Neste conteúdo, você vai ler:
Clique para ir direto ao assunto do seu interesse.
Quem nunca sonhou em viajar pelo mundo? Ou conhecer aquele país que fascina desde a infância? Fazer uma viagem internacional é algo grandioso na história de muita gente, ainda mais quando se conquista esse desejo pela primeira vez. O coração fica a mil e a cabeça cheia de dúvidas sobre o planejamento dessa aventura.
A boa notícia é que você pode esquecer a preocupação de não saber por onde começar, porque, a partir de agora, você estará mais afiado do que um passaporte novinho em folha. Sua jornada começa muito antes do avião decolar, viu? Mas a gente te ajuda!
Preparamos um guia recheado de dicas para você brilhar nas suas viagens ao redor do globo. Vamos nessa!
Continua depois da Publicidade
1. Viagem internacional: comece pesquisando as passagens com antecedência
Tá na hora de tirar os planos do papel e é por aqui que você vai começar!
As passagens aéreas podem variar de preço por causa de alguns fatores, como escalas do voo, data e horário da viagem, por exemplo. Por isso, você deve ficar de olho nos sites das companhias aéreas e acessá-los em momentos diferentes do dia para ver se encontra valores mais baixos.
Essa pesquisa precisa ser feita com antecedência porque, assim, você terá bastante tempo disponível para encontrar o melhor preço. Aí vão mais algumas dicas em relação às passagens de avião:
- Use sites de comparação de preços para encontrar as melhores ofertas;
- Seja flexível com as datas para aumentar as chances de encontrar passagens mais baratas;
- Tente evitar viajar em feriados e datas comemorativas, pois a procura é mais alta, logo, os preços também;
- Considere voos com escalas, pois podem ser mais baratos do que os diretos. No entanto, atente-se ao tempo de espera entre as embarcações e o tempo total de deslocamento;
- Acompanhe promoções e descontos oferecidos frequentemente pelas companhias aéreas. Fique atento às redes sociais e sites das empresas para aproveitar essas oportunidades.
Com as passagens compradas, é melhor agilizar para resolver tudo o que for preciso antes de embarcar para a sua viagem internacional. Então seguimos com o nosso guia!
+ A América Latina é cheia de países apaixonantes. Veja tudo que a Colômbia tem de melhor e desbrave o Equador!
2. Prepare os documentos essenciais
Providenciar a documentação é algo que você não pode deixar para a última hora. Afinal, alguns países exigem documentos que podem demorar mais de um mês para ficarem prontos.
O documento mais importante para viagens internacionais é o passaporte, que deve ter validade de pelo menos 6 meses após a viagem ao exterior. Alguns países, como os Estados Unidos, também exigem um visto válido para liberar a entrada de turistas, permitindo que o viajante permaneça no país por um tempo determinado, geralmente 90 dias.
Já em outros locais, como países da América do Sul, é possível entrar apenas com seu RG como documento de identificação. Além disso, alguns destinos podem exigir outras documentações, como o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) ou uma confirmação de que você está vacinado contra Covid ou febre amarela, dependendo das regras do país.
Também é possível que comprovante de hospedagem ou carta-convite sejam solicitados pelos agentes de imigração, assim como uma comprovação de que você está levando uma quantia em dinheiro que te permita exercer o turismo no país.
De todo modo, é fundamental pesquisar as exigências do seu destino com antecedência para evitar problemas na hora da viagem. Combinado? Agora é hora de começar a arrumar as malas!
Continua depois da Publicidade
3. Fique atento às regras de bagagem para viagem internacional
Viajar para o exterior não precisa ser uma caixinha de surpresas. Se você souber exatamente o que precisa levar e quais são as limitações para as bagagens, dá para organizar tudo sem dor de cabeça.
Antes de tudo, selecione os itens para levar conforme o clima do seu destino. Faça uma lista e tente se ater a ela, evitando carregar coisas desnecessárias que podem aumentar o peso das suas malas.
Afinal, as companhias aéreas têm regras em relação à bagagem, e você deve saber qual o tamanho, o peso e a quantidade de malas permitidas no seu voo. Não é permitido embarcar, por exemplo, com objetos cortantes e inflamáveis. Pesquise essas informações e evite ter que deixar seus pertences para trás ou pagar taxas ao embarcar.
Ah, organize as malas de forma eficiente, deixando os documentos, remédios necessários, anotações úteis e afins na sua bagagem de mão. E não se esqueça de etiquetar suas malas para facilitar a identificação.
+ Já pensou em viajar para a França e passear de carro por lá? Conheça 7 destinos franceses!
Assine a newsletter
4. Organize bem as suas finanças
Não dá para falar de viagem ao exterior sem falar de dinheiro, né? E o assunto aqui vai além do seu orçamento. É óbvio que pensar na quantia que você tem disponível para passeios, alimentação, transporte, hospedagem e compras é indispensável, mas também é preciso ter atenção a outros detalhes.
Primeiro, você deve saber qual é a moeda local e se também são aceitas outras moedas no país de destino. Feito isso, procure informações sobre as taxas de câmbio e tarifas cobradas pela operadora de crédito.
Vai por Mim: evite trocar dinheiro em casas de câmbio no aeroporto ou em locais turísticos, pois as taxas costumam ser mais altas. Pesquise antes e procure casas de câmbio com boas referências e taxas mais vantajosas.
Outra dica importante é levar dinheiro em diferentes formas, como cartão de crédito internacional, cartão pré-pago e dinheiro em espécie. E lembre-se de avisar o banco para evitar que o cartão seja bloqueado por suspeita de fraude.
Por fim, saiba que guardar notas fiscais e recibos será muito útil caso precise comprovar suas despesas para a Receita Federal ou para solicitar reembolso de despesas com seguro viagem.
5. Contrate um seguro viagem
Você sabia que esse serviço é obrigatório para entrar em alguns países, como Portugale outros destinos da Europa? Bem, mesmo que não seja uma exigência em vários lugares do mundo, é altamente recomendado que você tenha o seguro nesses tipos de deslocamentos.
O serviço garante assistência médica em caso de acidentes ou doenças, além de oferecer cobertura para outras eventualidades, como extravio de bagagem e cancelamento de voos. Pesquise e escolha um seguro que atenda às suas necessidades.
6. Defina a hospedagem e o roteiro
Onde ficar? Para onde ir? Essas duas perguntas têm uma forte relação, porque é interessante escolher uma hospedagem que seja compatível com seu roteiro e vice-versa.
É fato que você vai se deslocar bastante para conhecer os pontos turísticos do país, mas, mesmo assim, seus passeios podem ser mais dinâmicos se você escolher estrategicamente onde será a estadia.
Quanto aos passeios, consulte um portal que tenha roteiros de viagens internacionais, como o Vai Por Mim. Isso vai facilitar demais o seu planejamento!
Continua depois da Publicidade
7. Confira estes sites antes de sair de casa
Antes de uma viagem internacional, é importante acompanhar as informações sobre o país de destino. O site do Ministério das Relações Exteriores, Infraero, consulado ou embaixada do país e até mesmo a Anvisa disponibiliza informações sobre vistos, vacinas, clima, segurança, entre outros assuntos relevantes para quem vai viajar.
Outro site importante para checar antes de sair de casa é o da companhia aérea. É possível verificar informações sobre horários de voos, check-in online, bagagem permitida, etc.
Ah, se você vai alugar um carro no destino, é interessante verificar o site de empresas de aluguel de carros. Já quem cogita utilizar transporte público no destino, é interessante acompanhar o site das empresas locais.
Por fim, é importante conferir sites de notícias internacionais e atualizações do clima para ficar por dentro das últimas informações sobre o país de destino. Assim, é possível se preparar melhor e evitar surpresas desagradáveis, combinado?
8. Alugue um carro com antecedência
Fazer uma viagem internacional significa que você terá muito chão para percorrer para conhecer as belezas naturais e principais atrativos do destino. Quem sabe até ir de uma cidade a outra?
O melhor meio de transporte para o seu roteiro é um carro alugado, já que ele te dá autonomia e conforto. Se você é uma pessoa precavida, não vai deixar para alugar o veículo quando chegar ao país, certo?
Assim, você garante antes mesmo de chegar ao seu destino que o carro que precisa para sua tão sonhada viagem estará disponível, apenas te aguardando para começarem essa aventuras juntos! A prática da reserva antecipada te ajuda a evitar alguns imprevistos, e perrengues em uma viagem para longe de casa é tudo o que não queremos, certo?
Por isso, é melhor reservar seu carro para uma viagem internacional antes de sair do território brasileiro, e você consegue fazer isso aqui, na Localiza. Basta acessar nosso portal, fazer sua reserva e retirar o carro em uma das nossas agências parcerias espalhadas pelo mundo.
Bacana estes conteúdos ! Além de informações e alertas ,tem dicas muito boas que nos tranquilizam.?