Neste conteúdo, você vai ler:
Clique para ir direto ao assunto do seu interesse.
Sorria, você está em Caraíva! É com esse clima que os turistas são recebidos nesse pequeno vilarejo baiano, um verdadeiro pedacinho de paraíso no litoral nordestino. Com ruas de areia, poucas pousadas, casas, bares e restaurantes, você experimenta a sensação de que o lugar parou no tempo.
A Vila de Caraíva é tão apaixonante que se tornou até letra de música: Caraíva, meu amor!
E por falar em música, para nos apresentar este lugar que é puro sinônimo de poesia, convidamos o cantor e compositor Gabriel Elias, embarcando em mais um episódio da série Cantos do Brasil. Confira agora!
Continua depois da Publicidade
Como chegar em Caraíva?
Uma vila cheia de charme, rústica, e que atrai a atenção de muitos turistas no litoral sul da Bahia: essa é Caraíva. Distante do aeroporto de Porto Seguro cerca de 70 km, entre o Rio Caraíva e a reserva indígena Pataxó, o lugar, que até o ano de 2007 ainda não tinha luz elétrica, é perfeito para os passeios mais relax pela região onde Cabral gritou “Terra à vista!", lá em 22 de abril de 1500.
Para chegar em Caraíva, Porto Seguro é a melhor entre todas as opções. De um jeitinho diferente e muito especial, desembarcar em Caraíva não é nem um pouco convencional. Do aeroporto, é possível seguir até o ponto onde se pega a balsa para te levar até Arraial d’Ajuda. Depois, é necessário atravessar o Rio Caraíva. Como? Numa pequena canoa!
Aproveite o momento e desfrute da emoção de estar em terras baianas e chegar neste lugar tão único!
O que fazer em Caraíva, Bahia?
Quem visita Caraíva, na Bahia, não está em busca de luxo e sofisticação, mas, sim, de conexões e reconexões: consigo, com a natureza, com o lado belo e bom da vida! O vilarejo te inspira a buscar dentro de si sua melhor versão e aproveitar aqueles dias prometidos de muito descanso em meio a belas paisagens.
Assim como Gabriel, permita-se mergulhar nas águas doces e salgadas que revigoram e lavam a alma. Sem ressalvas, deixe que a magia do vilarejo tome conta de você!
Pensando em aproveitar tudo o que puder e só levar saudades e boas lembranças para casa, não fique em dúvida sobre o que fazer em Caraíva, Bahia!
Praia da Barra
O encontro do rio e do mar acontece aqui e esse é um lugar em Caraíva que você precisa conhecer. Considerada uma das melhores do Brasil, a Praia da Barra é um ponto do vilarejo onde muitos turistas gostam de passar o dia.
A praia conta com infraestrutura simples para atender os visitantes e, por lá, você é quem escolhe: cadeiras viradas para o rio ou viradas para o mar? De brinde, ao fim do dia, você será presenteado com um dos pores do sol mais incríveis da Bahia. Já preparou a pose perfeita para a tão sonhada foto do instagram? Click!
Praia de Caraíva
Seguindo o restante da faixa de areia após a ponta da Praia da Barra está a Praia de Caraíva. Ali tem opção para todos os tipos de turista: para quem gosta de mais calmaria e quer um trecho de praia para chamar de seu, é só caminhar por alguns minutos e encontrará uma praia praticamente deserta. Pelo caminho também é possível encontrar pontos movimentados, se é agito o que você quer.
Assim como a vizinha, Barra, a tonalidade da água depende da maré. Se estiver baixa e o Rio Caraíva tomar uma grande porção do mar, não estranhe seu tom marrom! Logo que a maré enche, o azul cristalino das águas do mar volta a encantar quem estiver por ali.
Praia do Espelho em Trancoso, Bahia
Tão bonita quanto procurada, Espelho já foi considerada uma das praias mais bonitas do país! Um título e tanto para se ostentar e que não guarda o menor exagero: é tão linda quanto se possa imaginar!
Famosa pela região, merece aquele espacinho na agenda durante a estadia em Caraíva para ser visitada e desfrutada. Vai por mim!
Continua depois da Publicidade
Visite o Centro Cultural Pataxó Porto do Boi
Tire seus chinelos, coloque os pés no chão e sinta a força e a conexão com a Mãe Natureza. É assim que os índios da reserva indígina Pataxó, em Caraíva, te convidam para iniciar a experiência de conhecer um pouco mais da sua cultura e dos seus costumes.
Enquanto o banho de ervas medicinais, te dado com carinho por um dos nativos, oferece renovação e boas energias, as pinturas corporais, os pratos típicos e toda a rotina da comunidade te conectam com o mais profundo das raízes daquele povo que sempre chamou de casa o que, depois dos portugueses, se tornou Brasil.
Ponta do Corumbau
Imagine poder caminhar entre as águas transparentes do mar baiano, cercado de muita natureza em um lugar ainda pouco explorado? A vila vizinha de pescadores, Ponta do Corumbau, precisa entrar na sua lista de lugares para conhecer quando estiver em Caraíva. Além de Gabriel Elias, Mel Fronckowiak foi pessoalmente te contar o que Corumbau guarda de tão especial. Clique aqui para conferir!
Esse lugar isolado no estado da Bahia mostra seu grande espetáculo na maré baixa: a faixa de areia que se estende por até quinhentos metros mar adentro, te permite andar com tranquilidade por ali, contemplando toda a beleza natural da região.
Você poderá chegar até a vila de buggy ou, para os mais animados, seguir a pé de Caraíva até a Ponta do Corumbau. O caminho renderá uma caminhada de 11 km.
Além de todos esses pontos turísticos, não se esqueça de seguir outras dicas do Gabriel:
- Tomar o melhor banho de rio da vida, andar de caiaque e descer de bóia pelo Rio Caraíva;
- Experimentar o famoso bolo de chocolate “Nega Maluca”, da querida e famosa Dona Duca.
A Bahia é realmente apaixonante, não é mesmo? É por isso que Gabriel Elias não tira os pés de lá! Quer ver só?
Entregue-se aos encantos de Morro de São Paulo
Além de Ponta do Corumbau, Mel Fronckowiak também andou passeando um pouco mais pelo estado baiano.
Salvador, Bahia, como você nunca viu! Conheça a “Lisboa” do Brasil
Seja pela Bahia ou por qualquer lugar do Brasil, conte com todas as vantagens que nossos parceiros oferecem para você viver mais experiências imperdíveis como essa!
Eu conhece Caraíva com meu.marido não de luz ai voltei com minha filha ela ficou encanta com tanta maravilha é uma obra de deus!