Neste conteúdo, você vai ler:
Clique para ir direto ao assunto do seu interesse.
Vaca atolada é um prato típico da culinária brasileira, com origem em regiões rurais e interioranas do país. A receita é simples: carne de boi cozida em pedaços, acompanhada de mandioca, também cozida, e temperos como cebola, alho e pimenta. O nome vem da textura do prato, que deve ser bem cremosa e com bastante caldo, quase como se a carne estivesse "atolada" na mandioca.
A importância da vaca atolada na nossa culinária está em sua representatividade cultural. O prato é uma lembrança das raízes do país, das tradições rurais e do uso de ingredientes nativos, como a mandioca. Além disso, é uma opção econômica e fácil de preparar, que pode ser servida em grandes quantidades, o que o torna popular em festas e eventos!
Por isso, convidamos o influenciador Kauã Oberhuber para nos ensinar a sua receita de vaca atolada, cheia de sabor e muito fácil de preparar! Vai por mim e acompanhe:
Continua depois da Publicidade
Como fazer vaca atolada? Vamos aprender!
Viu o passo a passo da receita que Kauã fez? Agora é hora de relembrar todos os ingredientes que ele usou e que você vai precisar para preparar esse prato delicioso aí na sua casa. Anote:
- 1 kg de costela bovina;
- 1 cebola;
- 3 dentes de alho;
- 1 pimenta de cheiro;
- Sal, pimenta e temperos a gosto;
- 1 colher de sopa de extrato de tomate;
- 600g de mandioca;
- Água até cobrir.
Agora vamos repassar todo o modo de preparo da vaca atolada:
- Em uma panela de pressão, doure a costela bovina em duas colheres de sopa de óleo. Depois, junte a cebola picada e refogue junto com a carne.
- Em seguida, entre com o alho picado, a pimenta de cheiro, o sal a gosto, pimenta do reino, os temperos da sua escolha e mexa tudo;
- Agora é a hora de acrescentar a colher de extrato de tomate. Junte um litro de água à mistura (ou até cobrir tudo), tampe, e assim que pegar pressão, deixe em fogo baixo por vinte e cinco minutos;
- Quando o tempo acabar, abra a panela e acrescente a mandioca, deixando cozinhar por mais vinte e cinco minutos, ainda em fogo baixo.
- Desligue o fogo e verifique se sua carne já está desmanchando. Se sim, parabéns! Você acaba de fazer uma deliciosa vaca atolada!
A culinária brasileira é a identidade do seu povo!
Entre tantos outros fatores que contam a história de um país, as receitas típicas são um grande cartão de visitas e compõem sua identidade! No Brasil, não seria diferente. Em festas regionais, é possível provar pratos que nos deixam com gostinho de quero mais.
+ Confira a nossa lista de 11 receitas de festa junina que vão fazer sucesso no seu arraiá e que tem a cara da nossa culinária!