Neste conteúdo, você vai ler:
Clique para ir direto ao assunto do seu interesse.
O que você pensa quando ouve o nome Águas de Lindóia? Se a sua mente te transporta para um local onde você pode repousar sobre águas termais revigorantes, você acertou! O destino é uma referência quando o assunto é viajar para relaxar.
Só que a cidade não se resume a isso. Afinal, ela oferece uma variedade de atividades ao ar livre, como trilhas, passeios a cavalo e belos jardins para explorar. Então, se é isso que você procura, já pode começar a arrumar as malas, pois encontrou o lugar perfeito para visitar.
Aqui, você descobrirá o que fazer em Águas de Lindóia, no interior do estado de São Paulo. Vamos nessa?
Continua depois da Publicidade
O Circuito das Águas Paulista
O estado de São Paulo é repleto de cenários pitorescos e caminhos especiais a serem descobertos. Um deles é o Circuito das Águas, composto por nove cidades, incluindo Águas de Lindóia.
Outros municípios que fazem parte da rota são: Amparo, Holambra, Pedreira, Lindóia, Jaguariúna, Socorro, Serra Negra e Monte Alegre do Sul. Cada um dos destinos tem sua própria personalidade e charme único, e isso significa que essa jornada é uma experiência enriquecedora.
Hoje, vamos te contar o que tem para fazer na cidade conhecida como a Capital Termal do Brasil. Então, bora mergulhar nessas águas!
Assine a newsletter
O que fazer em Águas de Lindóia? 5 dicas de Andarilhas
Pense em um refúgio encantador que te instiga a relaxar o corpo e a mente! Sim, visitantes que já passaram pelo destino relatam sobre as propriedades terapêuticas das águas da cidade. E essa tradição baseada em experiências pessoais e estudos atrai muitos turistas em busca de sossego e lazer.
Inclusive, sabe quem já botou os pés nessa terra fascinante? A renomada cientista Madame Curie passou uma temporada por lá em 1926 e conheceu as fontes da região. Atualmente, a cidade recebeu a presença ilustre de Jéssica Lopes, do canal Andarilhas, que compartilhou um pouco sobre sua estadia por lá.
Com base no roteiro da influenciadora de viagens, vamos te contar o que fazer em Águas de Lindóia. Confere aí!
1. Visitar o Balneário Municipal
Você vai se sentir revitalizado ao conhecer o Balneário Municipal de Águas de Lindóia, vai por mim! É um local onde você pode desfrutar de águas termais relaxantes, além de massagens e banhos especiais, entre outros — são mais de 30 serviços oferecidos no espaço.
O Balneário tem uma história importante, cujo protagonista é o Dr. Francisco Tozzi. O médico italiano atuava na região com atendimentos e pesquisas e, após seu falecimento, o governo paulista concretizou seu projeto de criar a Estância Hidromineral de Lindóia.
O novo Balneário foi inaugurado em 1959 e, hoje, é um ambiente de repouso e cuidados em uma área verde que promove ainda mais relaxamento.
2. Passear pela Praça Adhemar de Barros
Conhecida como o coração da cidade, a Praça Adhemar de Barros é uma parada certa para um passeio tranquilo. Este belo cartão-postal conta com uma variedade de atividades durante o dia e à noite, além de ser ponto de partida para passeios.
Você pode passear de pedalinho pelo lago, fazer uma caminhada tranquila e observar as luzes. O local também recebe feiras de artesanato nos fins de semana e feriados, além de eventos tradicionais, como a Exposição de Carros Antigos.
Isso sem falar no charme da praça, que teve seus jardins projetados por Roberto Burle Marx.
3. Apreciar a cidade no Morro do Cruzeiro
Para uma vista panorâmica de toda a cidade e seus arredores, suba até o Morro do Cruzeiro e se surpreenda! É lá que fica o Mirante do Cristo Redentor, onde é possível ver até a Serra da Mantiqueira.
Por ser um ponto turístico, o mirante possui uma estrutura para receber os visitantes, com banheiros e lanchonete. Ah, e você pode chegar lá com seu carro ou com o trenzinho turístico que sai da Praça Adhemar de Barros.
Contemple sem moderação!
+ Há um pequeno município à sombra da Serra da Mantiqueira, chamado Visconde de Mauá. Conheça esse cantinho escondido no Rio de Janeiro!
4. Se divertir no Parque Aquático
Uma das principais opções do que fazer em Águas de Lindóia é passar o dia no Thermas Hot World. O parque aquático é uma opção para a família inteira, com várias piscinas e atrativos que garantem a diversão de adultos e crianças.
Toboáguas enormes, cascatas, piscinas aquecidas e muitas outras atrações esperam por você. Aliás, no parque também é possível praticar tirolesa, arvorismo, escalada e mais atividades de aventura.
Para o seu conforto, o local possui restaurantes, quiosques, lanchonetes, espaço para bebês e até mesmo hospedagem.
5. Ver o pôr do sol no Morro Pelado
Chegou o fim da tarde, o que fazer? Bom, o Morro Pelado é uma das opções para assistir ao pôr do sol na cidade paulista. Enquanto o sol se despede lentamente, você será cativado pela paisagem deslumbrante no ponto mais alto de Águas de Lindóia.
Ali, na divisa de São Paulo e Minas Gerais, a vista é ampla e apaixonante. Com seus 1.400 metros de altitude, torna-se o ponto ideal para quem curte uma aventura nos céus. Praticantes de voos com parapente e asa delta conhecem bem o local, agora é a sua vez!
+ Está a fim de visitar uma cidade mais badalada? A escolha certa pode ser Campinas, que também fica no estado de SP!
Continua depois da Publicidade
Aproveite ao máximo a cidade: veja mais passeios imperdíveis!
Você já percebeu que Águas de Lindóia é mais do que suas fontes termais, certo? É por isso que ainda temos outros lugares para te apresentar. Então, continue por aqui!
Bosque Zequinha de Abreu
Se você gosta de ter contato com a natureza enquanto faz passeios turísticos, vale a pena passar um tempo no Bosque Zequinha de Abreu. O espaço é bem arborizado, perfeito para uma caminhada sob um clima fresco.
Além disso, aos domingos e feriados rola uma feira de artesanato por lá, onde você encontrará vários itens artesanais, doces e peças de malha.
Recanto dos Nefelibatas
Que tal deixar o tempo passar enquanto você repousa tranquilo em um lugar especial? Estar no Recanto dos Nefelibatas é como caminhar nas nuvens, como o próprio nome sugere. Sua origem é grega e une duas palavras: nephele (nuvem) e batha (em que se pode andar).
É um local cercado por natureza, com opções de lazer como parquinho para as crianças, redes de descanso, quadra de esportes e trilhas. Aproveite para saborear deliciosos pratos no restaurante local.
Represa Cavalinho Branco
Bom mesmo é estar em um destino que possibilita muitos momentos relaxantes. Para quem não abre mão de uma boa caminhada ao ar livre, a represa da cidade é o melhor espaço a se visitar.
Moradores e turistas aproveitam as margens do lago para andar a pé ou de bicicleta. O que importa é movimentar o corpo e acalmar a mente enquanto observa a paisagem da Represa Cavalinho Branco.
+ Dica Vai de Localiza: Se quiser fazer um passeio a cavalo, vá ao Ponto de Cavalos que fica próximo à represa!
Circuito das Montanhas
A gente sabe que nem sempre dá tempo de elaborar um roteiro de viagem com todos os atrativos que deseja. A boa notícia é que a cidade tem uma rota pronta, o Circuito das Montanhas.
Ao longo de 2 horas de passeio, ele parte da Praça Adhemar de Barros, englobando a Represa Cavalinho Branco, o Recanto de Nefelibatas e o Morro Pelado. É um caminho diversificado, que passa por estradas de terra e outras asfaltadas, e tem algumas maneiras de fazê-lo.
Uma delas é com uma agência local em um carro 4x4, dirigido pelo guia que irá te acompanhar. Outra opção é contratar uma charrete, também com uma agência de turismo. Mas, se você tiver um bom preparo físico, pode fazer a pé ou de bicicleta. E aí, anima?
Portal da cidade
A entrada do município já é um atrativo por si só.
Ela tem um portal bem bonito, com um “quê” de arquitetura medieval. Até lembra a entrada de Campos do Jordão, sabe? Apesar de ser menor, é tão graciosa quanto! Vale a pena parar ali e tirar fotos, afinal, tem até um estacionamento no local.
Atrativos do Centro de Águas de Lindóia
E como não falar do centrinho da cidade? Além da praça principal, a área central de Águas de Lindóia tem outras atrações interessantes, tais como:
- Igreja Nossa Senhora das Graças: a capela tem importância histórica e artística para o município. Caso tenha um bom fôlego, você pode acessá-la por uma escadaria chamada Caminho da Graça;
- Praça do Artesão: um local para compra de artesanatos locais, feitos em materiais como madeiras, tecidos e outros;
- Rua São Paulo: é a principal rua da cidade, polo do comércio e da gastronomia local;
- Rua Minas Gerais: onde fica o Bosque Zequinha de Abreu e vários comércios, principalmente de malhas e couros.
Continua depois da Publicidade
Como chegar em Águas de Lindóia?
Agora que você está por dentro do que fazer no seu próximo destino, é hora de saber como chegar lá. Águas de Lindóia fica a cerca de 170 quilômetros de São Paulo, capital. A viagem entre essas cidades dura aproximadamente 2 horas e 30 minutos.
Tendo a cidade de São Paulo como ponto de partida, você deve pegar a Rodovia Fernão Dias (BR-381) até Bragança Paulista, onde você vai entrar. Depois, siga as placas em direção a destinos como Socorro, Lindóia e Águas de Lindóia.
Conquiste novos caminhos de Localiza!
Pronto, é hora de pegar estrada! Aliás, sabe quem pode ser seu companheiro de viagem? Sim, um dos veículos da nossa frota Localiza!
Imagine chegar a Águas de Lindóia com o carro que você quiser! Alugando com a gente, você pode escolher o grupo de carros que mais combina com sua aventura.
Ah, e o melhor é que, no nosso aplicativo, a função Localiza FAST Retirada Digital facilita muito o processo. Se você estiver na capital de SP, pode retirar o veículo na nossa agência, sem precisar passar pelo balcão. Simples, não é?
Faça sua reserva e aproveite as vantagens que só a Localiza te oferece!