Neste conteúdo, você vai ler:
Clique para ir direto ao assunto do seu interesse.
Já reparou que alguns lugares parecem ganhar mais vida quando são registrados pelo olhar certo? É como se a paisagem se tornasse ainda mais rica, mais atraente. E quando o cenário já é exuberante por natureza, como é o caso dos cânions, fica ainda mais fácil captar a essência do local.
Através das lentes do Fayson Merege, visitamos alguns desses paraísos, explorando os mais belos cânions do Brasil. Para o fotógrafo, muito mais que eternizar os registros, fotografar as belezas do nosso país é uma forma de convidar o outro a refletir sobre sua própria relação com a natureza.
Sua incrível jornada começa pelos cânions do Piauí: verdadeiros patrimônios nacionais, onde sítios arqueológicos, um povo extremamente acolhedor e um bioma 100% brasileiro encantam os olhares de quem se aventura pela região.
Dê o play e sinta a viagem com este episódio imperdível!
Continua depois da Publicidade
Pelas lentes de Fayson Merege
No solo ou acima das nuvens, lá estará o fotógrafo em busca de capturas únicas, de paisagens que fazem perder o fôlego, mas jamais perder um clique. Fayson Merege vive em busca de aventuras pelo Brasil, viajando para fotografar e fotografando para viajar.
Uma coisa leva à outra e é fato que, por onde for, sua câmera será sua melhor companhia. Além de fotógrafo, Merege é montanhista, o que explica bem a união das suas paixões: natureza e fotografia.
Aliás, qual é a sua relação com a natureza? É este o questionamento que o artista de alma viajante provoca!
Com tanta inspiração e uma vontade intensa de explorar espaços surpreendentes, Merege fez uma visita ao nordeste do Brasil e trouxe imagens inesquecíveis dos cânions que encontrou no Piauí.
Bora conferir?
Descubra destinos imperdíveis na natureza do Piauí
De clima tropical e semiárido, com vegetação da Caatinga e do Cerrado, o estado do Piauí dispõe de visuais diversos… para a alegria dos aventureiros. O povo hospitaleiro que habita a região torna a experiência turística ainda mais valiosa, uma mosaico de conexões com o ambiente, a cultura e as histórias locais.
Bom, estamos falando de um dos maiores estados nordestinos, então é certo que há muito o que conhecer por lá. Por isso, nosso foco será nas maravilhas que Merege visitou, especialmente os cânions.
Leia também: parece o Arizona, mas é a Chapada das Mesas, no Maranhão. Confira!
Cânion do Rio Poti
Você sabe o que são cânions? Em termos gerais, são obras esculpidas pela própria ação da natureza, formações rochosas resultantes do movimento das águas, das placas tectônicas e do vento. Isso acontece no decorrer de milhões de anos.
Nos municípios de Buriti dos Montes, Castelo do Piauí e Juazeiro do Piauí, está o Cânion do Rio Poti. No ano de 2017, foi criado o Parque Estadual do Cânion do Rio Poti pelo Governo Estadual, com 24 hectares de extensão. Trata-se de uma área de preservação que, além das formações rochosas, abriga milhares de espécies de fauna e flora e registros históricos de pintura rupestre.
A nascente do Rio Poti fica no Ceará e, dos seus 538 quilômetros de extensão, 8 encontram-se na região do cânion. O conjunto de águas e paredões não só forma uma paisagem admirável, como também permite a prática de canoagem, trilhas, rapel e outros esportes radicais.
Ideal para viagens de ecoturismo, não acha?
No trecho que recebe o nome de Poço da Bebidinha, os visitantes podem ver a arte rupestre gravada nas rochas, uma verdadeira viagem à pré-história. Por lá também é possível contemplar algumas quedas d’água, incluindo a Cachoeira da Lembrada, que é uma das portas de entrada para o cânion.
Como chegar: a distância entre Buriti dos Montes e a capital do estado, Teresina, é de 230 quilômetros. Mas as melhores rotas para chegar ao destino são por Juazeiro e Castelo do Piauí, sendo este último mais comum, com entrada pela Fazenda do Enjeitado.
+ Visite o Ceará e emocione-se com Jericoacoara!
Assine a newsletter
Cânions do Viana
Outro conjunto de formações rochosas que vale a pena conhecer fica no Sul do Piauí, no município de Bom Jesus, a 600 quilômetros de Teresina. Os Cânions do Viana são dignos de um filme de aventura, até mesmo no caminho que leva até o local.
A estrada sinuosa é desenhada pelos paredões e, quando você acha que acabou, ainda tem mais chão para percorrer. A rota possui 30 quilômetros e deve ser feita em um 4x4.
Nos Cânions do Viana não há presença de água pelos desfiladeiros, como acontece no Cânion do Rio Poti, o que faz com que cada experiência nesses destinos seja singular. E também há diversidade entre os próprios Cânions do Viana: alguns são mais amarelados, outros possuem tom escuro, além de que também variam em tamanho.
No topo das rochas, a vegetação rasteira se faz presente, compondo um cenário de encher os olhos. E detalhe… vai por mim: prepare-se para passar um dia com muito sol, mas também muito vento. Não se esqueça de levar bastante água e alimentos, mas recolha tudo o que consumir no local, combinado?
Este destino ainda é pouco explorado, e os esportes radicais ainda não chegaram por lá, embora haja potencial para isso.
Um atrativo interessante da região é a Gruta do Viana, localizada a mais ou menos 50 quilômetros do início do percurso. Para chegar nesse ponto, é preciso realizar uma trilha, o que não é um problema para os aventureiros, não é mesmo?
Como chegar: o aeroporto mais próximo fica na cidade de Barreiras, na Bahia. Com 500 quilômetros de estrada você chega a Bom Jesus. Já o aeroporto de Teresina fica a uma distância de 635 quilômetros da cidade.
Dica Vai de Localiza: no Brasil, você encontra cânions por todos os cantos, como os Cânions do São Francisco, o chamado "Velho Chico", que fica na divisa entre Sergipe e Alagoas. Aliás, aproveite para conhecer o seu famoso passeio de catamarã no Cânion do Xingó, em Canindé de São Francisco.
Continua depois da Publicidade
Conheça também a Serra da Capivara
Se você vai passar pelo sudoeste do Piauí, uma sugestão é que você faça uma parada no Parque Nacional Serra da Capivara. Ele está localizado em 4 municípios do estado: Canto do Buriti, Coronel José Dias, São João do Piauí e São Raimundo Nonato.
Com o título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO e tombado pelo Iphan, a área possui muita riqueza ecológica e histórica. É um importantíssimo sítio arqueológico, sendo um dos únicos parques brasileiros a abrigar fauna e flora características da Caatinga.
O turismo de aventura é uma possibilidade no local, desde caminhadas agradáveis até alpinismo e voo livre. E para dar uma pincelada no passado do Brasil, vale passar pelo Boqueirão da Pedra Furada, onde já foram encontrados diversos vestígios de ocupação humana na pré-história.
Como chegar: a melhor porta de entrada para a Serra da Capivara é pelo município de São Raimundo Nonato, que está a aproximadamente 500 quilômetros de distância de Teresina e cerca de 400 quilômetros de Petrolina.
Não se esqueça de visitar a Serra das Confusões
Você sabia que a maior reserva da Caatinga fica no Piauí? O Parque Nacional Serra das Confusões foi criado em 1998 e aberto ao público em 2015. Ainda assim, não é tão conhecido como deveria.
As pinturas rupestres em seus mais de 150 sítios arqueológicos caracterizam a ancestralidade do local. Grutas e cavernas também são encontradas ao longo dos seus 800.000 metros quadrados de extensão.
O parque com bioma singular e registros pré-históricos fica na região da Serra Vermelha e engloba 12 cidades piauienses, sendo o município de Caracol sua via de acesso. A cidade fica a 620 quilômetros de Teresina e mais ou menos 80 quilômetros de São Raimundo Nonato.
Continua depois da Publicidade
E que tal fazer uma parada em Três Irmãos?
Três Irmãos é um povoado piauiense, um verdadeiro parque arqueológico cheio de histórias e belezas naturais. Embora não seja visto como um ponto turístico super requisitado, é de suma importância ecológica, histórica e cultural, principalmente a região do Morro dos Três Irmãos. Aliás, esse cantinho é cheio de lendas!
A “Cidade Encantada” fica bem no Sertão, a 5 quilômetros de São José do Piauí.
+ Curtiu as dicas? Você também vai gostar de saber mais sobre os cânions no Rio Grande do Sul.
Viaje com a gente!
Viagens pelas terras dos cânions pedem robustez do início ao fim. Por isso, conte com a força de um 4x4, perfeito para aventureiros, para desbravar estradas em zigue-zague entre os paredões. Planeje sua rota para conhecer os cânions do Brasil e aproveite as vantagens que nossos parceiros tem a oferecer!
Achei muito interessante os roteiros aqui colocados.
Já conheço o do Rio São Francisco mais quero ir em outro lugares deste BRASIL MARAVILHOSO