Neste conteúdo, você vai ler:
Clique para ir direto ao assunto do seu interesse.
Ninguém tem dúvidas quanto ao charme e aos encantos das cidades do Sul do país, concorda? Hoje, você conhecerá mais uma dessas preciosidades. Morretes é um destino abraçado pela Mata Atlântica, que esbanja tranquilidade e possui fortes raízes culturais.
Seja você um amante da natureza, um apreciador da gastronomia ou um entusiasta da história, tenha em mente que a cidade possui uma magia capaz de conquistar a todos. É um lugar para ir de coração aberto para desfrutar de sua aura de serenidade.
Assim começa mais uma jornada inspiradora, e nós queremos sua companhia nesta viagem. Vamos juntos!
Continua depois da Publicidade
Onde fica Morretes e como chegar?
Morretes é uma cidade que fica no Paraná, a uma distância de aproximadamente 70 km de Curitiba, capital do estado. O destino está situado entre a serra e o litoral paranaense, por isso, oferece uma paisagem pitoresca singular.
A melhor forma de chegar à cidade é pegando um voo até Curitiba, onde você pode alugar um carro e cair na estrada. O trajeto é feito pela BR-277 e, em seguida, pela PR-408. Você também pode optar por passar pela Estrada da Graciosa, na Serra do Mar.
Aproveite, pois será uma viagem surpreendente em meio às montanhas no trecho mais preservado da Mata Atlântica. Essa experiência encantadora começa no caminho e oferece muito o que explorar na cidade. Em breve você descobrirá!
Qual é a melhor época para visitar Morretes (PR)?
A melhor época para ir a Morretes depende do seu objetivo de viagem. No verão, com as altas temperaturas, também vem a alta temporada. Existe, sim, a possibilidade de chuvas, principalmente no mês de fevereiro.
Já no inverno, não costuma chover na região e a temperatura cai. Esse é o melhor período para quem gosta de curtir o frio do Sul. E para quem quer participar das festividades locais, tem a Festa da Cachaça em janeiro e a Festa do Barreado em setembro.
+ Você vai se surpreender com o litoral paranaense. Veja a maravilha que é a Ilha do Mel!
O que fazer em Morretes? 7 passeios e atrações
Morretes é uma cidade pequena, mas de uma formosura sem tamanho. Inclusive, o turismo é uma das principais atividades que movimentam a economia da região. A seguir, você vai descobrir o que fazer no destino e, assim, não esquecerá de passar por nenhum cantinho especial durante sua estadia.
Bora lá!
Assine a newsletter
1. Centro Histórico de Morretes
Não precisa de máquina do tempo para voltar ao passado, basta uma visita ao centro histórico da cidade. A região é formada por ruas estreitas de paralelepípedos, casarões coloniais preservados e igrejas antigas, ou seja, tudo aqui que nos remete a eras remotas.
Fundado em 1721, o destino ainda preserva sua herança colonial. Nas construções do centrinho, especialmente na Rua das Flores, funcionam lojas variadas, cachaçarias, espaços culturais e restaurantes.
2. Rio Nhundiaquara
O Rio Nhundiaquara atravessa Morretes e deságua na Baía de Paranaguá, em Antonina. Mas é no centro da cidade que os visitantes ficam às suas margens para admirá-lo. Aliás, a Ponte Velha dá um ar ainda mais interessante ao local.
Dependendo das condições da água, é possível até fazer um rápido passeio de canoa ou praticar bóia cross pelo rio.
+ Nós já estivemos em Antonina e contamos um pouco do que vimos por lá. Veja as dicas de uma viajante que nasceu nessa terrinha!
3. Igreja Matriz
A Paróquia Nossa Senhora do Porto é mais um dos pontos turísticos de Morretes. Construída no início do século XIX, época em que o catolicismo era empregado pela corte portuguesa, ela representa um dos fatos históricos do período colonial.
A igreja, que preserva suas características arquitetônicas, está localizada no Largo da Matriz, em um ponto alto na região central da cidade.
4. Parque Temático Hisgeopar
Procurando um passeio imersivo e informativo?
Então se liga: o Parque Temático Hisgeopar conta a história do Paraná por meio de uma enorme maquete que possui até movimentos. As miniaturas representam o povo paranaense, as florestas, os rios, a estrada de ferro e outros elementos importantes para o estado.
+ Aprenda o que é ecoturismo e conheça alguns destinos para viajar com sustentabilidade e respeito ao meio ambiente no Brasil.
5. Parque Estadual do Pico do Marumbi
Agora, se você está se perguntando quais as opções do que fazer em Morretes para os amantes da natureza, sua resposta chegou! O Parque Estadual Marumbi é o paraíso dos ecoturistas.
O conjunto é composto por diversas montanhas. Um dos cumes do Pico do Marumbi é o Monte Olimpo, o ponto mais alto do parque, muito procurado por praticantes de montanhismo. O local também dá acesso a incríveis cachoeiras, na área chamada de Salto dos Macacos.
Visite o parque para caminhadas e trilhas em meio à natureza, além de atividades mais radicais, como escalada.
+ Aproveite o embalo e conheça os cânions do Paraná!
6. Passeio de trem
É impossível falar desse destino sem citar o famoso passeio de maria-fumaça pela Serra do Mar. A locomotiva faz o trajeto Curitiba-Morretes, podendo partir de ambas as cidades, só que em horários diferentes. Consulte o site da Serra Verde Express para mais detalhes!
Os viajantes são agraciados com vistas espetaculares da floresta tropical, pontes centenárias e riachos pitorescos ao longo do percurso. A viagem tem duração de 4 horas por trecho, portanto, programe-se para curtir o passeio mais emblemático da cidade.
Continua depois da Publicidade
Culinária local: o famoso Barreado
A identidade culinária de Morretes tem um nome: barreado. O prato típico reflete as raízes gastronômicas da região, embora não haja um consenso sobre sua origem. Fato é que a iguaria paranaense resgata histórias ligadas ao seu longo modo de preparo e à necessidade de vedar a panela para preservar o alimento por mais tempo.
O barreado é um ensopado de carne, cozido lentamente em uma panela de barro. A preparação é feita com carne bovina, temperos variados e especiarias. O resultado é uma carne extremamente suculenta e saborosa, que desfia facilmente com um garfo. É de dar água na boca!
Ah, e além de ser uma tradição, o barreado é tombado como Patrimônio Imaterial do Paraná.
Cachaça morretiana para acompanhar
Aos apreciadores de bebidas, Morretes é um ótimo lugar para experimentar uma cachaça diferenciada. A cidade se destaca como uma das produtoras de cachaça artesanal devido à qualidade especial da cana-de-açúcar produzida na região, onde o clima é propício para o cultivo.
Portanto, a bebida tem um significado cultural, e os turistas amam a experiência de degustar algo com tanto sabor, dedicação e exclusividade. Mas fica o lembrete mais importante: se beber, não dirija!
E por falar em dirigir…
Continua depois da Publicidade
Vai alugar um carro? Vem com a gente!
Nada melhor que viajar com conforto e liberdade, não é mesmo?! Já que Morretes fica bem perto de Curitiba, vale muito a pena alugar um carro para chegar ao destino com 1h30 de viagem.
E a gente sabe que tudo o que você quer é praticidade. Por isso, fica o convite para baixar nosso aplicativo e resolver tudo de forma mais rápida. Uma das vantagens é poder usar o Localiza FAST retirada digital, que te permite retirar o carro no aeroporto de Curitiba sem precisar enfrentar filas.
Gostou? Calma que tem mais!
Alugando um carro com a gente, você pode aproveitar ofertas especiais com nossos parceiros. Agora, sim: partiu, Morretes!
Tenha uma boa viagem!