Neste conteúdo, você vai ler:
Clique para ir direto ao assunto do seu interesse.
Navegar, navegar, navegar. No destino, encontrar Mata Atlântica preservada em meio a um ecossistema de restinga, um mar azul convidativo para dias de puro descanso e atrações para quem gosta mesmo é de se aventurar.
Tudo isso com aquele ar de exclusividade, em uma área de preservação ambiental, totalmente feita para você: bem-vindo à Ilha do Mel, no Paraná!
A menina dos olhos do estado paranaense te recebe com grande alegria. Ainda no trajeto entre Paranaguá e a Ilha, que só pode ser feito através de embarcações, você encanta-se pelo balanço das águas e entra no clima do que te aguarda. Ao descer na Ilha do Mel, prepare-se para viver dias incríveis!
Robson Franzói, influenciador do perfil @umviajante, foi até lá para nos contar quais são os segredos deste destino que parece guardado a sete chaves. Vai por mim: é tão incrível quanto possa imaginar. Aperte o play e confira!
Linda e secreta: onde fica a Ilha do Mel?
Não assuste-se por falarmos que a Ilha do Mel é um destino quase secreto! Além de ser um cantinho escondido do estado do Paraná, chegar até lá somente por balsas traz todo um charme para o destino.
A Ilha do Mel fica em Paranaguá, município do litoral paranaense. Sua entrada fica na embocadura da Baía de mesmo nome da cidade. A Ilha está dentro dos limites do Parque Estadual e Estação Ecológica da Ilha do Mel, ambos criados com objetivo de preservar e resgatar a fauna e flora locais.
Continua depois da Publicidade
De malas prontas para o paraíso! Como chegar na Ilha do Mel?
Para quem chega ao litoral pela capital Curitiba, é necessário viajar por cerca de 90 km pela BR-227, até a cidade de Paranaguá. É possível ir também até Pontal do Sul, que fica na cidade de Pontal do Paraná, por 120 km pela mesma rodovia. Das duas cidades há saídas das barcas que te levam até à Ilha do Mel!
É só escolher qual dos dois destinos te atenderá melhor e partir para os seus dias tão esperados pelo litoral do Paraná! Pelo primeiro, a travessia se faz em uma hora e meia. Pelo segundo, não mais que trinta minutos.
Cheguei, e agora? O que fazer na Ilha do Mel?
As construções históricas da região somadas à beleza marcante de suas praias, mata preservada e paisagem, são o verdadeiro plus deste destino que vem ganhando cada vez mais o coração dos viajantes.
Para os que estão sempre em busca de lugares pouco explorados para suas descobertas turísticas, Ilha do Mel não desaponta em nada!
A ilha oferece diversão de todos os estilos e para todos os gostos em suas três vilas: Encantadas, Nova Brasília e Vila do Farol. Você gosta de aventura? Você vai encontrar! Gosta de calmaria? Tem lugar para você também.
É adepto do conforto das pousadas e hotéis ou gosta do contato com a natureza que o camping te oferece? Escolha onde ficar conforme seu estilo!
Opções para o que fazer na Ilha do Mel são o que não faltam. De um pôr do sol incrível em uma das mais belas praias da região, até ver de pertinho e poder fotografar vários golfinhos, estas dicas não podem faltar em seu roteiro.
+ De olho também em outros destinos turísticos do Paraná? Conheça Antonina, uma cidade histórica do litoral do estado, cheia de atrações imperdíveis!
Continua depois da Publicidade
Praias de tirar o fôlego
Contando os segundos para aquele banho de mar revigorante, não é? Vai por mim: a Ilha do Mel é o lugar ideal para renovar suas energias! São 25 km de praias lindas e apaixonantes. Quer ver só? Não perca tempo e visite essa lista que Robson separou especialmente para você:
Praia das Encantadas
É lá que também fica a famosa Gruta das Encantadas, parada obrigatória para quem visita a ilha. É a mais movimentada de todas elas e conta com aquela infraestrutura perfeita que todo amante de praia procura para aproveitar seu dia no litoral. A areia branquinha e o mar azul convidam todos os turistas e moradores para aproveitarem esse trecho tão importante e bonito de Mel.
Para os que querem visitar a gruta, um dos cartões-postais da ilha, é necessário fazer uma trilha leve, que dura cerca de vinte minutos. Se além da praia você também gosta de praticar esportes como uma caminhada gostosa, sendo recompensado com uma vista incrível que merece fotos instagramáveis, não perca tempo e visite o ponto turístico!
Dica Vai de Localiza: Para chegar até a Vila de Nova Brasília, parte-se da Praia das Encantadas por pequenos barcos, em uma viagem mar adentro que dura cerca de dez minutos. A vila é uma ótima pedida para um dia de muita diversão, sol e mar, para quem está hospedado em um dos outros dois vilarejos da ilha!
Continua depois da Publicidade
Praia do Farol
Lá estáo famoso Farol das Conchas, que te presenteia com uma vista espetacular da região. Não se assuste com os 150 degraus que te levam até o topo do morro. A recompensa é garantida por um visual daqueles capazes de deixar o queixo caído.
Farol também é o meio do caminho para quem quer chegar em outras praias muito desejadas da ilha, como a Praia de Paralelas.
Praia da Fortaleza
Depois de curtir aquele dia de praia merecido, visite a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres, datada de 1769. Foi construída para a proteção da Baía de Paranaguá e hoje é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
É uma das praias mais isoladas da Ilha de Mel, PR, já que para chegar o acesso é apenas por trilha.
Praia Grande
Vai por mim: Ilha do Mel também é para os amantes de surfe! E o pico por ali está na famosa Praia Grande, uma das mais desertas da região. É preciso percorrer uma trilha para chegar até lá e a vegetação nativa que enquadra esse cantinho da ilha faz de “Grande” um recanto mais exclusivo e pouco explorado, ideal para quem está em busca de um dia tranquilo de praia, sem muita agitação.
Conheça ainda:
- Praia do Miguel;
- Praia de Fora.
Continua depois da Publicidade
Quando ir para a Ilha do Mel
Quem quer praia, quer fugir das chuvas, certo? Por isso, visitar a Ilha do Mel, PR, pode ser uma boa opção nos períodos de outono e primavera, quando as temperaturas na região são mais amenas e a chance de tempestades é menor. Assim, é quase certo que seus dias de sol por lá estarão garantidos!
O que mais aproveitar em sua viagem pela ilha do litoral paranaense
Mais Dicas Vai por Mim? Temos! Dá só uma espiada:
- Visite a Ilha das Peças, o berçário natural dos golfinhos na região. Aproveite o dia na ilha para almoçar, se divertir com amigos e famílias e curtir um pouco mais dos arredores de Mel.
- Se visitar a Ilha do Mel em julho, você poderá vivenciar a Festa da Tainha. Cheia de shows e muitas opções para diversão, o evento homenageia a grande especialidade gastronômica da ilha: o delicioso peixe Tainha.
- Nos fins de semana do mês de agosto, a ilha é para os fãs de Jazz. A programação é gratuita e faz uma combinação perfeita entre música, culinária e praia. Já pensou na combinação festival e ilha paradisíaca? Não dá para perder!
+ Para os amantes de aventura, o Paraná também guarda destinos cheios de atrativos que vão ganhar destaque na lista de próximas viagens. Descubra os cânions brasileiros que ficam no estado sulista e são sucesso entre os apaixonados por ecoturismo.
Agora que hora de colocar o pé na estrada, que tal contar com uma incrível rede de parceiros para cada etapa da sua viagem? Aproveite os benefícios oferecidos para fazer suas próximas férias serem inesquecíveis!
Partiu viver experiências incríveis na Ilha do Mel, Paraná?
Boa viagem e até o próximo destino!
Tem Hotéis?