Neste conteúdo, você vai ler:
Clique para ir direto ao assunto do seu interesse.
Não é segredo para ninguém o quanto a Bahia é um lugar para se viver experiências das mais encantadoras e inesquecíveis. Isso porque, assim como diz a canção, é fácil entender andando por suas estradas, explorando suas cidades e vilarejos que “(...) na Bahia, tudo é motivo de alegria. É carnaval, é festa todo dia!”
Em Barra Grande, na Península de Maraú, não seria diferente.
Depois de tanto caminhar pelas estradas do estado baiano, cultivando memórias de uma terra cheia de personalidade, muito axé e felicidade, o cantor e compositor Gabriel Elias chega em seu último destino da websérie Cantos do Brasil, encerrando o percurso De praia em praia com muitas histórias e cheio de emoção no olhar na Península de Maraú, na famosa Costa do Dendê.
Dê o play e confira toda a vibe da Vila de Barra Grande!
Continua depois da Publicidade
Onde fica Barra Grande e Península de Maraú?
Barra Grande, pequeno vilarejo cheio de charme e muitos encantos, é um distrito da belíssima Península de Maraú, um dos pontos turísticos mais bonitos e procurados da Bahia. Está no litoral sul do estado, cerca de 100 km de distância de Ilhéus e a 250 km da capital, Salvador.
Como chegar em Barra Grande?
Se escolher chegar por Ilhéus, siga até a Península pela BA 001, por cerca de duas horas. Aqui vai uma Dica Vai de Localiza: opte por fazer o trajeto em carros 4x4, o que te ajudará muito durante o percurso com trechos mais difíceis.
Chegando por Salvador, capital da Bahia, o caminho também passa pela BA 001, em um trajeto de quase cinco horas até Camamu, cidade vizinha. De lá, é preciso pegar um ferry para desembarcar na Península de Maraú.
O que é que a baiana tem? Desvende a Península de Maraú
A baiana tem praias paradisíacas, tem temperos sem igual, tem um povo caloroso e alegre, tem atrativos para todos os gostos e públicos. Vai por mim: não vai faltar o que fazer na Península de Maraú, seja qual for a sua praia.
Gabriel Elias percorreu a Vila de Barra Grande e os arredores para nos contar quais são as atrações imperdíveis desse destino para lá de paradisíaco!
Praia e Lagoa do Cassange
Para os amantes de caiaque e stand up, esse é o lugar! As águas doces da Lagoa do Cassange, separada da praia por sua faixa de areia e a vegetação típica da região, te convidam para a prática dos esportes e um banho revigorante logo em seguida. Do lado do mar, areia branquinha, aquele cenário de filme com águas cristalinas e piscinas naturais quando a maré baixa brinca de aparecer.
Quando o assunto é surfe, é a pedida mais que perfeita para os esportistas na maré alta, pois presenteia seus visitantes com ondas iradas!
Aproveite a boa infraestrutura de Cassange para curtir um dia inteiro de praia, andar por sua orla, apreciar as belezas da Bahia e voltar para casa com ótimas recordações dessa praia tão famosa do estado nordestino!
Se você é fã de trilhas, é de lá que começa a conhecida Trilha das Bromélias, que te levará a outro ponto muito procurado e queridinho da Península de Maraú, a Praia de Taipus de Fora. O trajeto pode ser feito em um passeio a bordo de um quadriciclo ou carro 4x4. Vamos nessa?
Taipus de Fora
Curtiu a trilha ou preferiu seguir por outro caminho? Não importa qual tenha sido a sua escolha, Taipus de Fora recompensa qualquer turista com sua paisagem sem igual. Seus arrecifes e corais dão cor e vida às águas transparentes e convidativas e, por esse e tantos outros motivos, essa praia é uma das preferidas de muitos visitantes!
As piscinas naturais de Taipus de Fora são tudo o que você buscava para aproveitar suas férias perfeitas.
Continua depois da Publicidade
Ilha da Pedra Furada
Sabe aquela foto que você já imaginou que vai ficar perfeita para postar nas suas redes sociais? O cenário não pode ser outro: a Ilha da Pedra Furada! Partindo de barco ou lancha de Barra Grande e Península de Maraú, você encontrará a ilha na vizinha Baía de Camamu.
Aproveite a parada do passeio para caprichar nos cliques perto da pedra que dá nome à ilha, em um formato de arco que combina a beleza de sua formação rochosa com o cenário moldado pela areia branca e o mar azul cristalino logo atrás. Desfrute dessa obra prima criada pela natureza, que é um lugar merecedor de estar dentro da sua listinha do que fazer na Península de Maraú!
Praia dos Três Coqueiros
Se você está em busca de paz e sossego, procurando um cantinho para curtir uma praia e um merecido descanso, que tal apostar em Três Coqueiros? A praia tem bem mais que três (aliás, toda a orla de Barra Grande é desenhada por coqueiros), e é uma das preferidas dos próprios moradores da região.
Um ponto importante é ficar de olho na maré. Quando alta, ela cobre boa parte da faixa de areia da pequena praia, o que pode atrapalhar aquele seu dia incrível de curtição. No mais, se jogue em mais um pedacinho imperdível desse paraíso baiano!
Ilha do Goió
“Ilhe-se” em Goió, assim como Gabriel Elias! O ponto turístico é uma das paradas feitas pelos tradicionais passeios de barco e lancha que saem de Barra Grande, Península de Maraú, e dos arredores, como Itacaré e Camamu.
Desfrute da ilha com uma bela caminhada pela pequena porção de areia, rodeada de coqueiros verdinhos e aquele mar perfeito que você já conhece! Aproveite para provar os sabores da Bahia no restaurante que fica por lá e, em seguida, capriche nas fotografias que se tornarão algumas das mais especiais de toda a sua viagem. Vai por mim!
Dica do Gabriel Elias: se puder, assista ao pôr do sol apaixonante da Ilha do Goió. O espetáculo da natureza é um dos pontos altos da visita à Barra Grande, Península de Maraú, na Bahia.
Ponta do Mutá
Se não puder curtir o sol se pondo lá em Goió, não se preocupe! Na Ponta do Mutá você ficará tão impressionado quanto! Os tons que deixam o céu de Maraú uma verdadeira mistura de aquarela são tudo o que você precisava para morrer ainda mais de amores por esse canto tão incrível da Península.
Ótima opção tanto para um dia de praia, com areia fofa, branquinha e mar bem calmo, quanto para curtir a noite de Maraú, já que conta com ótimos bares para aquela resenha do fim do dia, brindando a despedida do sol com os amigos e a família!
Quais são as cidades da Costa do Dendê?
Quer dar aquela esticadinha depois de se apaixonar por Maraú e desbravar os arredores? Assim como a Costa do Descobrimento, por onde Gabriel Elias andou bastante antes de chegar até aqui, a Costa do Dendê merece e muito a sua vista!
Além de Barra Grande, coloque o pé — ou melhor, o carro — na estrada e conheça:
- Valença;
- Taperoá;
- Nilo Peçanha;
- Ituberá;
- Igrapiúna;
- Cairu;
- Camamu.
Vai por mim: é garantia de dias que jamais sairão do seu coração!
Quem também é apaixonado por Maraú são os fotógrafos Caiano e Txai! Veja só:
O que comer na Península de Maraú, Bahia?
Além de todos os pratos típicos e cheios de sabor que só o baiano sabe fazer, como o Acarajé, Vatapá, Tapioca, Moqueca de Camarão e tantos outros, não vá embora de Barra Grande sem provar o exclusivo mel de cacau, uma delícia da culinária baiana que você só encontra ali, na Península de Maraú.
Se você é açaizeiro, assim como Gabriel Elias, não perca a chance de provar o açaí produzido artesanalmente dos frutos colhidos diretamente das árvores do quintal da dona Marisa. É o puro sabor da Bahia, meu rei!
Visite também o Bar da Rô, na beira do Rio Carapitangui, para comer coisa boa, curtir o astral e aproveitar mais um ponto turístico de Maraú.
E aí, já bateu aquela saudade de acompanhar Gabriel Elias pelos mares e estradas da Bahia? Que tal relembrar alguns desses destinos?
- Cheia de encantos: conheça a bela cidade de Trancoso, Bahia
- Caraíva, meu amor! O paraíso existe e fica na Bahia
Sempre é tempo de colocar o pé na estrada e viver experiências jamais imaginadas. Quer saber qual é o carro que combina mais com seu espírito amante de aventuras? Dá só uma olhada:
Descubra os 7 melhores carros aventureiros
Agora que você já anotou todas as dicas especiais do que fazer em Barra Grande, na Península de Maraú, aproveite e conheça todas as vantagens e descontos da nossa rede de parceiros para você curtir ainda mais o seu caminho por esse Brasil afora!
Lugar lindo e paradisíaco, amei quero voltar nivamente