Neste conteúdo, você vai ler:
Clique para ir direto ao assunto do seu interesse.
Você ama conhecer lugares onde a natureza se apresenta em sua forma mais pura e majestosa? Então, seu próximo destino turístico precisa ser a Chapada dos Guimarães! Aqui, entre vales verdejantes e paredões de pedra que quase tocam o céu, a vida assume um ritmo diferente.
Visitar locais como este significa mais do que fazer uma viagem. É uma experiência que eleva sua vibração e te faz enxergar a importância de todas as formas de vida que ali habitam. É ecoturismo de verdade!
Levantar poeira nas trilhas e dar aquele mergulho nas cachoeiras refrescantes são algumas das atividades que temos para hoje. Confira o vídeo que o Faysson Merege criou nesse paraíso! Partiu?
Continua depois da Publicidade
Onde fica a Chapada dos Guimarães e como chegar?
A cidade de Chapada dos Guimarães está localizada no estado do Mato Grosso, na região Centro-Oeste do Brasil. A distância entre o destino e a capital, Cuiabá, é de aproximadamente 69 km.
Já o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães fica na região de divisa entre a cidade de mesmo nome e a capital mato-grossense. A principal via de acesso para o destino é a BR-251.
Como você vai precisar se deslocar para conhecer os pontos turísticos da região, uma boa opção é pegar um voo até Cuiabá e alugar um carro no aeroporto. Nossa sugestão é que você escolha um veículo 4x4 para passar suavemente pelas estradas de terra e areia fofa que dão acesso a alguns atrativos do parque.
Conheça o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães
Um tesouro do Cerrado brasileiro. Assim podemos resumir o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, fundado em 1989 e administrado pelo ICMBio. Morada de centenas de espécies de fauna e flora, o local é de extrema importância para o ecossistema da região. Além do mais, o turismo contribui para movimentar a economia da cidade.
Vamos juntos explorar os principais atrativos do parque!
Cachoeira Véu de Noiva
Cartão-postal da Chapada dos Guimarães (MT), a cachoeira Véu da Noiva surpreende pelos seus majestosos 86 metros de altura. A queda vem das águas do rio Coxipozinho, saindo do meio de um enorme paredão de arenito.
Este é um dos visuais mais incríveis que você terá durante o passeio. Aliás, a cachoeira não é própria para banho, mas vale a pena cada momento de contemplação. Desde a pequena trilha de 600 metros até o espetacular voo das araras, você ficará encantado com a natureza vibrante ao seu redor.
+ Outra maravilha do Cerrado é a Chapada dos Veadeiros. Descubra seus encantos!
Assine a newsletter
Cidade de Pedra
A natureza e suas obras de arte… A Cidade de Pedra é um fascinante conjunto de formações rochosas esculpidas pelo vento ao longo de milhares de anos. Olhando do alto do mirante, os picos desnivelados e agrupados fazem lembrar as ruínas de uma cidade, e eles podem atingir até 350 metros de altura.
Para acessar o ponto que oferece esse visual fantástico, é obrigatório ter o acompanhamento de um guia autorizado pelo ICMBio.
Vale do Rio Claro
Algo interessante sobre os passeios da Chapada dos Guimarães é poder admirar as paisagens do alto dos mirantes ou em meio aos vales. A Cidade de Pedra tem vista para o Vale do Rio Claro, mas também é possível estar em meio a ele, que fica na parte baixa do parque.
Por lá, você vai encontrar uma formação rochosa curiosa, chamada Crista de Galo. Além disso, há piscinas naturais banhadas pelo Rio Claro, que são o Poço Verde e o Poço das Antas. As águas translúcidas permitem a observação de peixes através da flutuação com snorkel.
Lembrando que este também é um passeio guiado, sendo necessária a presença de um profissional credenciado.
Circuito das Cachoeiras
Além do Véu da Noiva, o parque da Chapada dos Guimarães possui outras belas quedas d’água para os visitantes poderem se refrescar e recarregar as energias. O Circuito das Cachoeiras é um roteiro de trilhas que levam a cachoeiras, piscinas naturais e mirantes.
No trajeto, você vai passar pelos seguintes pontos:
- Cachoeira do Sonrisal, localizada em um pequeno cânion;
- Cachoeira do Pulo, com piscina natural ideal para banho;
- Cachoeira do Degrau, com queda de 2 metros e piscina com parte rasa e funda;
- Prainha, onde há uma ampla faixa de areia;
- Piscina Natural, com bastante profundidade;
- Cachoeira das Andorinhas, com aproximadamente 30 metros de altura.
A caminhada totaliza 4,5 km, contando ida e volta, e pode ser feita sem acompanhamento de guia.
+ Visite também a Chapada das Mesas, no Maranhão!
Continua depois da Publicidade
O que fazer na Chapada dos Guimarães (MT) fora do parque?
Algumas atrações da região ficam fora do território do parque, geralmente em propriedades particulares. Apesar disso, são lugares tão maravilhosos quanto os que já listamos acima. E o melhor é que, ao visitá-los, você terá uma experiência completa na Chapada dos Guimarães.
Conheça agora!
Complexo de Cavernas Aroe Jari
Este é um atrativo imperdível para os aventureiros de plantão. O complexo conta com 4 cavernas que podem ser visitadas por meio de um transporte interno e uma caminhada leve ou através de uma trilha de 13 km, contando ida e volta.
A primeira parada é na Caverna Aroe Jari, que significa “morada das almas”. Apesar de não ser permitido entrar nela, vale a pena estar perto da maior caverna de arenito do país. Depois vem a Caverna Lagoa Azul, que esconde um lindo espelho d’água azulado.
O terceiro ponto é a Caverna Kiogo Brado, onde você pode atravessá-la de uma ponta a outra em meio às formações rochosas. A Caverna Pobe é a última do circuito, onde é possível caminhar ao lado de um rio em seu interior.
O passeio deve ser feito com acompanhamento de um guia.
+ Adentre ao universo místico das cavernas do PETAR!
Mirante do Centro Geodésico da América do Sul
Imagine estar em um lugar que marca o centro exato da América do Sul. No Mirante do Centro Geodésico, você pode fazer exatamente isso! Além da sensação única de estar no meio do continente, você será presenteado com uma vista panorâmica da planície pantaneira.
Ali, a paisagem deslumbrante se estende até onde os olhos podem ver. É o local perfeito para observar o pôr do sol e se maravilhar com as cores que pintam o céu enquanto o dia se despede. A visitação ao mirante é livre.
Complexo turístico Salgadeira
Após ser totalmente reformado e reaberto em 2018, o complexo Salgadeira oferece um ambiente sereno e tranquilo para os visitantes. Ao lado de paredões rochosos, o local conta com mirantes, trilhas, parquinho para as crianças, restaurante e museu.
A principal atração do parque é a Cachoeira da Salgadeira, que deságua em um poço onde os visitantes podem se banhar para aliviar o calor mato-grossense. O acesso é livre, sendo cobrado um valor fixo pelo estacionamento.
+ Mais um destino que precisa entrar na sua lista: Nobres, no Mato Grosso.
Continua depois da Publicidade
A Chapada dos Guimarães aguarda a sua visita!
Se turismo ecológico é a sua maior paixão, chegou a hora de conhecer este que é um dos principais destinos de ecoturismo do Brasil. Mas, se você ainda não está familiarizado com viagens que te conectam com a natureza, saiba que nunca é tarde para começar a se aventurar.
E aí, vamos juntos para a Chapada dos Guimarães (MT)? Para embarcar nessa aventura com a gente, você só precisa reservar um carro no nosso app e retirá-lo no aeroporto de Cuiabá. Fazendo isso, você também garante descontos especiais com os nossos parceiros. Tudo para você ter uma viagem perfeita!
Deixe as malas prontas, pois novos destinos te aguardam!