Neste conteúdo, você vai ler:
Clique para ir direto ao assunto do seu interesse.
O feijão tropeiro, exalando tradição e sabor, é uma obra-prima da culinária brasileira que conquistou paladares ao longo dos anos. Sua rica história remonta aos tempos em que os tropeiros desbravavam caminhos, levando consigo ingredientes simples e criando uma mistura que hoje é reverenciada como um verdadeiro deleite gastronômico.
Com uma combinação harmoniosa de feijão, farinha de mandioca, linguiça, bacon e ovos, essa iguaria não apenas sacia a fome, mas também evoca a sensação de conforto e acolhimento, como um abraço caloroso em cada garfada.
Originário das montanhas e vales de Minas Gerais, o feijão tropeiro é um embaixador culinário da rica herança gastronômica do estado. Sua presença em festas, celebrações e reuniões familiares é um testemunho do amor e da conexão que os mineiros têm com sua terra e tradições.
As raízes simples da receita se transformaram em um ícone de sabor e identidade, representando não apenas um prato, mas também a alma acolhedora de Minas. E para nos ensinar o passo a passo da receita de feijão tropeiro de um jeito bem fácil e que você vai poder fazer aí mesmo, na sua casa, convidamos o influenciador de gastronomia, Kauã Oberhuber. Vem conferir:
Receita de feijão tropeiro: fácil e deliciosa!
Você viu como fazer um típico feijão tropeiro de Minas Gerais não tem mistério?
Trouxemos a lista de ingredientes para você não esquecer o que vai precisar, ok? Pegue o papel, a caneta e anote:
- 200 gramas de bacon;
- 2 linguiças calabresas;
- 300 gramas de calabresa fininha;
- 1 cebola;
- 4 alhos;
- 500 gramas de feijão vermelho;
- 300 gramas de couve manteiga;
- Temperos a gosto.
Perfeito! Agora vamos ao modo de preparo?
- Comece cozinhando o seu feijão. Kauã fez sua versão da receita com o feijão vermelho, mas você pode escolher o da sua preferência;
- Primeiro, frite o bacon e reserve. Em seguida, frite as calabresas, reservando também. Na mesma gordura, acrescente a cebola já picada, o alho, os temperos e mexa tudo;
- Volte agora com a calabresa e o bacon, misturando todos os ingredientes. Junte o feijão já cozido e a couve picada. Em seguida, acrescente a farinha de mandioca, tempere com o sal e misture bem, até que todos os sabores se incorporem.
E está pronto o seu delicioso feijão tropeiro!
Continua depois da Publicidade
Você ama comida mineira? Nós também!
“O meu tempero, uai, mineiro faz. Quem prova, se amarra!”
É verdade ou não é?
Como não ser completamente apaixonado pelas delícias gastronômicas da terra do pão de queijo? Para te ajudar a preparar pratos mineirinhos aí mesmo, na sua cozinha, fizemos uma lista com comidas típicas de Minas Gerais que você vai amar!
E você já sabe: quando estiver passeando pelo incrível estado de MG, em busca das melhores experiências turísticas e gastronômicas, alugue um carro para ser o seu companheiro de aventuras!
Confira nossos grupos de veículos e escolha aquele que mais combina com a sua viagem.