Neste conteúdo, você vai ler:
Clique para ir direto ao assunto do seu interesse.
Já diz quem vive por lá: Arraial é lugar para se vivenciar. Em cada pequeno detalhe que faz deste lugar tão único, é necessário se permitir experimentar tudo o que há para fazer em Arraial d'Ajuda, um dos destinos mais procurados do litoral Sul da Bahia.
Quem continua percorrendo cidades da famosa Rota do Descobrimento é o cantor e compositor Gabriel Elias, trazendo mais um episódio da série Cantos do Brasil. Aperte o play e embarque nesta aventura!
Continua depois da Publicidade
Arraial d’Ajuda é pura alegria!
Não haveria de ser diferente se tratando da Bahia, não é mesmo? Com algumas das melhores praias do Brasil, o estado é especialista em nos presentear com suas belezas naturais e toda a energia que cerca seu território. De povo hospitaleiro e acolhedor, o vilarejo, que é distrito de Porto Seguro, é o lugar que você tanto procurava para viver dias inesquecíveis à beira-mar!
Vai por mim: Arraial d’Ajuda é forte candidata para entrar no topo da lista de suas viagens preferidas!
O que fazer em Arraial d’Ajuda?
Senta que lá vem história! E o que seria dos lugares se cada um deles não tivessem ótimos “causos” e crenças para compartilhar? O Santuário de Nossa Senhora d’Ajuda, padroeira da cidade, de onde é possível assistir toda a imensidão de belezas entre o verde da Mata Atlântica e o azul cristalino do mar, nos garante uma dessas incríveis histórias.
Como nos conta Gabriel Elias, diz a lenda que em certa época de estiagem na região, fiéis se reuniram para orar e pedir que a padroeira os abençoasse com chuvas. Assim, as águas jorraram de dentro de sua capela, trazendo aos moradores de Arraial o que tanto eles pediram. Quem vai até a vila não pode ir embora sem passar pela fonte das águas abençoadas pela Senhora d’Ajuda e pedir por proteção e bênçãos!
E, além de todo o lado religioso em torno da simples e belíssima capela da cidade, da qual seu mirante é repleto de fitinhas coloridas amarradas, bem típicas da Bahia — um cenário lindo para as primeiras fotos na vila — o que mais fazer em Arraial d’Ajuda? Vem com a gente que vamos te contar tudo o que você precisa saber!
Explore o centro de Arraial d’Ajuda
Boas lojas, restaurantes, bares e construções históricas. Seja em qualquer hora do dia, andar pelo centrinho é aproveitar o melhor que a intitutulada "esquina do mundo", como Arraial é conhecida, oferece, e ainda poder viajar no tempo. Além de conhecer um pouco de sua história, é possível garantir lembranças para levar para casa. O artesanato local é uma das grandes estrelas da economia do pequeno vilarejo de Porto Seguro.
Aproveite para explorar a rua mais charmosa do Brasil, a lindíssima Rua do Mucugê, cheia de atrativos gastronômicos, comerciais e culturais, que vão fazer o passeio pelo centro de Arraial ainda mais especial!
Passe um dia na Praia da Pitinga
Uma das favoritas dos visitantes e existe um ótimo motivo que explica isso: além da excelente infraestrutura para te atender no seu merecido dia de praia, o cenário de Pitinga é de cair o queixo! As falésias vermelhas em torno da faixa de areia branquinha transformam a praia em uma das mais bonitas de Arraial. Do caminho do centro até a praia, encontre as famosas praias do Mucugê e a do Parracho.
Além disso, se você quer aproveitar aquelas piscinas naturais que você tanto namorou pelas redes sociais dos amigos que já visitaram o vilarejo, é ali que você encontra! A dica aqui é ficar de olho na tábua das marés em Arraial d’Ajuda.
É na maré baixa que você vai conseguir desfrutar destes bolsões de águas cristalinas e garantir aquela foto incrível, digna dos feeds mais bonitos e elogiados, além de revigorar o corpo e a alma! Existe combinação mais perfeita?
Faça como Gabriel e explore Pitinga do seu jeito: seja de bike, aproveitando a brisa suave do mar quente da Bahia, seja comendo aquele queijinho coalho delicioso no palito, ou apenas curtindo o sol, o mar e toda a sua energia!
Curta a vida noturna de Arraial
Democrática, para todos os bolsos e gostos, e uma ótima pedida para encerrar aquele dia cheio de boas experiências. Seja para comer um delicioso prato típico da Bahia, ouvir uma boa música, jogar conversa fora com a família e os amigos, ou comemorar sua estadia no litoral Sul baiano, curtir a noite por lá deve ser item obrigatório daquele seu checklist de coisas para se fazer em Arraial d’Ajuda. Vai por mim e aproveite!
Visite as vizinhas Trancoso e Caraíva
Após ter passado por Porto Seguro e desfrutar ao máximo o seu tempo em Arraial, que tal esticar o passeio e conhecer outros dois destinos imperdíveis e coladinhos do vilarejo? Estamos falando de Trancoso e Caraíva, lugares com o selo Gabriel Elias de qualidade! O cantor já visitou os dois destinos e nos garante que um pedacinho do paraíso realmente fica bem ali!
Mais praias em Arraial d’Ajuda
Não só de Pitinga, Mucugê e Parracho vive Arraial! Veja a lista de outras praias cheias de atrativos para você explorar e aproveitar:
- Praia dos Pescadores;
- Lagoa Azul;
- Praia de Taípe;
- Praia do Apaga Fogo;
- Praia do Araçaípe;
- Praia do Espelho.
Continua depois da Publicidade
A deliciosa culinária da Bahia
Se você ainda não é apaixonado pelo tempero e sabor da comida baiana, é porque ainda não provou essas especiarias da forma certa! Aproveite que estará em solo baiano e prove tudo o que tiver direito:
- Acarajé;
- Vatapá;
- Bobó de camarão;
- Moqueca Baiana;
- Arroz de polvo;
- Mungunzá (ou Mugunzá, como preferir!);
- Cocada Baiana;
- Tapioca.
Dica Vai de Localiza: Arraial d’Ajuda é bastante conhecida e, por isso, já recebe muitos turistas durante a alta temporada. Se você está em busca de descanso e menos agito para os seus dias de viagem, que tal programar o passeio longe destas épocas? Além de contar com mais opções para estadias e passeios, você ainda economiza com os preços mais baixos! É ou não é uma boa? ;)
Como chegar em Arraial d’Ajuda, Bahia
Saindo de Porto Seguro, a principal porta de entrada para o vilarejo, é necessário fazer a travessia de balsa pelo Rio Buranhém. Se você deseja alugar um carro para ter mais autonomia na escolha dos passeios e liberdade para visitar o sul da Bahia no seu ritmo, não se preocupe: existem balsas também para os automóveis, o que te garante o conforto de ter um carro a sua disposição!
Quem também é uma grande entendedora de lugares na Bahia que devem entrar na sua lista de próximas viagens imperdíveis é Mel Fronckowiak. A influencer viajou pelo estado nordestino e trouxe dicas para lá de especiais. Confira:
- Salvador, Bahia, como você nunca viu! Conheça a “Lisboa” do Brasil
- Glamping: conheça uma casa na árvore de luxo em Itacaré, BA
Já escolheu o grupo de carros que vai te acompanhar por esta viagem? Nós temos algumas dicas para você! Se está em busca de economia sem abrir mão do conforto e da potência, que tal ir de grupo FX, o nosso intermediário automático? Outra ótima opção pode ser o grupo GC, SUV compacto automático, perfeito e preparado para te levar para sua próxima aventura!
Para realizar este trajeto, conheça nossos grupos de carros e para deixar essa aventura ainda melhor, aproveite as vantagens exclusivas que nossos parceiros oferecem.
Conteúdos muito bons.