Neste conteúdo, você vai ler:
Clique para ir direto ao assunto do seu interesse.
Você é do tipo de viajante que ama descobrir lugares pouco explorados? Gosta de ter opções para passar um fim de semana? Então, Lavrinhas é o destino certo para você!
O município serrano, cortado por rios e cachoeiras, é modesto em extensão, mas vem se destacando como um local de interesse turístico. Aliás, o turismo é uma das atividades que movimentam a economia da região, assim como a agricultura e a pecuária.
Aqui você vai descobrir o que fazer em Lavrinhas e, vai por mim, vai se encantar pela pequena cidade. Vem com a gente!
Continua depois da Publicidade
Onde fica Lavrinhas e como chegar?
Antes de mais nada, vamos te contar onde fica o seu próximo destino, beleza? Lavrinhas é um município do estado de São Paulo, a uma distância de mais ou menos 220 km da capital. Situada na Serra da Mantiqueira, na região do Vale do Paraíba, a cidade faz divisa com Minas Gerais e está na rota Caminho Velho da Estrada Real.
A principal via de acesso para esse cantinho paulista é a Rodovia Presidente Dutra (BR-116) em direção ao interior do estado. Simples assim! Siga as placas ou use o GPS para se orientar!
+ Lavrinhas fica bem perto do Resende, município do RJ que abriga a região de Visconde de Mauá. Fica a dica para dar um pulinho em mais um destino fascinante!
O que fazer em Lavrinhas? 5 lugares para visitar
Pronto para conhecer os pontos turísticos de Lavrinhas? O destino oferece atrativos em meio a belas paisagens e é uma boa pedida para passar o fim de semana longe do agito da metrópole.
Vem com a gente!
1. Cachoeira da Pedreira
Começando pela dica dos nossos parceiros, César e Josi Wataya, do portal Mochila Cheia. Eles visitaram a Cachoeira da Pedreira e contaram pra gente como foi sua experiência por lá. Olha que bacana!
Esta cachoeira é uma das atrações naturais mais notáveis da região e oferece uma experiência refrescante para quem a visita. Deu para notar, né? Uma pequena trilha de terra é o caminho que te leva a este pedaço de paraíso com águas cristalinas.
Apesar de haver subidas e descidas, o percurso é considerado leve, mas vale ter mais atenção com pessoas de mobilidade reduzida, idosos e crianças pequenas. Além do poço principal, há vários outros ali ao redor, onde também é possível se banhar e relaxar.
Dica Vai de Localiza: se for passar o dia no local, leve água e lanches, pois não há estrutura por ali. Ah, lembre-se que a cachoeira fica em uma propriedade particular, portanto, é cobrada uma taxa de entrada.
2. Poço Azul
Através de uma trilha um pouco mais difícil e longa, você chega ao famoso Poço Azul de Lavrinhas. Não tenha dúvidas de que o esforço da caminhada será recompensado quando você olhar para aquela piscina natural de tom verde-esmeralda!
O melhor horário para visitar esta maravilha é por volta do meio-dia, quando o sol ilumina toda a natureza ao redor. Só não se esqueça de passar bastante protetor solar e se hidratar, viu?!
Outra dica valiosa: evite ir às cachoeiras em dias chuvosos, já que há risco de cabeça d’água devido ao grande volume de água no leito dos rios.
Assine a newsletter
3. Balneários de Lavrinhas
Tá pensando o que fazer em Lavrinhas? A resposta mais óbvia é: apreciar a paisagem e relaxar em águas tranquilas. A cidade conta com uma variedade de balneários, com piscinas abastecidas pelas águas dos rios da região.
O mais famoso deles é o Rancho do Zé Jão, um negócio familiar com estrutura completa: restaurante, churrasqueiras, pedalinhos e quadra de vôlei. Aliás, fica a recomendação de onde se hospedar em Lavrinhas, pois o estabelecimento também possui chalés e quartos.
Outras opções para se refrescar nas piscinas naturais da cidade são o Rancho do Carlos Lopes e o Balneário Perroni.
+ Procurando um destino montanhoso? Conheça a Serra da Canastra, em MG!
4. Rampa do Jacu
A cidade de Lavrinhas está em uma região montanhosa, logo, há muitos picos que podem ser visitados.
Aliás, para quem gosta de aventura, é possível praticar voo livre na Rampa do Jacu, situada a 876 metros de altitude. Mas se preferir manter os pés no chão, também vale a pena subir até lá para observar a paisagem e sentir um vento fresco no rosto.
5. Pedra da Mina
O ponto mais alto da Serra da Mantiqueira e do estado de São Paulo é a Pedra da Mina. O cume, que chega a 2.798 metros de altitude, fica na divisa tríplice entre os municípios de Passa Quatro (MG), Lavrinhas e Queluz, estas últimas em SP.
O atrativo é ideal para os aventureiros de plantão, pois a subida é bem difícil, requer bastante preparo e até mesmo o acompanhamento de um guia.
+ Que tal conhecer o Rio de Janeiro mais a fundo?
Continua depois da Publicidade
Pé na estrada!
O destino pode até ser novo para você, mas o melhor jeito de chegar a ele você já conhece! Lavrinhas é uma dessas cidades que vale a pena ir de carro, sabe? Assim você acessa as estradinhas na hora que quiser e programa seus próprios passeios.
Tudo fica ainda melhor quando você reserva o carro com antecedência e usa o FAST Retirada Digital para pegar o carro na nossa agência sem enfrentar filas. É tudo digital! Faça sua reserva agora mesmo!
Tenha uma ótima viagem!