Neste conteúdo, você vai ler:
Clique para ir direto ao assunto do seu interesse.
Acordar ao toque dos gentis raios de sol na Serra da Mantiqueira é uma experiência que certamente inspira a vida no campo. O hálito gelado das manhãs, o cantar de pássaros e as possibilidades que se apresentam bem ali, em meio a àquela vasta cadeia de montanhas que abrange três estados, desperta aquele sentimento bucólico que vive bem dentro de cada um de nós. Vai por mim, apreciar esse deleite da natureza pode ser uma vivência única, tranquila e confortável.
Fugere urbem! É para lá que foi Mel Fronckowiak em mais um episódio da temporada de glampings da websérie Mel na Estrada. Conheça São Bento do Sapucaí - SP, município pequeno onde se respira o verde, o artesanato, as aventuras e o charme que só as cidadezinhas do interior têm.
Continua depois da Publicidade
São Bento é de aquecer a alma
São Bento do Sapucaí é um daqueles lugares gostosos para visitar nas épocas mais frias do ano. O clima ameno, característico de regiões montanhosas, é um convite para se reunir com pessoas queridas ao redor de uma fogueira e apreciar um bom vinho. Estar em São Bento desperta aquele calorzinho no coração, sabe?
O município é localizado na Serra da Mantiqueira, bem no interior do estado de São Paulo, e faz divisa com Minas Gerais. E a cidade te abraça! Por lá, a temperatura média fica abaixo dos 20° C, ou seja, agrada quem gosta de um clima gelado, mas nem tanto.
Aventuras turísticas não faltam em São Bento!
Você pode visitar o Complexo do Baú, principal cartão-postal da Serra e Monumento Natural do Estado de São Paulo. São três formações rochosas de deixar qualquer um de queixo caído: a Pedra do Baú, a Pedra do Bauzinho e a Pedra da Ana Chata.
Também há trilhas, cachoeiras, esportes radicais, parques e pracinhas para desfrutar. E pra quem gosta de uma boa folia, São Bento também tem o famoso Bloco do Zé Pereira, com bonecos gigantes que atraem foliões para curtir o carnaval.
Tudo isso se completa com artesanato, agricultura e gastronomia, atividades que são de forte relevância para a economia local. Agora, a cereja em cima do bolo: onde se hospedar em São Bento do Sapucaí?
Conheça mais uma dica incrível de Fronck, nossa expert em glampings no Brasil!
Nomad Place: um glamping na montanha
Luxo e conforto em meio à natureza… a estadia de Mel em São Bento do Sapucaí foi no domo geodésico da Nomad Place.
Também conhecidos como cúpulas, os domos geodésicos são estruturas arquitetônicas geralmente em formato esférico, compostos por triângulos. Sua origem é remota, desde os primórdios há construções desse tipo, a exemplo das ocas feitas por povos indígenas.
A estrutura toda geométrica — daí vem o nome — chama atenção por ser resistente e confortável, além de proporcionar uma vista deslumbrante para as montanhas da Mantiqueira. O domo geodésico é apenas uma das 7 cabanas da Nomad Place.
O espaço é completo: cama quentinha e macia, cozinha equipada, banheiro e área externa com banheira! Sim, o Dome faz juz ao conceito de glamping, uma acomodação luxuosa cercada pelas belezas do meio ambiente, pensada especialmente para apreciar o visual do lado de fora, já que um dos seus lados é feito em vidro e não possui cortinas.
Continua depois da Publicidade
A propósito, a acomodação é perfeita para quem quer ficar por ali mesmo, no aconchego da cabana. Mas, vale a pena conhecer as atrações turísticas da região.
Antes de saber quais são, que tal conhecer outros glampings espalhados pelo Brasil?!
- Casa de luxo na árvore em Itacaré-BA: sim, um misto de nostalgia de infância com todo conforto e comodidade.
- Hospedagem roots na Chapada dos Veadeiros-GO: um acampamento seguro e completo no coração do Cerrado.
- Glamping à beira do Rio Negro em Anavilhanas-AM: um hotel luxuoso no arquipélago circundado pelo Rio Negro.
Saiba o que fazer em São Bento do Sapucaí
Vai por mim: a pequena São Bento é cheia de maravilhas, vale a pena conhecer e fortalecer o turismo na Serra da Mantiqueira. Nossas sugestões de hoje são os dois locais que Fronk nos apresentou, confere aí!
1. Atelier de Tecidos Nakawe
A artesã Claudia Mattos trabalha em seu ateliê localizado em uma área preservada da Mata Atlântica. É lá que ela produz suas peças de artesanato em tecido de algodão estampado com carimbos exclusivos. São obras únicas de estamparia manual!
Oficinas e exposições também acontecem no Atelier Nakawe, além do espaço ser aberto à visitação. Mel colocou a mão na massa, aliás, no pano, e levou pra casa uma peça que ela mesma estampou. Incrível, não é?!
2. OLIQ - Azeites e Olivas Brasileiros
Uma experiência gastronômica em São Bento do Sapucaí, Oliq é uma fazenda de cultivo de oliveiras, colheita de azeitona e produtora dos azeites mais premiados do Brasil.
A visitação é aberta ao público, que pode acompanhar todos os processos de fabricação. A produtora também conta com um restaurante onde são servidos pratos e drinks harmonizados com os melhores azeites da casa.
Veja outros lugares para conhecer em São Bento do Sapucaí:
- Cinema Paradiso: uma espécie de museu para os apreciadores da sétima arte;
- Bairro do Quilombo: arte e cultura de influência africana;
- Ecoparque Pesca na Montanha: para os amantes do ecoturismo, há trilhas, observação de animais e outras atividades.
Aproveite ainda mais seu tempo na região
O município de São Bento fica pertinho de Campos do Jordão, onde a Mel também já esteve antes.
Aliás, você sabia que Campos do Jordão é considerado um pedacinho da Alemanha no Brasil? Lá, além de se encantar com a arquitetura inspirada em construções europeias, Fronck visitou museus, experimentou delícias típicas da região e degustou cervejas artesanais. Vale a pena conhecer!
Ah, e se você quiser estender ainda mais a sua viagem, certamente precisa conhecer Holambra-SP, a cidade das flores. Holambra foi colonizada por holandeses e, olha… a cidade faz juz ao título que leva!
Como chegar a São Bento do Sapucaí
Para ir da capital paulista a São Bento do Sapucaí de carro, é preciso percorrer 193 km estrada afora. A viagem é pela Rodovia Ayrton Senna-Carvalho Pinto (SP-070) até Taubaté. Chegando lá, a viagem segue pela Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro (SP-123) e depois pela Av. Vereador Júlio da Silva (SP-042).
Como você já sabe, o município fica bem perto de Campos do Jordão, com 30 minutos você vai de um destino a outro.
E o melhor carro para esse percurso pode estar no nosso grupo CS, um econômico sedan com ar que oferece espaço, estilo e muito conforto para todos! Outra pedida incrível para esse destino pode ser o grupo GR, o SUV de elite. Potência, segurança e robustez para te acompanhar por toda a viagem!
Curtir a estrada em um carro confortável é ótimo, verdade? Melhor ainda é aproveitar as vantagens que nossos parceiros oferecem!
Até a próxima aventura!
Eu gostaria muito de conhecer esse lugar lindo maravilhoso ?