Neste conteúdo, você vai ler:
Clique para ir direto ao assunto do seu interesse.
Entre imponentes fortalezas e belas praias, Cartagena, uma pitoresca cidade portuária que se localiza na costa da Colômbia, é um lugar que envolve os visitantes em seus ritmos e cores. A magia dessa joia do Caribe é tamanha que, em 1984, a cidade foi declarada como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.
A cada cenário, uma nova história para contar. É assim que cada vez mais turistas se deslocam até o destino para ver de perto todos os seus encantos. Agora é a sua vez! Deixe a brisa do mar tocar sua pele enquanto a música flutua no ar e venha descobrir o que fazer em Cartagena!
Continua depois da Publicidade
Onde fica Cartagena?
Antes de nos aventurarmos pelas maravilhas notáveis do nosso destino, descobriremos onde fica Cartagena. A cidade está localizada na costa norte da Colômbia, região banhada pelo Mar do Caribe. Ela é a capital do departamento de Bolívar e uma das maiores cidades do país.
O local é um verdadeiro tesouro da América do Sul, quando o assunto é história e cultura. Não por acaso, o seu Centro Histórico é uma cobiçada região turística. Dona de um clima tropical agradável, a cidade colombiana também possui praias para desfrutar nos dias quentes.
Apesar de contar com um aeroporto internacional, praticamente não há voos diretos entre Brasil e Cartagena. Então, provavelmente, sua viagem terá conexões em outros locais.
Dica Vai de Localiza: existe uma cidade com o mesmo nome na Espanha. Mas, na verdade, o nosso destino sulamericano chama-se Cartagena de Indias. Não vá confundir, hein?
Dito isso, vamos iniciar o nosso roteiro!
O que fazer em Cartagena? Por dentro da Cidade Amuralhada
Nossa jornada começa por uma região imponente, cercada por um paredão de pedra. E não se trata de uma questão estética: o que tem por trás do muro é pura história! Esta cidade fortificada, erguida no século XVI para proteger as riquezas do império espanhol, hoje cativa os visitantes com sua arquitetura colonial.
Em meio a ruas de paralelepípedos e fachadas coloridas que lembram os séculos passados, Cartagena abriga seu Centro Histórico e uma variedade de bairros únicos, cada um com sua própria personalidade e programas irresistíveis. É nesta região que estão as principais atrações do destino.
Dê uma olhada nas dicas!
+ Em busca dos melhores destinos da América do Sul? Mergulhe na diversidade do Chile!
Centro de Cartagena
A região central da Cidade Amuralhada é o ponto onde muitos atrativos famosos se encontram. Lá, as ruas estreitas estão repletas de praças pitorescas, igrejas centenárias e mansões coloniais majestosas.
Estes são os principais pontos turísticos do centro de Cartagena:
Torre del Reloj
Localizada na entrada principal da Cidade Velha, a Torre del Reloj é mais do que apenas um marco histórico — é o portal para o encanto colonial de Cartagena de Indias.
O relógio dourado é um símbolo icônico da cidade, saudando os visitantes com sua imponência. Também conhecida como Puerta del Reloj, ela foi construída em 1540 e tem sua estrutura preservada até hoje. É um ponto turístico obrigatório para quem passa pela cidade!
Plaza de Bolívar
Nomeada em homenagem à figura de Simón Bolívar, esta praça tradicional é um local popular para eventos, festivais e apresentações ao ar livre, principalmente de danças regionais.
A animação que se encontra por lá, hoje, contrasta com os dias em que combates aconteciam no local. Atualmente, a praça é bem arborizada e, sem dúvida alguma, um lugar encantador para passear e relaxar.
Palacio de la Inquisición
Situado na Plaza de Bolívar, este lugar é um marco histórico. Em outros tempos, serviu como sede do Tribunal da Inquisição espanhola, onde pessoas consideradas hereges ou blasfemas eram julgadas e punidas.
Hoje, o Palacio de la Inquisición abriga o Museo Histórico de Cartagena. Vale a pena conhecer suas exposições, que contam a história do período colonial e da Inquisição na América Latina.
Plaza de La Aduana
Que tal conhecer a maior praça de Cartagena? A Plaza de La Aduana concentra prédios importantes, que já hospedaram setores da administração da cidade. Aliás, o fundador de Cartagena de Indias, Pedro de Heredia, morou nessa região.
O espaço é bem amplo e possui construções coloniais coloridas que chamam a atenção, tornando o local um dos cartões-postais do destino.
+ Viajando pelas Américas? Não deixe de descobrir os encantos do México.
Catedral de Santa Catalina de Alejandría
A Catedral de Santa Catalina de Alejandría domina o horizonte de Cartagena com sua elegância. Esta obra-prima arquitetônica é uma das mais importantes igrejas históricas da cidade. Vai por mim, vale a pena visitá-la.
A igreja é a sede episcopal do Arcebispo de Cartagena, e seu interior é gracioso. Aprecie o visual por todos os ângulos e lembre-se de tirar belas fotos!
Por enquanto, já temos algumas opções do que fazer em Cartagena, não é mesmo?! Para aumentar seu leque de possibilidades, veja outros lugares para conhecer na região central da Cidade Amuralhada:
- Plaza Santo Domingo, um ponto de encontro bem movimentado, com opções gastronômicas e visual interessante;
- Café del Mar, para observar o mar em cima da muralha. O espaço oferece comes e bebes, sendo ideal para um fim de tarde;
- Portal de Los Dulces, o passeio imperdível para quem deseja saborear doces feitos na região;
- Santuário de San Pedro Claver, uma igreja encantadora, por dentro e por fora.
Para desbravar os pontos turísticos do Centro Histórico, você pode caminhar por conta própria ou contratar um guia. É possível fazer um free tour e pagar o quanto você achar justo pelo serviço.
Continua depois da Publicidade
Vamos continuar nossa viagem?
Getsemaní
É uma experiência autêntica que você quer? Então, o Getsemaní é o ambiente que você procura! O bairro tem aquela energia boêmia e descontraída, sabe? Isso acompanhado de arte de rua e bares movimentados.
As ruas da região são atrações à parte, como a Calle Media Luna, repleta de casas coloridas. O cenário perfeito para registros inesquecíveis! Também vale passar pela Calle del Arsenal, com suas charmosas casas coloniais e vista para o mar.
Outro ponto que você precisa conhecer é a Plaza de la Trinidad, onde se encontram bares agitados e a Iglesia de la Trinidad. Aproveite e faça também uma visita ao Parque del Centenário e aproxime-se da natureza durante seu passeio!
+ Descubra um paraíso caribenho chamado Jamaica!
San Diego
Já notou que a arquitetura colonial é bastante preservada em Cartagena? Na região de San Diego, não é diferente.
Um dos pontos turísticos mais conhecidos por ali é a Plaza San Diego, cercada por cafés ao ar livre e lojas de artesanato. A Plaza Fernández de Madrid também tem seus encantos, incluindo bons restaurantes e apresentações artísticas de rua.
Para uma imersão histórica e cultural, visite o Museo Naval del Caribe, que oferece uma visão fascinante da história naval da região. Os visitantes podem explorar exposições sobre navios, piratas, batalhas navais e muito mais. Incrível, não é mesmo?
Outro destino que merece uma visita é o Museo del Cacao, onde você pode se aprofundar na cultura do cacau colombiano, além de degustar chocolates deliciosos.
Essas são algumas das atrações por dentro da Cidade Amuralhada. Agora, saindo um pouco dos muros, vamos descobrir o que tem do lado de fora?
Assine a newsletter
O que fazer em Cartagena? 3 lugares para conhecer
Após se deslumbrar com todo esse charme colonial, é hora de desbravar o que está fora dos limites da muralha. Vamos descobrir 3 tesouros imperdíveis em Cartagena!
Castillo de San Felipe de Barajas
Começando por ele, o Castillo de San Felipe. Essa imponente fortaleza domina o horizonte da cidade e proporciona uma vista panorâmica espetacular. Construído pelos espanhóis entre os séculos XVI e XVII, o castelo é considerado Patrimônio Mundial pela UNESCO.
O lugar é grande, por isso, sua visita pode ser um pouco demorada. Vá sem pressa e aventure-se pelos mirantes e passagens secretas enquanto aprende sobre sua fascinante história e sua importância estratégica na defesa de Cartagena!
Cerro de la Popa
Uma coisa é certa: Cartagena de Indias também é uma cidade linda para ser vista de cima. Por isso, além do castelo, outro local para apreciar sua beleza é o Cerro de la Popa, o ponto mais alto da cidade.
A visão é realmente ampla, afinal, o topo do morro está 150 metros acima do nível do mar. Ali, encontra-se o Convento de Santa Cruz de la Popa, uma das atrações turísticas mais populares do destino. Foi construído em 1607 como homenagem agostiniana dedicada à Virgen de la Candelária, padroeira da cidade.
Bocagrande
Sua lista do que fazer em Cartagena está quase chegando ao fim, mas não sem antes descobrir um lugar diferenciado no município.
O lado moderno da cidade fica em Bocagrande, um bairro localizado ao longo da costa caribenha. Nessa área, o mar é emoldurado por prédios grandes e sofisticados, lojas de grife, cassinos e hotéis.
Em Bocagrande, você terá uma experiência praiana e refinada, podendo desfrutar tanto de mergulhos e atividades aquáticas quanto de compras e opções gastronômicas.
+ Passear pela América Latina é uma ótima pedida, não acha? Encante-se pelo Uruguai!
Praias para curtir em Cartagena
Pensou que a gente deixaria as praias da cidade colombiana de fora dessa lista? Nosso guia ainda não acabou.
Veja só algumas das praias mais bem recomendadas da região!
Playa de Bocagrande
A Playa de Bocagrande é muito conhecida entre moradores e turistas. A mais ou menos 2 km de distância do Centro Histórico, ela possui águas tranquilas e boa estrutura para receber os visitantes, incluindo aqueles que gostam de se aventurar.
Playa El Cabrero
Se quiser encarar umas ondas, vá à Playa El Cabrero, que também fica próxima ao centro. Por um lado, o movimento de turistas é menor em comparação a Bocagrande; por outro, o mar é mais agitado, perfeito para surfar.
Playa de Castillo Grande
Para evitar as praias mais agitadas, outra alternativa é a Playa de Castillo Grande. Essa é a melhor escolha para os entusiastas de esportes aquáticos, como stand up paddle e caiaque.
Marbella e El Laguito
Quem curte kitesurf e windsurf pode ir às praias de Marbella. Caso sua preferência seja uma praia com mais movimento turístico, sugerimos que visite El Laguito.
Ah, mas vale lembrar: apesar de ser um destino caribenho, não vá esperando praias cinematográficas no perímetro urbano. Muitos turistas que querem paisagens paradisíacas acabam se deslocando até algumas ilhas.
Por isso, programe-se e inclua no seu roteiro:
- Islas del Rosario;
- Isla Baru;
- Isla San Andrés.
+ Centros históricos e praias paradisíacas? Isso nos faz lembrar de Algarve, em Portugal.
O que fazer em Cartagena à noite?
A noite em Cartagena é tão convidativa quanto o dia. Então, após as 18:00, continue explorando o que há de bom na cidade!
Vale desfrutar da animada cena musical em bares e clubes que oferecem shows de música ao vivo de diversos gêneros. E tem música na rua também, geralmente na Plaza Santo Domingo. Se quiser dançar no ritmo caribenho, procure lugares como o Café de la Salsa.
A região de Getsemaní é especialmente atrativa nas noites da cidade, onde você pode conhecer o típico ritmo da rumba. Inclusive, existe uma festa ambulante que se chama Chiva Rumbera e acontece em ônibus especiais que partem da Torre do Relógio. O fim do itinerário é em uma boate localizada em Getsemaní.
Além disso, você pode viver momentos inesquecíveis em um jantar à beira-mar, desfrutando da culinária regional. Uma opção de restaurante com vista para as águas do Caribe é o Mar y Zielo (estabelecimento aberto em março/2024).
Continua depois da Publicidade
Tudo que você precisa saber antes de viajar para Cartagena
Seu guia de viagem ainda não acabou! Selecionamos algumas informações essenciais para que você se organize e tenha uma ótima experiência em Cartagena. Então vamos lá:
- O clima na cidade é quente durante o ano todo, mas costuma chover no verão local. Por isso, a melhor época para visitar é entre dezembro e abril, na estação mais seca;
- A Colômbia é um país que tem como língua oficial o espanhol, mas é possível se comunicar em inglês devido ao alto índice turístico em cidades como Cartagena;
- A moeda oficial é o peso colombiano. Sempre tenha uma quantia de dinheiro em espécie, principalmente se for comprar de pequenos vendedores locais, que nem sempre aceitam cartão;
- Para entrar no país, você deve apresentar documento original com foto, sendo passaporte válido ou carteira de identidade emitida há menos de 10 anos;
- Brasileiros não precisam de visto para visitar a Colômbia;
- É necessário apresentar Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia;
- Seguro de viagem não é obrigatório, mas sempre recomendado.
E aí, bora embarcar nessa jornada?
Descubra Cartagena sobre quatro rodas!
Você está prestes a embarcar em uma viagem deslumbrante pela cidade histórica de Cartagena, na Colômbia. Para tornar essa experiência ainda mais memorável, reserve um veículo em uma das agências Localiza!
Assim, você ganha a liberdade de explorar a cidade e seus arredores no seu próprio ritmo. Imagine-se dirigindo pelas ruas coloridas do centro histórico, explorando as muralhas antigas ou relaxando nas belas praias da região.
Ao alugar um carro, você evita a dependência de horários de transporte público e pode acessar facilmente lugares fora do circuito turístico, descobrindo verdadeiros tesouros colombianos.
Aproveite a faça a sua reserva com antecedência!
A cidade colombiana de Cartagena é um destino fascinante. Você deseja viajar para o exterior e conhecer maravilhas como essa? Saiba como tirar seu passaporte e se prepare para decolar!
Nos vemos no próximo destino.