Neste conteúdo, você vai ler:
Clique para ir direto ao assunto do seu interesse.
O que hoje é um destino turístico bem popular, em outros tempos já foi um percurso com um objetivo muito claro: transportar ouro e diamantes das minas para os portos do Rio de Janeiro, onde seriam enviados a Portugal. A Estrada Real leva este nome justamente porque era o trajeto oficial que a Coroa Portuguesa fazia quando o Brasil era colônia.
Atualmente, a rota turística é uma oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a história do nosso país e aproveitar as paisagens incríveis, passando por graciosas cidades históricas. Ao longo dos seus milhares de quilômetros, cada caminho tem algo especial para mostrar.
Vem com a gente conhecer mais a fundo a Estrada Real!
Continua depois da Publicidade
Onde fica a Estrada Real?
Com um total de 1.630 km de extensão, a Estrada Real fica em Minas Gerais, ligando mais de 100 cidades da região ao estado do Rio de Janeiro, especialmente Paraty, e também ao estado de São Paulo.
Originalmente, a rota começa em Ouro Preto, o que deu origem ao Caminho Velho, mas depois se expandiu até Diamantina. O trajeto é dividido em diferentes ramificações, cada uma com particularidades que merecem ser destacadas.
Bora descobrir?
Conhecendo a Estrada Real
A Estrada Real é aquela que atravessa diversas cidades históricas e é um marco do passado do nosso país. Percorrer pelos seus caminhos é como adentrar no cenário das primeiras narrativas do Brasil na era colonial, com a possibilidade de ver a atualidade traçando novos contos por ali.
Essa jornada foi registrada pelo fotógrafo Fayson Merege, que mostrou um pouco do que pôde conhecer em cada cantinho que passou ao percorrer a Estrada Real. A seguir, você descobrirá quais são os caminhos e as principais cidades que ficam na maior rota turística do Brasil.
1. Caminho Velho
Esta é a rota mais antiga da Estrada Real, utilizada desde o século XVIII pela Coroa Portuguesa. O Caminho Velho inicia em Ouro Preto, antiga capital de Minas Gerais, e segue em direção a Paraty, no Rio de Janeiro.
Ele passa por cidades históricas como Mariana, Tiradentes, São João del Rei e Caxambu. O percurso se estende por 710 km, cheio de construções coloniais preservadas, igrejas, casarões e paisagens deslumbrantes.
Em Ouro Preto, que na época colonial se chamava Vila Rica, você vai encontrar diversas atrações turísticas, sobretudo museus que remontam à história do Brasil e igrejas monumentais no estilo barroco. Visite o Museu da Inconfidência, a Igreja do Pilar e a Praça Tiradentes. Aproveite para caminhar pelas ruas de paralelepípedos e, assim, conhecer muitos outros atrativos.
Outras cidades que precisam entrar no seu roteiro são as vizinhas Tiradentes e São João Del Rei. São dois destinos culturalmente ricos e historicamente preservados, com casarões coloniais, acervos de arte sacra, artesanato e festividades. Ah, fora as belezas naturais que deixam qualquer um apaixonado.
+ Saiba mais sobre Tiradentes, a cidade mineira que te faz voltar no tempo!
Outras cidades no Caminho Velho da Estrada Real:
- Bichinho
- Congonhas;
- Entre Rios de Minas;
- Itamonte;
- Lavras;
- São Thomé das Letras.
Dá o play para ver um pouco da experiência do nosso parceiro fotógrafo no Caminho Velho da Estrada Real!
2. Caminho Novo
O Caminho Novo possui 515 km e foi criado posteriormente para diversificar e agilizar o transporte de ouro e diamantes. A rota liga Ouro Preto ao Rio de Janeiro, seguindo por um trajeto diferente do Caminho Velho.
É um percurso conhecido por suas paisagens serranas, sendo Petrópolis um dos destinos mais queridos desta rota. A cidade, que pertence ao estado do Rio de Janeiro, é conhecida por seu clima ameno e belas montanhas, o que a torna um lugar interessante para os turistas que querem fugir do calor do litoral.
+ Confira mais sobre Petrópolis e outras cidades da região serrana do RJ!
O Caminho Novo passa ainda por cidades como Ouro Branco, Conselheiro Lafaiete, Barbacena, Santos Dumont e Juiz de Fora.
Veja como foi a passagem do Fayson pelas cidades do Caminho Novo da Estrada Real!
Assine a newsletter
3. Caminho do Sabarabuçu
O Caminho do Sabarabuçu, além de ser o mais curto, com apenas 160 km, é o mais curioso da Estrada Real. Isso porque a via foi criada após os viajantes avistarem algo reluzente no topo da Serra da Piedade. O brilho chamou a atenção dos portugueses, afinal, eles pensaram que ali encontrariam o que mais queriam: ouro.
Foi assim que eles abriram a nova rota, mas, ao chegarem ao destino, tiveram uma surpresa decepcionante. A luz avistada de longe não era ouro, e sim minério de ferro. Apesar da quebra de expectativa em outros tempos, quem segue por este caminho hoje pode ir a cidades da Estrada Real repletas de belezas.
Uma delas é Brumadinho, onde fica o icônico Museu de Inhotim. Nova Lima e Rio Acima também ficam na rota de Sabarabuçu e são paradas ideais para quem ama conhecer cachoeiras em Minas. E para avistar belas montanhas, sugerimos uma parada em Cocais, um pequeno distrito a cerca de 100 km de Belo Horizonte.
+ A bucólica cidade de Glaura também fica no Caminho de Sabarabuçu. Conheça o destino!
O Fayson também contou um pouco sobre sua estadia em cidades do Caminho do Sabarabuçu na Estrada Real. Acompanhe!
4. Caminho dos Diamantes
Por fim, Diamantes é uma rota que tem como destaque e destino a cidade de Diamantina, um importante centro de extração de diamantes na era colonial. O trajeto parte do Caminho Velho, em Serro, e segue até Diamantina, revelando riqueza histórica e belas paisagens de serras e vales.
Em seus 395 km, o Caminho dos Diamantes passa por dezenas de cidades mineiras e regiões turísticas muito populares, como a Serra do Cipó, com sua diversidade inigualável de fauna e flora. Também merece destaque a pequena Catas Altas, que abriga construções coloniais e paisagens exuberantes.
Outras cidades no Caminho dos Diamantes da Estrada Real:
- Alvinópolis;
- Conceição do Mato Dentro;
- Guanhães;
- Ipoema;
- Lapinha da Serra;
- Mariana;
- Santo Antônio do Itambé.
Continua depois da Publicidade
Explore a Estrada Real no melhor estilo!
Com caminhos tão longos e tantas regiões para conhecer, você precisa fazer um bom planejamento da sua jornada pela Estrada Real, concorda? Só para ter uma ideia, o Caminho Velho, a via mais longa, pode demorar 8 dias para ser percorrida por completo em um veículo automotivo.
Ah, e tem outro detalhe: os trechos em estrada de terra representam a maioria, sendo mais de 74% dos trajetos, segundo o Instituto Estrada Real. Então, você já sabe: é preciso um carro com tração nas quatro rodas para seguir por esses caminhos.
Deixa com a gente, aí vão as melhores dicas:
Sabe onde você encontra esses modelos para uma experiência perfeita? Nas nossas agências Localiza! Reserve seu carro com antecedência e viaje no tempo pelas estradas de Minas Gerais!
Nos vemos no próximo destino!
Fizemos os dois primeiros trechos (caminho velho e dos diamantes) em 2023 num Nissan March 1.0 e esse ano de 2024 pretendemos concluir os dois caminhos restantes (sabarabucu e caminho novo) ainda no Nissan March 1.0 saindo de Belém do Pa.
Mais falando dessa rota ela e maravilhosa com belas paisagens,pessoas encantadoras e receptivas, tivemos vários momentos encantadores e é uma rota que contagia o viajante e da a vontade de querer mais. Em breve estaremos fazendo o Crer que é o caminho religioso também uma excelente proposta.