Neste conteúdo, você vai ler:
Clique para ir direto ao assunto do seu interesse.
A culinária nordestina é uma das mais ricas e diversificadas do Brasil! É fortemente influenciada pela cultura indígena, africana e portuguesa, que se misturaram na região ao longo dos séculos. As comidas típicas do Nordeste são conhecidas por suas combinações de sabores intensos e picantes, que refletem o clima quente e seco da região.
Receitas nordestinas são de extrema importância para a cultura brasileira, pois representam a riqueza regional, histórica e cultural. A comida é um elemento fundamental na construção da identidade de um povo, e os pratos típicos do Nordeste são uma forma de preservar a memória e as tradições dos seus antepassados.
Inspirados nessa região tão rica e importante do nosso Brasil, convidamos os influenciadores Kauã Oberhuber e Gui Lacross para nos ensinar como preparar alguns pratos muito conhecidos pelo Nordeste do Brasil.
Vai por mim: você vai sair daqui com água na boca!
Continua depois da Publicidade
Comidas típicas do Nordeste: 11 receitas para arrasar na cozinha de casa
Desde pratos mais elaborados até aqueles muito fáceis de fazer, o que não falta na lista de Kauã e Gui são comidas deliciosas e típicas do Nordeste para te ensinar! Agora, você vai aprender o passo a passo de cada uma das 11 receitas que separamos especialmente para você! Acompanhe:
1. Arroz Maria Isabel
O Arroz Maria Isabel é muito famoso e apreciado no estado do Piauí, seu local de origem. A receita original inclui arroz, carne seca, cebola, alho, pimentão, tomate, coentro e outros temperos, e é uma refeição completa e reconfortante que continua a ser apreciada por muitas pessoas até hoje e está entre os pratos mais saborosos de comidas típicas do Nordeste.
Veja a receita de Arroz Maria Isabel do Kauã:
2. Moqueca de peixe
A moqueca de peixe é um prato típico da culinária nordestina, mas também bastante popular em outras regiões, como no estado do Espírito Santo. A origem da receita remonta aos povos indígenas que habitavam a costa brasileira antes da chegada dos europeus. Trata-se de um prato preparado em panelas de barro com ingredientes locais, como peixe, tomate, cebola, coentro, pimentão e até outros frutos do mar. Com a chegada dos colonizadores portugueses, novos temperos e técnicas culinárias foram adicionados à receita, e assim ela foi se desenvolvendo ao longo do tempo. Pode ser servido com aquele arroz branquinho, feito na hora!
Veja a receita de Moqueca de peixe do Kauã:
3. Baião de dois
O Baião de Dois é um prato que consiste na mistura de arroz, feijão, carne seca, queijo coalho e temperos variados. Sua origem está no século XIX, quando o prato era uma opção comum entre os trabalhadores rurais do Nordeste, montado com a finalidade de não deixar os alimentos perecerem, se tornando uma refeição forte o suficiente para que pudessem aguentar jornadas intensas de trabalho sob o sol. Com o tempo, o Baião de Dois se tornou um prato emblemático da região, sendo presente em festividades e celebrações, além de ter ganhado versões adaptadas em outras partes do Brasil.
Veja a receita de Baião de dois do Kauã:
+ O Ceará, estado onde originalmente o Baião de Dois nasceu, é encantador e merece a sua visita.Venha ver a lista das melhores praias cearenses que separamos para você!
4. Escondidinho de charque
A receita do delicioso escondidinho de charque consiste em camadas de purê de mandioca (ou batata) intercaladas com carne seca desfiada e temperada, gratinadas com queijo. Com o passar dos anos, a receita típica nordestina se tornou uma das mais apreciadas do Brasil, sendo preparada em diferentes variações e acompanhamentos.
Veja a receita de escondidinho de charque do Gui:
5. Caldo de feijão-de-corda
O caldo de feijão de corda é uma iguaria típica da culinária nordestina do Brasil. Com o tempo, se popularizou e tornou-se um prato muito apreciado em toda a região, sendo servido principalmente durante as festas juninas e em dias frios.
+ Confira aqui o passo a passo da receita de caldo de feijão-de-corda do Kauã!
Assine a newsletter
6. Moranga com carne seca
A receita de moranga com carne seca é uma tradição gastronômica que se originou na combinação da abóbora, um ingrediente abundante na região, com a carne seca, criando uma refeição saborosa e nutritiva. O prato tem raízes indígenas e foi passado de geração em geração, tornando-se popular não só no Nordeste, mas em todo o país. Hoje em dia, é apreciado em diversas ocasiões, especialmente em festas juninas.
Veja a receita de Moranga com carne seca do Kauã:
7. Bolo de rolo
O bolo de rolo é uma sobremesa tradicional típica do estado de Pernambuco. O doce é feito com uma massa fina de pão-de-ló, recheada com doce de goiaba ou de outros sabores, e enrolada em várias camadas. A aparência final lembra um rocambole, mas com uma textura mais delicada. É considerado um ícone da culinária pernambucana e nordestina, e é possível encontrá-lo em diversas lojas de doces e confeitarias de todo o país.
Veja a receita de Bolo de rolo do Kauã:
+ Conheça as belezas naturais do estado de Pernambuco: veja o nosso guia completo sobre Porto de Galinhas, PE!
Continua depois da Publicidade
8. Pamonha
A pamonha é uma sobremesa amada em várias partes do nosso país, mas muito tradicional, especialmente, nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. Acredita-se que a pamonha tenha origem indígena, e com a chegada dos colonizadores portugueses, a receita foi adaptada e ganhou novos ingredientes, como leite e açúcar. O prato é consumido em diversas ocasiões e pode ser preparado de diversas formas, como cozida, frita ou assada.
Veja a receita de Pamonha do Gui:
9. Bolo de milho cremoso
Uma receita especial que tem lugar na mesa de todo brasileiro! Essa sobremesa é muito versátil e pode ser consumida em diferentes ocasiões, como lanches da tarde, festas juninas e comemorações em geral. Além disso, o bolo de milho cremoso pode ser feito para acompanhar aquela xícara de café ou chá que você tanto ama!
+ Confira aqui o passo a passo da receita de bolo de milho cremoso do Kauã!
Continua depois da Publicidade
10. Bolinho tareco
O bolinho tareco é muito apreciado especialmente no estado de Alagoas. É preparado com uma massa de farinha de trigo, açúcar, ovos e manteiga, que é moldada em pequenas bolinhas pingadas na forma e depois assadas. A textura é macia e lembra a de um biscoito, com um sabor doce e suave.
Veja a receita de Bolinho tareco do Gui:
+ Alagoas é surpreendente! Conheça Piranhas, AL, junto com os Fusconautas!
11- Cartola
A sobra do processo de refino do açúcar, conhecida como "rapadura", era utilizada na fabricação de doces e sobremesas na época do Brasil Colônia, incluindo a cartola, que consiste em bananas fritas, cobertas com queijo coalho ralado e açúcar mascavo. Com o tempo, a receita evoluiu, e hoje em dia é comum encontrar variações que incluem ingredientes como leite condensado, canela e castanhas.
Veja a receita de Cartola do Gui:
Apaixonados pela culinária brasileira!
Os sabores brasileiros, tão especiais e únicos, estão em receitas espalhadas por todos os cantos do país! Trouxemos outros pratos deliciosos que você vai adorar conhecer. Vem ver:
+ Sabor dos deuses! Aprenda como fazer a deliciosa ambrosia, um doce típico do estado de Minas Gerais.
+ Das águas doces da Amazônia para a sua mesa: conheça a receita de pirarucu desfiado.