Neste conteúdo, você vai ler:
Clique para ir direto ao assunto do seu interesse.
Venha descobrir como é possível fazer turismo sustentável na Amazônia Mato-Grossense e conheça sua estadia ideal na região, o Cristalino Lodge.
Se um dia te disserem que a Floresta Amazônica é sem igual, acredite. Não é por acaso que a maior floresta tropical do mundo foi o destino de Mel Fronckowiak neste episódio da websérie Mel na Estrada – Rotas Sustentáveis. Aliás, ela visitou um pedacinho muito especial no sul da selva, mais especificamente na região mato-grossense.
No Mato Grosso, há presença de 3 principais biomas: Cerrado, Pantanal e Floresta Amazônica, sendo que esta se concentra ao norte do estado. Quando falamos em turismo e apreciação, o bioma amazônico é muito versátil, vive de mudanças.
Na época de chuva, a vegetação fica mais verde e permite a visitação à floresta alagada. Fora desse período, é ideal para avistamento de aves das mais variadas espécies que habitam o local.
É hora de acompanhar a Mel na Estrada. Partiu? Assista ao vídeo com os melhores momentos desta viagem à selva e conheça sua estadia, o Cristalino Lodge, AM.
Continua depois da Publicidade
Parque Estadual do Cristalino: uma preciosidade da Floresta Amazônica
O Parque Estadual do Cristalino é uma importante área de conservação da Floresta Amazônica, com uma riquíssima biodiversidade de fauna e flora. Está localizado nos municípios de Alta Floresta e Novo Mundo, no norte do Mato Grosso.
Já que se situa no alto da região amazônica, por lá predomina a vegetação de Floresta de Terra Firme, com suas árvores de grande porte – e bota grande nisso. As principais espécies de árvores são: castanheira, ipê, jatobá, jequitibá, seringueira, peroba e outras.
Árvores frutíferas também marcam presença, como guaraná, cupuaçu e palmitos em geral, além de plantas medicinais, como copaíba e espinheira-santa. E as plantas ornamentais não poderiam ficar de fora desse espetáculo da natureza, sobretudo as orquídeas, as bromélias e as helicônias.
O parque ainda conta com fauna abundante, entre centenas de espécies de aves e dezenas de mamíferos, peixes, répteis e anfíbios. Fato curioso é que mais de 50 espécies dessas aves são endêmicas, isto é, só ocorrem naquela região. Mais uma vez, precisamos reforçar que a Floresta Amazônia é de uma beleza singular!
O parque cumpre um papel de extrema importância, uma vez que se trata de uma “barreira ecológica contra os impactos do desmatamento”, de acordo com a cartilha da Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEMA-MT).
É também o berço do ecoturismo na região, pois permite passeio de barco pelo Rio Cristalino e possui locais específicos para observação de animais sem gerar interferência em seu habitat.
- Conheça mais riquezas da Floresta Amazônica: apaixone-se pelas cachoeiras de Presidente Figueredo - AM
Ah, só por curiosidade: o Rio Cristalino nasce na Serra do Cachimbo, passa pelo Parque Estadual e depois entra nas reservas, que inclui o ecolodge onde a Mel se instalou. Vamos conhecer mais sobre esse santuário? Continue acompanhando!
Cristalino Lodge: um modelo de negócio sustentável em meio ao MT
O Cristalino Lodge está localizado no sul da Amazônia, no estado do Mato Grosso, e inserido em uma Reserva Particular do Patrimônio Nacional (RPPN). Isso significa que o refúgio faz parte de uma unidade de conservação ambiental privada e de caráter sustentável, prevista pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza.
O ecolodge faz parte do Hotel Floresta Amazônica, que fica no município de Alta Floresta e oferece uma experiência singular de hospedagem com um entorno deslumbrante e intocado.
E olha só que bacana: existem 8 tipos de vegetação na área, sendo 6 delas presentes na reserva do Cristalino. Toda essa diversidade se deve à proximidade com os biomas do Pantanal e Cerrado.
- Você sabia? Nossa amiga Fronck também já visitou o Pantanal no Mato Grosso do Sul.
A sustentabilidade ambiental no Cristalino acontece por meio de:
- Conservação dos recursos naturais e da biodiversidade;
- Educação ambiental;
- Apoio a projetos de pesquisa da Fundação Cristalino;
- Turismo responsável.
Devido à sua atividade limpa e sustentável, que preserva uma área com mais de 11 mil hectares, o Cristalino já foi premiado como um dos melhores ecolodges do mundo.
Alternativas sustentáveis no Cristalino Lodge
O Cristalino te espera para vivenciar o verdadeiro ecoturismo com trilhas, observatórios, passeios de barco e canoagem. Além do mais, entre as diversas iniciativas que o espaço oferece, podemos citar:
- Energia solar para os quartos;
- Aquecimento da água com energia solar;
- Tratamento biológico do esgoto;
- Compostagem do lixo orgânico;
- Reciclagem de papel, papelão e plástico limpo;
- Redução do consumo de plástico com distribuição de garrafas de alumínio para os hóspedes;
- Arquitetura inteligente com sistema natural de ventilação;
- Uso de produtos de limpeza biodegradáveis;
- Horta particular orgânica;
- Sustentabilidade social com a compra de produtos da comunidade local.
É um convite muito imersivo, foi o que a Mel disse e nós assinamos embaixo. E com as atrações que unem turismo e sustentabilidade, a conexão com o meio ambiente fica ainda mais forte.
Atividades de turismo sustentável no Cristalino
Atrações turísticas e ecológicas não faltam no Cristalino. São diversas trilhas disponíveis, canoagem e observação nas torres. Confira as aventuras que Fronck viveu na selva tropical.
1. Torre de observação em Cristalino Lodge
São duas torres no hotel, para cultuar a floresta com o menor impacto possível. Os observatórios possuem 50 metros de altura, acima das copas das árvores. Pensa numa visão que permite contemplar a selva em 360°.
Então, é isso que você terá! Ideal para ver a magia da floresta despertando ao raiar o dia, ou mesmo para apreciar o pôr do sol. A Mel não perde nenhum pôr do sol em suas aventuras, então você já sabe qual horário ela escolheu, né?
2. Trilha da Castanheira
Esta foi a primeira trilha a ser aberta na região do hotel. As castanheiras são o símbolo da Floresta Amazônica, e uma característica peculiar é que elas se agrupam e formam o castanhal. A árvore mais antiga dessa floresta possui entre 800 e 1.000 anos, com 46 metros de altura.
3. Passeio de caiaque pela Floresta Alagada
A atividade só é possível na época da cheia ou no período transicional, de dezembro a junho. Florestas alagadas também recebem o nome de Igapós. Trata-se de uma jornada silenciosa, em que a melhor opção é apenas observar as maravilhas naturais e ouvir os sons da natureza.
- Ei, temos mais dicas de destinos sustentáveis: conheça o Jalapão, no Tocantins!
- E se você quiser dar um giro pelo Mato Grosso, recomendamos muito que vá a Nobres - MT.
Saiba como chegar ao Cristalino Lodge
Este é um daqueles destinos que você vai para ficar, nem precisa pensar em passeios externos, sabe? O objetivo é se incorporar no ambiente, realmente conectar-se à exuberância singular da Floresta Amazônica e sentir todo o bem-estar que só a natureza proporciona.
Então, seu roteiro será direto para o Hotel Floresta Amazônica, onde você vai deixar o carro e seguir de transfer de barco até o Cristalino.
É válido lembrar que o município de Alta Floresta conta com um aeroporto, o que já facilita muito a viagem. Só para se ter uma ideia, a distância entre a cidade e Cuiabá, capital do Mato Grosso, é superior a 800 km.
Mas isso não é um problema se você já desembarcar na sua cidade de destino e de lá dar a partida em um carro alugado. Ah, lembre-se de escolher um ótimo carro para pegar estrada com conforto, beleza?!
Falando em conforto, nossos parceiros oferecem ofertas especiais para melhorar ainda mais sua experiência.
O Mato Grosso te aguarda, e nós também! Até a próxima!
Continua depois da Publicidade