Neste conteúdo, você vai ler:
Clique para ir direto ao assunto do seu interesse.
Botar o pé na estrada é a especialidade da casa, mas sempre contamos com algumas ajudinhas. Hoje, nossa guia é a Jéssica Backes, colaboradora da Localiza. Nascida em Curitiba, a executiva de vendas tem propriedade para falar sobre seu estado.
“Paraná, querido”, viemos te visitar e conhecer seus encantos!
Mas não é pra capital que nós vamos… o nosso destino é a charmosa e histórica Antonina, que fica no litoral do estado. E este roteiro é lindo do início ao fim, como você pode ver no vídeo que preparamos durante nossa viagem.
Continua depois da Publicidade
O que você precisa saber sobre Antonina, no litoral paranaense
Antonina é um pequeno município no estado do Paraná, repleto de belezas, cores e sabores. Sabe aquele aconchego típico de uma cidade histórica com casinhas coloridas e ruas de pedra em meio a uma floresta tropical? Então, é isso que você vai sentir em Antonina, vai por mim!
Localizado na região litorânea paraense, o município fica de frente para a Baía de Antonina e é emoldurado pelas montanhas da Serra do Mar. O Rio do Nunes, uma praia fluvial super agradável, é outro destaque paisagístico e turístico da cidade litorânea.
Ah, inclusive, o conjunto histórico e paisagístico de Antonina foi tombado pelo Iphan como Patrimônio Histórico. A importância histórica da cidade tem a ver com a primeira fase do Ciclo do Ouro, que ocorreu antes do garimpo em Minas Gerais. Na área tombada, construções do início do século XX são símbolo da época mais consagrada de atividade industrial e portuária no Paraná.
+ Conheça mais uma cidade histórica na região Sul: Laguna (SC)
+ Quer mais Paraná? Então, venha para a Ilha do Mel!
Um lugar bucólico e pitoresco no Sul do Brasil, assim podemos definir a pequena Antonina (PR), que mantém um ótimo estado de conservação do meio ambiente.
Chegou a hora de conhecer as principais atrações turísticas da cidade. Vamos lá?
Estrada da Graciosa
A Estrada da Graciosa é uma rota turística que faz a ligação entre Curitiba e os municípios de Antonina e Morretes. Nomeada pela UNESCO como Reserva da Biosfera em 1993, seus 40 km de extensão compreendem o trecho mais preservado da Mata Atlântica no Brasil.
Parece cena de filme: curvas sinuosas, montanhas, cachoeiras e picos são alguns dos cenários que compõem o charme do percurso que te leva do topo ao litoral. Importantes atrativos de ecoturismo estão localizados na região, como o Parque Estadual da Graciosa e o Parque Estadual Roberto Ribas Lange.
É possível fazer paradas pela estrada, pois há opções de restaurantes e algumas estruturas que permitem o lazer. Outra possibilidade ao longo da descida pela Serra da Graciosa é banhar-se no Rio Nhundiaquara.
Fábrica Bananina
Quem visita o litoral do Paraná não pode deixar de conhecer a fábrica do doce mais famoso da região. A Bananina é uma empresa familiar, há 50 anos fazendo seu nome na memória afetiva dos paranaenses. Um gostinho de infância, não é mesmo, Jéssica?!
Tradição mesmo é manter por gerações a produção artesanal que resulta em uma deliciosa bala macia feita de banana caturra. E o processo é totalmente sustentável!
Primeiro porque a matéria prima vem de plantações de famílias locais, uma ação que promove o desenvolvimento da população. Além disso, as bananas são cozidas a vapor através de uma caldeira reaproveitada de uma locomotiva maria-fumaça. A máquina é abastecida com madeira que seria descartada pelas embarcações que chegam à cidade portuária.
Incrível, né? O mais legal é que todo esse processo de produção consciente pode ser acompanhado na fábrica.
+ Dica Vai de Localiza: falando em doce, sugerimos que você dê um pulinho no trapiche de Antonina para degustar um delicioso caldo de cana. Aproveite para curtir um visual lindo por lá!
Assine a newsletter
Você já ouviu falar em Barreado?
Quem não conhece o Paraná talvez não saiba que o barreado é um prato típico da comida litorânea paranaense. Bom, agora você já sabe e, temos certeza, vai querer experimentar!
Apesar de ser encontrado em Antonina e Paranaguá, é mais comum que os visitantes procurem pela iguaria no município de Morretes. A Jéssica escolheu a dedo o restaurante Nhundiaquara para saborear o prato tradicional.
A receita é um cozido que leva carne bovina e barriga suína, temperado com ervas para dar um toque especial de sabor. Ele é servido bem quentinho em uma panela de barro após longas horas de cozimento em fogo baixo. O barreado é feito com técnica e tradição que remete aos povos originários.
+ O Paraná pode ser seu próximo destino de ecoturismo: veja mais opções de passeios ecológicos no estado!
+ Quer pegar uma praia no Sul? Bora pra Floripa!
Continua depois da Publicidade
A natureza que cerca Antonina
Antonina é um paraíso ecológico no Paraná, um destino turístico comprometido com a preservação da natureza. Inserida na Grande Reserva Mata Atlântica, o maior remanescente contínuo desse bioma, a cidade possui unidades de conservação aptas a receber o público.
Em 2021, a Reserva Natural Guaricica abriu as portas para que visitantes possam fazer trilhas, inicialmente, com a intenção de expandir o passeio para observação de animais.
O local está sob os cuidados da Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS), responsável por restaurar a área vegetal degradada e trazer de volta ao habitat espécies ameaçadas de extinção.
Só para se ter uma ideia da biodiversidade dessa floresta tropical, alguns bichos que compõem sua fauna são a onça-pintada, o mico-leão-dourado, a capivara, o bicho-preguiça. A mata também comporta milhares de espécies de aves, centenas de répteis, anfíbios e peixes.
Mais um local que pode ser visitado pelos amantes da natureza é o Bairro Alto. Trata-se de um complexo formado por cachoeiras e rios para dar aquele mergulho, e área verde para uma tranquila caminhada ecológica.
Conheça a Serra do Ibitiraquire
A Serra do Ibitiraquire é uma cadeia montanhosa localizada entre Antonina e Campina Grande. Com cerca de 1.800 metros de altitude máxima, é considerada uma das principais formações geográficas da região. A serra abriga o Pico Paraná, que é o ponto mais alto do sul do Brasil, e atrai a atenção de montanhistas e amantes da natureza devido à sua beleza cênica e desafiadoras trilhas. Além disso, a região possui uma rica biodiversidade, com diversas espécies de fauna e flora endêmicas, tornando-se um importante refúgio ecológico.
É um destino popular para os aventureiros e entusiastas de ecoturismo no estado do Paraná. Com suas majestosas montanhas, vegetação exuberante e rios cristalinos, a região oferece oportunidades para caminhadas, escaladas e acampamentos.
Além disso, a serra desempenha um papel importante na regulação dos recursos hídricos da área, fornecendo água para diversas cidades e ajudando na preservação dos ecossistemas locais. Com sua beleza natural e relevância ecológica, a Serra do Ibitiraquire se destaca como um dos tesouros naturais do Paraná e um destino imperdível para quem ama natureza!
Quem visitou Ibitiraquire e nos mostrou um pouco mais de toda sua imponência e beleza única, foi o fotógrafo de natureza Fayson Merege. Vai por mim e vem com a gente acompanhar:
É logo ali! Saiba como chegar em Antonina (PR)
A Jéssica, curitibana de raiz, já deixou o recado: vamos dar um break, sair da capital e descer a Serra da Graciosa. Anima?
A cidade de Antonina, no Paraná, fica bem perto de Curitiba! A distância é de pouco mais de 80 km, o que deve dar aproximadamente uma hora de viagem.
Com um trajeto tão majestoso quanto a Estrada Graciosa, é certo que você vai amar cada segundo desse caminho, ainda mais se for em grande estilo dentro de um Jeep Renegade. Anota essa!
E se pensa que não tem como melhorar, se enganou. Nossos parceiros têm ofertas exclusivas esperando por você, então aproveite a oportunidade!
Viajar é bom, e chegar ao refúgio histórico que é Antonina (PR) é espetacular. E aí, vem com a gente para o próximo destino?
sucesso demais!