Neste conteúdo, você vai ler:
Clique para ir direto ao assunto do seu interesse.
Comida boa na Bahia é lei, e cada cantinho do estado tem sua própria história para contar por pratos típicos que despertam a curiosidade e abrem o apetite de quem passa por lá. É verdade que os frutos do mar dominam o cardápio nordestino, mas sempre tem um espacinho para outras receitas, como o godó de banana verde.
Famoso na Chapada Diamantina (BA), o godó de banana possui um histórico remoto e até hoje encanta o paladar de moradores e turistas. Não tem como passar pela região e não provar essa comida carregada de significado e sabor. Ah, e não tem muito segredo no preparo, viu?
Fica de olho na receita que o Kauã Oberhuber preparou pra gente!
Continua depois da Publicidade
Origem do godó de banana
Foi na Chapada Diamantina que nasceu a iguaria, mais especificamente no Vale do Capão, localizado no distrito de Palmeiras. A região da Chapada, que fica no centro da Bahia, já foi um importante destino no auge do garimpo de pedras preciosas no Brasil, no século 19.
Na época, os garimpeiros se instalavam nas serras, e sua alimentação era à base de banana e carne seca. Este ingrediente, além de se conservar por um tempo prolongado, é rico em proteínas, o que ajudava os trabalhadores a terem energia para botar a mão na massa dia após dia.
Muitas décadas depois, por volta de 1930, o ensopado típico dos garimpeiros tomou lugar nas mesas das famílias do Vale do Capão. Isso porque o alimento pôde evitar a fome extrema numa fase de crise econômica.
Hoje a Chapada Diamantina é um destino turístico repleto de opções estonteantes, agraciado por uma geografia diversa e banhado por belas cachoeiras. Aliás, você já conhece a região?
Nossos parceiros Daniel e Paula, do canal Num Pulo, estiveram por lá mostrando as principais atrações do Parque Nacional da Chapada Diamantina: Poço Encantado, Cachoeira do Buracão, piscinas naturais do Rio Roncador e muito mais!
A experiência deles foi tão inspiradora, que resolvemos explorar um pouco mais a história da região, desta vez traduzindo seus encantos na culinária típica.
Descobrimos que quem visita a Chapada não pode deixar de experimentar o clássico prato deste maravilhoso destino. Mas se você tem curiosidade em sentir esse sabor sem precisar sair de casa, aí vai a receita de godó de banana!
Passo a passo: como fazer godó de banana verde
Atenção, é hora da receita tão aguardada! Separe os seguintes ingredientes:
- 4 bananas verdes (o ideal é usar banana nanica)
- 500 g de carne seca dessalgada
- 100 g de bacon picado em cubos
- 3 dentes de alho picados
- 1 cebola picada
- 1 pimentão picado
- 2 tomates picados
- Sal, pimenta, cúrcuma e colorau a gosto
- Cheiro verde a gosto
- Água
Tudo certo? Então vamos preparar o nosso delicioso godó de banana! Confira o modo de preparo:
1. Comece descascando as bananas e cortando-as em rodelas com mais ou menos 1 dedo de espessura. Dica: lembre-se de reservar as rodelas de banana em uma tigela com água gelada para não oxidar.
2. Coloque um fio de azeite em uma panela bem quente, onde irá refogar o bacon até ele dourar e soltar a gordura.
3. Junte o alho e a cebola nessa panela, e deixe refogar até dourar também.
4. Agora é a hora que entra a carne seca. Deixe-a dourar na panela junto aos ingredientes adicionados anteriormente.
5. Acrescente as bananas picadas em rodelas e coloque os temperos a gosto.
6. Adicione água quente até cobrir tudo. Pode acrescentar mais água durante o cozimento se sentir necessidade.
7. Deixe cozinhar até que as bananas fiquem macias.
8. Finalize com pimentão, tomate e cheiro verde.
9. Cubra a panela e retire do fogo.
O godó de banana pode ser acompanhado com aquele arroz fresquinho, uma bela farofa ou farinha.
Continua depois da Publicidade
Curtiu essa receita típica da Chapada Diamantina (BA)? Aproveite e acesse outros pratos regionais que já apareceram aqui no Vai por Mim:
Olá, não sou cozinheiro mas aprecio uma boa comida, hum que comida cheirosa e gosta chef! Admiro muito vocês chefes.