Neste conteúdo, você vai ler:
Clique para ir direto ao assunto do seu interesse.
O entrevero de pinhão é uma verdadeira celebração dos sabores e da cultura da região sul do Brasil. Sua origem remonta aos tempos antigos, quando os povos indígenas e os tropeiros percorriam as trilhas da região em suas jornadas. Com ingredientes simples e disponíveis na natureza, como o pinhão, que é a semente da araucária, e a carne, eles criaram essa receita rústica e saborosa.
Ao longo dos anos, o entrevero de pinhão se tornou uma tradição culinária transmitida de geração em geração, enraizada na identidade cultural dos sulistas. Além de ser uma delícia gastronômica, essa iguaria traz consigo a nostalgia das tradições ancestrais e o senso de comunidade, pois é frequentemente compartilhada em festas regionais, churrascos e eventos familiares.
Sua preparação é uma arte passada de mãos em mãos, cada cozinheiro adicionando um toque pessoal que ressalta as características únicas da região em que vivem. A combinação dos sabores autênticos deste prato exala um aroma acolhedor que nos transporta para o coração das paisagens exuberantes do sul do Brasil.
Para provar (e aprovar) este prato em uma versão única, convidamos o influenciador Kauã Oberhuber para preparar seu próprio entrevero de pinhão. E o resultado? Surpreendente! Acompanhe agora com a gente!
Entrevero de pinhão: da cultura sulista para a mesa dos brasileiros!
Viu só que delícia? O resultado da receita do Kauã é uma refeição reconfortante e saborosa, perfeita para ser compartilhada em encontros familiares ou com amigos ao redor de uma boa conversa. O entrevero de pinhão é uma verdadeira iguaria que exalta os sabores da cultura sulista e é uma ótima maneira de desfrutar dos deliciosos pinhões colhidos na época de sua safra.
Sabemos que você quer fazer sua própria receita aí na sua casa, não é? Então vamos te ajudar a relembrar os ingredientes que vai precisar. Veja só:
- 100 g de pinhão;
- 100 g de frango;
- 100 g de carne;
- 100 g de linguiça calabresa;
- 100 g de bacon;
- 1 pimentão amarelo e 1 pimentão vermelho;
- 1 cebola;
- 2 dentes de alho;
- Sal a gosto;
- Pão para servir.
Anotou tudo? Perfeito! Agora vamos relembrar o modo de preparo para a execução perfeita!
Lembrando que: a receita original é feita em disco de arado (ou tacho, como é conhecido em outras regiões do país), porém, Kauã fez sua versão na panela, para ajudar aqueles que não têm em casa.
- Comece pelo cozimento do pinhão. Acrescente-o na panela, junto com água e sal e deixe cozinhar por cerca de trinta minutos.
- Jogue o frango em cubos na panela já regada com azeite, tempere com sal e pimenta, e assim que estiver bem dourado, pode reservar!
- Repita o mesmo processo com a carne e reserve junto com o frango. Sabe a crosta que a carne deixa na panela? Bom, vamos usá-la!
- Chegou a hora do bacon e da calabresa em cubos! Frite-os juntos e quando estiverem no ponto, acrescente a cebola, o alho, os pimentões cortados, o pinhão cozido e descascado, temperar com sal e pimenta, mexendo tudo por cinco minutos, até que todos os sabores se encontrem!
- Volte com todas as carnes para essa mistura. E está pronto o seu delicioso entrevero de pinhão!
Dica Vai de Localiza do Kauã Ober: o entrevero de pinhão fica delicioso servido com arroz, mas a dica hoje é experimentá-lo com um apetitoso pedaço de pão francês!
Você disse comidas tradicionais do sul do Brasil?
Sim, a gente te ouviu! E olha só essas receitas que dão água na boca diretamente do estados do sul para você:
+ Barreado: a deliciosa receita do Paraná que vai conquistar o seu paladar
+ O irresistível sabor do joelho de porco! Aprenda como fazer