Neste conteúdo, você vai ler:
Clique para ir direto ao assunto do seu interesse.
Todos os caminhos nos levam a um destino fascinante. Desta vez, fomos parar em Cabo Frio, uma das cidades mais antigas do Brasil. Suas águas cristalinas e geladas são cativantes, com o cenário ideal para suas memórias praianas.
Conheça agora as melhores praias da região e saiba quais são os passeios imperdíveis! Neste guia, também vamos te contar onde comer, onde ficar e qual a melhor época para fazer essa viagem.
Vem com a gente!
Continua depois da Publicidade
Onde fica Cabo Frio?
Cabo Frio é uma das cidades mais conhecidas do estado do Rio de Janeiro. Está localizada na Região dos Lagos, onde também se encontram outros destinos litorâneos que os turistas amam: Búzios e Arraial do Cabo.
A distância entre Cabo Frio e a capital fluminense é de 155 km, por isso, é facilmente acessível a partir da Cidade Maravilhosa. Essa é a sua oportunidade de explorar a costa do sudeste brasileiro e conhecer praias tão belas que te farão querer voltar nas próximas férias.
A localização você já sabe, agora vai descobrir o que fazer em Cabo Frio. Continue com a gente!
+ Descubra os “encantos mil” do Rio de Janeiro!
5 praias para conhecer em Cabo Frio
Bem-vindo à maior cidade da Região dos Lagos, onde as águas frias contrastam com o clima quente da região. O destino tem praias para todos os gostos, algumas com o mar mais calmo, outras cheias de ondas.
Neste guia, vamos te apresentar não só a principal e mais badalada praia de Cabo Frio, mas também as opções mais tranquilas e vazias — e igualmente belas. A seleção das 5 praias imperdíveis foi feita pelos nossos parceiros Dhebora e Rafael, do Carioca Sem Fronteiras.
Veja as dicas!
1. Praia do Forte
A Praia do Forte é a mais popular da cidade, logo, a mais frequentada pelos turistas. Banhada por águas cristalinas, ela tem toda a estrutura necessária para acomodar seus visitantes, com uma variedade de quiosques e barracas. A orla é repleta de prédios e estabelecimentos, e isso significa que você encontrará bons restaurantes, bares e hospedagens por ali.
O nome da praia deriva do Forte São Mateus, que é um dos atrativos mais simbólicos da cidade — falaremos mais sobre ele ainda neste conteúdo. A paisagem incrível se estende por 7,5 km, oferecendo diferentes climas ao caminhar pela faixa de areia. O canto esquerdo, por exemplo, é o ponto que possui águas mais calmas.
2. Praia das Dunas
Ainda na mesma faixa de areia, encontra-se uma praia mais pacata, com pouca estrutura e menor movimento de pessoas. A Praia das Dunas é praticamente oposta à Praia do Forte: é menos frequentada, mas o mar é mais agitado.
Devido aos ventos que passam por ali, o local é procurado por entusiastas de esportes como windsurf e kitesurf. As fortes ondas também atraem surfistas em busca de momentos de diversão e adrenalina.
Você curte alguma dessas modalidades? Então vá à Praia das Dunas! E mesmo se não quiser se aventurar, vale a pena apreciar seu visual deslumbrante.
3. Ilha do Japonês
Na Ilha do Japonês, o mar é transparente, calmo e raso. É o lugar ideal para passar o dia com a família na maior tranquilidade, aproveitando a natureza. Aliás, a ilha fica dentro do Parque Estadual da Costa do Sol. Para quem gosta de se movimentar, o stand up paddle e o caiaque são atividades muito comuns no local.
Se você for durante a maré baixa, poderá chegar lá caminhando após estacionar o carro na região. Caso vá na maré alta, pegue um barco que sai do Bairro da Passagem, pois ele fará sua travessia tanto na ida quanto na volta. E para petiscar durante seu passeio, aproveite as opções disponíveis nos quiosques que ficam no continente.
Dica Vai de Localiza: Partindo da Ilha do Japonês, há uma trilha que leva à Praia Brava. Informe-se sobre esse caminho e, se possível, faça o trajeto acompanhado para ter mais segurança!
4. Praia do Foguete
Para quem curte uma praia mais selvagem, a Praia do Foguete é imperdível. As ondas desafiadoras são um chamariz para surfistas de todos os níveis. Ainda que você não seja adepto ao esporte, pode ser uma boa pedida ir até lá passar um tempo à beira-mar e curtir a paisagem.
Inclusive, por ter o mar agitado, a Praia do Foguete não é tão frequentada por turistas. Vale a pena para quem deseja um lugar com menos movimento.
5. Praia das Conchas
Um santuário natural de tranquilidade e beleza. As águas serenas da Praia das Conchas são perfeitas para um mergulho relaxante. Os quiosques, que ficam no canto direito, são rústicos e oferecem comidas que têm fama na região.
Caso passe por lá, experimente receitas com frutos-do-mar e aproveite para avistar a praia através do mirante. Você verá um cenário encantador!
Bônus: Praia do Peró
Bem perto da Praia das Conchas, fica a Praia do Peró, com suas águas claras e areia branca. Ela é mais extensa e possui mais estrutura do que sua vizinha, sendo uma das praias de Cabo Frio que os turistas mais apreciam.
+ Você também precisa conhecer Angra dos Reis, no RJ!
Continua depois da Publicidade
O que fazer em Cabo Frio? Os melhores passeios da cidade!
Você merece uma experiência completa durante sua viagem! Por isso, selecionamos alguns lugares que você pode visitar enquanto estiver em Cabo Frio, assim, aproveitando bastante o que a cidade tem a oferecer.
Estes são os passeios que você precisa fazer por lá!
Forte São Mateus
O Forte São Mateus é um dos pontos turísticos de Cabo Frio indispensáveis no seu roteiro e fica na Praia do Forte, como já citamos anteriormente. A imponente fortaleza faz parte do cenário histórico da região, sendo um marco da presença colonial por ali.
Foi construído no século XVII com o objetivo de proteger a cidade contra invasões. Sua estrutura foi preservada e, hoje, serve como um mirante com vista panorâmica do oceano e seus arredores.
Além de sua importância histórica e interesse turístico, o Forte é um patrimônio tombado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Não deixe de visitá-lo!
Morro da Guia
E por falar em lugares para contemplar a paisagem, o Morro do Guia é mais um ponto com vista privilegiada. Lá do alto, você terá uma visão 360° da cidade, além de assistir a um incrível pôr do sol. Por isso, programe-se para estar lá ao entardecer e assistir ao espetáculo da natureza!
O caminho até o topo possui algumas atrações, como uma capela datada do século XVIII que fica no fim do trajeto e abriga uma imagem de Nossa Senhora da Guia.
Bairro da Passagem
Se tem um cantinho que você precisa visitar para se conectar com o lado histórico de Cabo Frio, esse lugar é o Bairro da Passagem. Vá sem pressa, pois a região tem uma atmosfera bem tranquila, perfeita para um passeio contemplativo.
O bairro é repleto de construções coloniais do século XVII, distribuídas em ruas estreitas com chão de pedra. Ao caminhar por ali, visite a Praça São Benedito, que fica perto do Canal do Itajuru!
Ah, e além de observar a arquitetura charmosa, você pode escolher um dos bons restaurantes que ficam no local e fazer uma refeição.
+ Cidades históricas te encantam? Faça uma visita a Paraty e apaixone-se!
Rua dos Biquínis
Viu como tem vários passeios bacanas em Cabo Frio para além das praias? Por fim, não poderíamos deixar de fora a principal área de comércio da cidade. A Rua dos Biquínis concentra várias lojas de moda praia, um verdadeiro paraíso para quem ama manter o estilo praiano durante as férias ou para quem deixou para comprar suas roupas de banho na viagem.
Lá você encontra uma grande variedade de trajes de banho, acessórios e souvenirs relacionados à praia. São cerca de 150 lojas, onde você pode garimpar para encontrar os melhores preços e peças que combinem com o seu gosto.
Dica Vai de Localiza: Está precisando fazer umas compras em Cabo Frio? Além da Rua dos Biquínis, o Shopping Park Lagos tem várias lojas, incluindo itens praianos e marcas conhecidas. Também é interessante conferir os produtos que tem na Feirinha de Artesanato da cidade!
Assine a newsletter
Gastronomia em Cabo Frio
Depois de tantos mergulhos e caminhadas, com certeza vai dar aquela fome e você vai se perguntar: “onde comer em Cabo Frio?” A resposta está aqui!
Como já te contamos acima, o Bairro da Passagem reúne ótimos restaurantes, então saiba que a região é cheia de alternativas, inclusive há locais à beira do Canal do Itajuru. Um exemplo é o Picolino, que oferece peixes e frutos-do-mar clássicos, além de receitas inovadoras e até mesmo internacionais.
E aqueles que preferem um bom churrasco, uma boa pedida é ir ao tradicional Zé da Picanha e degustar deliciosas porções. Outra área que possui opções para comer enquanto sente a brisa do mar é a orla da Praia do Forte, assim como as praias da Concha e do Peró.
Aliás, recomendamos que você experimente o famoso bolinho de bacalhau do Portuga. Você pode comprar com os ambulantes que passam pela Praia do Forte durante o dia ou na loja física que fica ali perto (aberto em março de 2024).
Hospedagem em Cabo Frio
Você já sabe o que fazer em Cabo Frio e onde comer. Agora, para te ajudar nesse planejamento completo, vamos falar um pouco sobre as hospedagens.
A cidade tem hotéis e pousadas espalhados pelas principais regiões. Se quiser ter a chance de ficar de frente para o mar, procure por acomodações na Praia do Forte e Praia das Dunas, que compartilham a mesma faixa de areia. Na Praia do Peró também há algumas opções.
Quem pretende dar um pulo na cidade vizinha, Arraial do Cabo, pode se hospedar na altura da Praia do Foguete e facilitar a locomoção. A oferta de hotéis e pousadas não é tão grande na região, o que pode ser um ponto positivo para quem quer sair do agito central.
O Bairro da Passagem também conta com bons locais para estadia. Essa localização é estratégica, porque é dali que saem os barcos que levam à Ilha do Japonês, além do fácil acesso a restaurantes e comércio. Distante cerca de 2 km da área mais movimentada da cidade, hospedar-se no bairro significa ter tranquilidade e, ainda assim, praticidade.
No fim das contas, é interessante escolher onde ficar de acordo com seu roteiro de viagem e seus objetivos.
+ O que acha de explorar também a Região Serrana do RJ? Aproveite!
Qual é a melhor época para ir a Cabo Frio?
Praia o ano todo! O destino tem uma característica que atrai turistas em qualquer época, afinal, as temperaturas não variam muito por lá. A média vai de 19°C a 30°C, sendo que no verão os termômetros chegam a marcar números mais altos.
A alta temporada acontece entre dezembro e fevereiro, quando a cidade fica realmente muito cheia, ainda mais em festas de fim de ano e carnaval. Se você é da folia, organize-se para ir nesse período, mas saiba que as praias estarão lotadas, e é bom reservar sua acomodação com antecedência.
Entre março e maio, a movimentação diminui, e ainda é possível curtir a praia se você não tiver medo de água fria. Nessa época, não faz todo aquele calor dos meses anteriores, e há chances de chuvas. De agosto a novembro, o mar pode ficar ainda mais gelado. Leve isso em consideração!
Vale lembrar que muitos visitantes passam por lá nos fins de semana e feriados, independente do mês. É importante ter isso em mente na hora de planejar sua viagem. Caso queira evitar a multidão, é preferível ir durante a semana, se possível.
Continua depois da Publicidade
Como chegar em Cabo Frio?
Existem algumas maneiras de chegar ao destino, e uma delas é de avião. A cidade conta com um aeroporto internacional, porém, as ofertas de voos podem ser limitadas ou as passagens podem ter preço um pouco elevado.
Uma alternativa mais prática e econômica seria desembarcar em um dos aeroportos da capital e seguir viagem de carro ou ônibus. Nesse caso, alugar um carro é uma ótima escolha, pois assim você terá como se locomover quando chegar ao destino, além de visitar cidades vizinhas, como Arraial do Cabo.
Então, se você estiver saindo do Rio de Janeiro, deve passar pela Ponte Rio-Niterói para pegar a BR-101. O caminho segue pela Via Lagos (RJ-124) e depois pela RJ-140. Você pode usar um GPS para te auxiliar no trajeto!
Pela estrada afora…
Você sabia que pode alugar um carro e retirar na capital fluminense para seguir viagem até Cabo Frio? É só fazer a sua reserva no nosso site! Aliás, utilizando a FAST Retirada Digital, você tem muito mais praticidade: o carro será liberado sem que você precise passar pelo balcão.
Aproveite toda essa comodidade e viaje com a gente!