Neste conteúdo, você vai ler:
Clique para ir direto ao assunto do seu interesse.
Você sabia que a receita do Virado à paulista é centenária? Sua origem remonta às expedições dos bandeirantes no século XVII. É isso mesmo! Os viajantes precisavam de uma refeição que fosse fácil de preparar e que desse energia suficiente para as longas jornadas de trabalho, já que andavam dias e dias pelas estradas do Brasil até chegarem ao destino final.
Assim, eles criaram uma mistura que levava ingredientes como arroz, feijão, farinha de mandioca e carne seca, que era misturada e amassada em uma tigela (geralmente chamada de "viração") antes de ser servida. Esse prato era conhecido como "comida virada".
Continua depois da Publicidade
Com o tempo, a receita foi sendo adaptada e incorporou outros ingredientes como a bisteca de porco, a linguiça e a couve, e acabou se tornando o prato Virado à paulista que conhecemos hoje em dia.
Independentemente da origem exata do prato, o fato é que o Virado à paulista se tornou uma das receitas mais emblemáticas e amadas da culinária brasileira.
Por isso, convidamos o influenciador Kauã Ober para nos contar como ele prepara esse prato que é um sucesso e te mostrar como é fácil fazer a receita aí mesmo, na sua casa. Confira agora:
Virado à paulista, o prato do coração dos paulistanos
Viu só como não tem mistério?! Agora, relembre todos os ingredientes para arrasar na execução!
- 1 dose de cachaça;
- ½ limão;
- Sal e pimenta do reino a gosto;
- 100g de bacon;
- ½ cebola;
- 2 dentes de alho;
- 2 xícaras de feijão cozido;
- Farinha de mandioca ou farofa até dar o ponto;
- Cheiro verde a gosto;
- Couve;
- Bistecas;
- Arroz;
- Banana;
- Ovo;
- Farinha de trigo, ovo e farinha panko para a banana empanada.
Vamos ao modo de preparo?
- Tempere sua bisteca com a dose de cachaça. Junto com ela, o suco de meio limão, sal a gosto, a pimentinha do reino e deixe descansar por cerca de 30 minutos;
- Agora, vamos ao tutu de feijão: comece dourando seu bacon picadinho em uma colher de sopa de óleo bem quente. Depois, refogue a cebola junto com o bacon e acrescente os dois dentes de alho picados;
- Nessa mistura, adicione o feijão já cozido, amasse um pouco com um garfo e use ou a farinha de mandioca, ou a farofa pronta, a que você preferir. Mexa até que tome a consistência desejada para o seu tutu. Ajuste o sal até ficar no ponto e finalize com o cheiro verde;
- Para sua banana à milanesa, empane na farinha de trigo, passe no ovo batido e depois na farinha panko. Frite até que fique bem dourada e crocante. Aproveite o embalo e frite também o seu ovo;
- Chegou a hora de fritar a sua bisteca! Quando ela estiver no ponto que você gosta, prepare-se para a montagem;
- Coloque no prato o seu arroz cozido, tutu de feijão, maço de couve refogado, a bisteca, a banana frita e o ovo.
Pode falar, essa receita é ou não é demais?
Continua depois da Publicidade
A culinária brasileira é surpreendente!
Do Norte ao Sul do nosso Brasil, o que não faltam são ingredientes e pratos que nos encantam e fazem muito sucesso em nossas mesas. Se você gostou da receita do Virado à Paulista, dá só uma olhada nessas outras dicas saborosas que separamos para você:
- Para aquele café da manhã mais do que especial! Aprenda a fazer um delicioso bolo de milho cremoso.
- Aos fãs de peixe de água doce: pintado no urucum é a receita da vez!