é a alternativa mais rápida para chegar à Ilha Tupinambarana, como também é conhecido o município. Essa viagem pode durar entre uma e duas horas, o que depende de ser um voo direto ou com escala.

Aliás, se você vai ao festival, saiba que os preços dos voos podem subir e acabar rapidamente devido à alta demanda. Então, é preciso se programar para comprar passagens mais baratas, sobretudo saindo de capitais como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Também é importante buscar hospedagens disponíveis e garantir os ingressos para o festival, beleza?

De barco

Outra maneira de chegar ao destino é atravessando o Rio Amazonas em uma embarcação. Essa é uma aventura e tanto!

O tempo gasto para fazer a travessia pode variar bastante, dependendo do tipo de transporte aquático utilizado. Os barcos comuns podem chegar a fazer 18 horas de viagem na ida e até 24 horas de viagem na volta.

As lanchas a jato, por sua vez, são menores e mais rápidas. O tempo de duração da ida costuma ser de 8 horas, enquanto a volta pode durar até 10 horas. Esta opção, além de mais ágil, é também a mais cara.

+ Já pensou em adentrar à floresta tropical? Você pode descobrir uma Amazônia selvagem como nunca viu!

É possível ir de carro a Parintins?

Não é possível chegar ao município por via terrestre. Portanto, se estiver de carro, você terá de pegar uma balsa para atravessar o rio, considerando o tempo de viagem.

Vale muito a pena fazer esse trajeto e conhecer bem de perto as belezas naturais desse destino. Então, caso você queira colocar o pé na estrada, alugue um carro com a gente, é simples e rápido!

Depois, aproveite a viagem de barco para admirar as paisagens amazônicas incríveis pelo caminho! E aí, partiu?

Assine a newsletter

Receba dicas de roteiros de viagem e tudo sobre o universo dos automóveis no seu e-mail.

Oba! Valeu por se inscrever. Logo mais você receberá nossas novidades no seu e-mail.
Ocorreu um erro. Tente novamente mais tarde.
As informações coletadas serão utilizadas para envio de comunicações por e-mail. Para mais informações sobre o tratamento de dados pessoais, acesse o nosso Portal de Privacidade.
Esse site é protegido por reCAPTCHA. As Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.

O que fazer em Parintins: conheça o Festival Folclórico!

A Ilha da Magia amazonense é tão rica culturalmente que guarda um Patrimônio Histórico e Artístico Nacional: o Festival Folclórico de Parintins. Ele ocorre ao longo de três noites seguidas, sempre no último final de semana de junho.

Fachada de centro cultural com outdoor de bois-bumbá.
Centro Cultural e Esportivo Amazonino Mendes de Parintins, Amazonas. (Foto: Fusconautas)

Nossos amigos do Fusconautas, Carol Mendonça e Cláudio Jedai, aproveitaram o evento e puderam ver as toadas (ou loas) ganharem vida. Toada é “música de boi”. O canto retrata a vida do amo do boi, do caboclo amazonense, do povo da cidade e da cunhã poranga — uma bela mulher, que simboliza os povos originários.

As toadas embalam este grandioso evento, celebrado no Centro Cultural e Esportivo Amazonino Mendes, popularmente conhecido como Bumbódromo. A festa foi criada para celebrar a rica herança folclórica e cultural da Amazônia. Ela conta com uma competição épica entre dois personagens: os bois-bumbás Garantido e Caprichoso.

As apresentações parecem muito com o que acontece nos sambódromos que já conhecemos. Cada boi-bumbá desfila ao lado de milhares de integrantes divididos em alas. Ao longo do desfile, são contadas histórias através de músicas, danças, alegorias e dramatizações.

Nessa explosão vibrante de sons e movimentos, as cores também cumprem um papel muito importante. O boi Garantido é representado pelo vermelho, e o boi Caprichoso fica com o azul.

As plateias também têm participação mais que especial durante todo festival. Chamadas de “galeras”, elas ficam responsáveis por torcer pelo seu bumbá preferido, dançando, cantando e usando adornos relacionados ao festival. No final, a interação entre as galeras ajuda a definir a disputa, mas é importante seguir as regras para não perder pontos.

Um evento dessa magnitude precisa de um longo período de preparo. São seis meses de ensaio, que é realizado nos currais correspondentes a cada boi. Ali, eles preparam suas fantasias e organizam as apresentações, que sempre abordam temáticas regionais, lendas, rituais indígenas e costumes dos povos ribeirinhos.

Além dessa maravilhosa manifestação cultural, que é o festival mais importante da região, Parintins oferece outras atrações turísticas. Vamos conhecer agora!

Continua depois da Publicidade

O que fazer em Parintins além do festival?

Esta é uma ótima oportunidade para explorar a Amazônia de maneira autêntica e envolvente. Conhecer Parintins vai te dar uma experiência completa, para você se conectar com a vida ribeirinha na maior floresta tropical do mundo.

Ir ao Mercado Municipal de Parintins

Localizado à margem do Rio Amazonas, o Mercado Municipal é um ponto indispensável para os turistas. Lá, você vai se aprofundar na gastronomia local, experimentando as receitas típicas amazonenses. Entre elas, está o icônico pão com tucumã e queijo coalho, além da tapioca tradicional da região.

Cuia contendo a comida típica Tacacá.
Conheça todos os sabores de Parintins. (Foto: Fusconautas)

Nessa visita, você também pode experimentar o café e conhecer uma variedade de ervas vindas da floresta. Outros tipos de produtos são encontrados no local, incluindo artesanatos produzidos no município.

Conhecer a Catedral de Nossa Senhora do Carmo

A Catedral de Nossa Senhora do Carmo é um dos marcos do destino, construída a partir de 1961 e inaugurada somente em 1981. Com o nome de Santuário Amazônico, a igreja tem uma ligação com o Festival Folclórico, criado para arrecadar dinheiro para sua construção.

Sua torre imponente é a mais alta da ilha, com 42 metros de altura e uma imagem da padroeira da cidade no topo. Há, também, festividades em homenagem a Nossa Senhora do Carmo, que acontecem entre os dias 6 a 16 de julho.

Ver o pôr do sol na Praça do Comunas

Este é um grande ponto de encontro na cidade, localizado na beira do Rio Amazonas. A Praça Judith Prestes, apelidada de Praça do Comunas, é onde os torcedores dos bois costumam frequentar durante os dias de festival, sobretudo a galera do boi Garantido.

Ali, as torcidas se encontram e já começam a se animar para as apresentações que rolam durante a noite, por isso, a região fica bem movimentada na época do evento. Além disso, recomendamos o local para observar a imensidão do rio e assistir ao pôr do sol.

+ A cidade de Anavilhanas, no Amazonas, é um convite para sentir a natureza em seu estado mais puro.

Refrescar-se no Balneário Cantagalo

O clima tropical de Parintins pede um pouco de frescor. Para isso, visite o Balneário Municipal Cantagalo e aproveite tudo o que há de bom por lá. A estrutura do local conta com restaurante, lanchonete e bar, além de um píer, quadra para esportes e palco para shows.

O espaço fica em uma comunidade rural chamada Aninga, pode ser acessado por uma estrada asfaltada e possui área de acampamento.

Passear de triciclo

Os triciclos são meios de transporte muito utilizados em Parintins — e também são atrativos turísticos, é lógico. Esses carrinhos coloridos e enfeitados levam os visitantes para todo canto da cidade, inclusive aos currais dos bois.

Mulher ao lado de um triciclo colorido folclórico.
Parintins, Amazonas. (Foto: Fusconautas)

Definitivamente, essa é uma forma divertida e prática de explorar as ruas e pontos turísticos de Parintins. Ah, e mantenha seus ouvidos atentos, pois os condutores podem compartilhar histórias e curiosidades locais durante o trajeto.

Fazer compras na Feira de Artesanato Indígena

Uma ótima maneira de valorizar a cultura e a economia regional é comprando na mão dos artesãos parintinenses. As peças vendidas no município são feitas com materiais naturais, como penas, palha e raízes de árvores.

A feira acontece durante o período do festival na Praça Eduardo Ribeiro (ou “Praça da Prefeitura”). E se quiser levar para casa uma lembrancinha do evento, é lá mesmo que você vai encontrar!

Ir ao calçadão na beira do Rio Amazonas

A orla do rio é mais um local que você pode visitar no destino. Essa região é cheia de bares e restaurantes para você se deliciar com a culinária amazonense enquanto aprecia uma bela paisagem.

Vista aérea da cidade de Parintins à beira do Rio Amazonas.
Calçadão na beira do Rio Amazonas. (Foto: Fusconautas)

+ Você sabia que Belém do Pará foi projetada para proteger a Floresta Amazônica? Saiba mais sobre esse destino!

Um carro, um barco e uma viagem inesquecível

Como você já viu, a viagem até Parintins é uma aventura por si só. Se quiser mais emoção, pegue um carro em Manaus e dirija por cerca de 3h30 até Itacoatiara (AM), aproveitando as estradas do Amazonas. Chegando lá, você pega uma embarcação rumo ao destino final.

E aí, você topa fazer essa viagem? Alugue um carro em Manaus com a gente! Faça a reserva em nosso site e retire o veículo na agência Localiza na capital amazonense!

Mulher e homem em frente a um fusca de cor vinho em praça de Parintins, AM
Parintins, Amazonas. (Foto: Fusconautas)

Curtiu esse conteúdo? Avalie

Média: 5 / 5

As informações coletadas serão utilizadas para envio de comunicações por e-mail. Para mais informações sobre o tratamento de dados pessoais, acesse o nosso Portal de Privacidade.
Esse site é protegido por reCAPTCHA. As Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.
Seu comentário será verificado
e poderá ser publicado em breve.
{##}