Neste conteúdo, você vai ler:
Clique para ir direto ao assunto do seu interesse.
Entre os lugares mais mágicos e enigmáticos da América do Sul, arriscamos dizer que o Monte Roraima está no topo desse pódio. Os mochileiros e trilheiros de plantão certamente concordam. Ali a natureza caprichou em sua obra-prima, viu?! E o desafio de desvendar tantos mistérios é o gás que os aventureiros precisam para subir aquelas montanhas íngremes.
O destino supera as barreiras geográficas e convida seus visitantes a passarem dias imersos em mistérios e belezas. Tudo isso com muita disposição para encarar as trilhas que levam a pontos tão altos que você nem imagina.
Faremos uma viagem emocionante e inesquecível, onde cada passo revela a natureza em seu estado mais puro e selvagem. Bom, podemos dizer que será, também, uma viagem poética, pois o local serviu até de inspiração para o livro “O Mundo Perdido”, do escritor Conan Doyle.
E aí, que tal escrever um novo capítulo da sua história nesse platô sulamericano? Partiu!
Confira o vídeo gravado pelo fotógrafo de natureza Fayson Merege.
Continua depois da Publicidade
Onde fica Monte Roraima e como chegar?
Eis aqui um destino diferenciado, que desperta curiosidade não só por suas maravilhas, mas também pela localização. O Monte Roraima está localizado na tríplice fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana.
Sendo assim, ele se distribui em três porções: o lado venezuelano abriga a maior parte do território, com 85% da região; outros 10% ficam na Guiana; e apenas 5% pertencem ao Brasil. A parte brasileira constitui o Parque Nacional do Monte Roraima, na cidade de Boa Vista, capital de Roraima.
No entanto, não há entrada pelo lado brasileiro, ou seja, só é possível acessar o local através da cidade de Santa Elena Uairén, na Venezuela. Ali está a entrada para o Parque Nacional Canaima, como se chama no país.
Então, para chegar lá, você precisa desembarcar no aeroporto mais próximo, que fica em Boa Vista, e de lá viajar até Santa Elena, a aproximadamente 230 km de distância da capital roraimense.
O início da expedição pelo Monte Roraima é em um vilarejo chamado Paraitepuy, já que este é o último local onde é possível acessar de carro. Dali em diante, é hora da caminhada!
+ Quantos lugares magníficos cabem em um continente? A América do Sul dá um show quando o assunto são as belezas naturais. Conheça o Deserto do Atacama e saiba como chegar lá pelas estradas do Chile!
Assine a newsletter
10 informações úteis para ir ao Monte Roraima
Primeira vez fazendo esta viagem? Antes de arrumar suas malas e seguir rumo a mais um destino fascinante, anote as informações abaixo:
- O Monte Roraima só pode ser visitado na companhia de um guia local. Você pode contratá-lo por meio de agências brasileiras ou venezuelanas, ou diretamente com o profissional quando chegar em Santa Elena;
- Geralmente, há uma equipe que ajuda durante toda a expedição, montando o acampamento e preparando três refeições por dia, inclusas no pacote;
- É possível contratar carregadores para levar a sua mochila até chegar ao topo da montanha;
- A expedição pode durar até 8 dias;
- Em geral, a trilha é considerada moderada pela classificação de montanhismo, mas é muito mais difícil para pessoas sem o preparo físico adequado;
- Lembre-se que você estará em uma região isolada e em meio à natureza. Portanto, hidrate-se, use protetor solar e repelente, use sabonete ecológico para se banhar no rio e leve um carregador portátil se quiser tirar fotos com o celular;
- Use botas para trekking e tenha roupas de frio, mais especificamente um corta-vento;
- Leve capa de chuva e saco de dormir;
- A melhor época para ir ao Monte Roraima é no verão local, entre outubro e março;
- Para entrar na Venezuela, você deve apresentar documento de identidade RG e cartão da vacina contra febre amarela.
Monte Roraima: conheça os principais atrativos
Subir o Monte Roraima é uma experiência única e desafiadora. Além do platô, que é o ponto onde os viajantes querem chegar, a região possui rios, cachoeiras, formações rochosas e savanas, como a Gran Sabana Venezuelana, além de muitas outras obras da natureza.
E sabe o que isso significa? Quer dizer que a trilha até o cume é cheia de atrativos, alguns dos quais você vai conhecer agora!
Tríplice Fronteira
Uma das peculiaridades do Monte Roraima é que ele marca o ponto de encontro das fronteiras entre Brasil, Venezuela e Guiana. Você pode visitar esse ponto e, literalmente, ficar em três países ao mesmo tempo. Parece surreal, né?
O marco, apesar de simples, tem um visual bem legal graças às pedras que têm ao redor. Sem dúvida, a sensação de estar ali é algo único e especial!
+ Fazer uma expedição amazônica também é uma ótima ideia, hein?! Veja o que tem ao redor do Rio Negro, no Amazonas!
Vale dos Cristais
Há certos lugares no mundo que parecem esculpidos por um artista plástico, concorda? O Vale dos Cristais dá essa impressão, com suas pedras de quartzo entregando uma paisagem singular e uma atmosfera de boas energias.
Aprecie os cristais sem moderação, mas lembre-se que nada pode ser retirado dali! Ao fim da expedição, todos os visitantes passam por uma revista rigorosa e, se for encontrado algum item natural pertencente ao parque, o turista será multado.
Pedra Maverick
Este é o ponto mais alto do Monte Roraima, com nada menos que 2.810 metros de altitude. A Pedra Maverick, por ser o cume do platô, oferece uma visão privilegiada da região, desde que haja condições climáticas favoráveis para isso.
Uma curiosidade é que o pico recebe esse nome por ser uma formação rochosa um pouco peculiar, que lembra um carro antigo.
+ Os cânions do Brasil vão te deixar com a cabeça nas nuvens!
E nem precisamos dar muitos detalhes sobre a vista deste pico com 2.700 metros de altitude. Afinal, o nome “La Ventana” significa “A Janela”, então você já pode imaginar o quão vasta é a visão através deste portal esculpido pela natureza, certo?!
El Poso
Também conhecido como “El Foso”, este atrativo é um poço de água rodeado por formação rochosa profunda. Bom, a água é mais congelante que as jacuzzis do Roraima, mas o local também é próprio para banho em dias menos frios.
Lago Gladys
Apesar de não ser ideal para banho, o Lago Gladys também é um dos pontos turísticos que merecem ser apreciados no Monte Roraima. A vegetação e as pedras ao redor do lago criam um cenário tão bonito que é até difícil explicar, só vendo para crer.
+ O que você sabe sobre o México? Descubra o país com a gente e veja roteiros para fazer de carro por lá!
Continua depois da Publicidade
Como é uma expedição no Monte Roraima?
Visitar o platô (também chamado de “tepuy” pelos venezuelanos) é uma aventura e tanto! Você precisa caminhar bastante, dormir em barracas e se submeter a um clima instável, com possibilidade de chuva.
Por isso, é uma viagem mais indicada para praticantes de turismo de aventura e entusiastas do ecoturismo. Aliás, não se engane: o Monte Roraima é um destino altamente desejado por esse estilo de viajante.
Essa é a sua vibe? Então vamos entender como é a expedição na prática!
Veja bem, as caminhadas são extensas, mas a maior parte do caminho é plano. Apesar disso, as áreas que possuem subidas são mais intensas — basta lembrar que o ponto culminante possui 2.810 metros de altura e você terá uma noção do que estamos falando.
Você fará a trilha com toda a sua bagagem nas costas, a menos que contrate um carregador particular, como dissemos no início deste conteúdo. Algo interessante é que os alimentos são fornecidos pela agência, então você não precisa se preocupar com as refeições caso contrate o pacote completo. Ainda assim, é bom levar barras de cereais ou outros petiscos do tipo para comer durante o dia.
Quanto ao descanso, saiba que existem áreas de acampamento ao longo do trajeto, incluindo um acampamento base, onde será possível montar a barraca e passar a noite. Ao atingir o pico do platô, nem sempre será necessário levar toda a sua carga para visitar os pontos turísticos, podendo deixar a mochila cargueira na barraca.
No fim das contas, a grande verdade é que uma jornada pelo Monte Roraima é uma experiência enriquecedora, cheia de momentos de contemplação para gravar nas suas melhores memórias.
Portanto, prepare-se e aproveite essa oportunidade única de visitar um dos lugares mais exuberantes da América do Sul! O Monte Roraima te aguarda, e nós ficamos por aqui, com essas e muitas outras dicas valiosas para as suas viagens.
Conheça o portal Vai de Localiza e explore destinos fascinantes no Brasil e no mundo! Veja alguns exemplos:
- Ecoturismo na Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso do Sul
- Praias paradisíacas da Jamaica, no Caribe
- Vulcões e rotas turísticas do Equador