Ir para o conteúdo

11 receitas típicas do Nordeste brasileiro que você vai amar!

Por: Equipe Localiza, Kauã Ober e Gui Lacross

|

0 | Média:  4 / 5

Siga no

Neste conteúdo, você vai ler:

Clique para ir direto ao assunto do seu interesse.

A culinária nordestina é uma das mais ricas e diversificadas do Brasil! É fortemente influenciada pela cultura indígena, africana e portuguesa, que se misturaram na região ao longo dos séculos. As comidas típicas do Nordeste são conhecidas por suas combinações de sabores intensos e picantes, que refletem o clima quente e seco da região. 

Receitas nordestinas são de extrema importância para a cultura brasileira, pois representam a riqueza regional, histórica e cultural. A comida é um elemento fundamental na construção da identidade de um povo, e os pratos típicos do Nordeste são uma forma de preservar a memória e as tradições dos seus antepassados. 

Inspirados nessa região tão rica e importante do nosso Brasil, convidamos os influenciadores Kauã Oberhuber e Gui Lacross para nos ensinar como preparar alguns pratos muito conhecidos pelo Nordeste do Brasil.

Vai por mim: você vai sair daqui com água na boca!

Continua depois da Publicidade

Comidas típicas do Nordeste: 11 receitas para arrasar na cozinha de casa

Desde pratos mais elaborados até aqueles muito fáceis de fazer, o que não falta na lista de Kauã e Gui são comidas deliciosas e típicas do Nordeste para te ensinar! Agora, você vai aprender o passo a passo de cada uma das 11 receitas que separamos especialmente para você! Acompanhe:

1. Arroz Maria Isabel

Arroz Maria Isabel, com ingredientes como carne seca, cebola e temperos em primeiro plano, dentro de um prato fundo e branco.
O Arroz Maria Isabel é um prato muito rico em sabor (Foto - Getty Images)

O Arroz Maria Isabel é muito famoso e apreciado no estado do Piauí, seu local de origem. A receita original inclui arroz, carne seca, cebola, alho, pimentão, tomate, coentro e outros temperos, e é uma refeição completa e reconfortante que continua a ser apreciada por muitas pessoas até hoje e está entre os pratos mais saborosos de comidas típicas do Nordeste.

Veja a receita de Arroz Maria Isabel do Kauã:

2. Moqueca de peixe

Panelas de barro preta em cima de uma mesa escura servidas de moqueca de peixe. Ao fundo, pimentas vermelhas.
A moqueca de peixe é um dos pratos mais emblemáticos da culinária nordestina (Foto - Getty Images)

A moqueca de peixe é um prato típico da culinária nordestina, mas também bastante popular em outras regiões, como no estado do Espírito Santo. A origem da receita remonta aos povos indígenas que habitavam a costa brasileira antes da chegada dos europeus. Trata-se de um prato preparado em panelas de barro com ingredientes locais, como peixe, tomate, cebola, coentro, pimentão e até outros frutos do mar. Com a chegada dos colonizadores portugueses, novos temperos e técnicas culinárias foram adicionados à receita, e assim ela foi se desenvolvendo ao longo do tempo. Pode ser servido com aquele arroz branquinho, feito na hora!

Veja a receita de Moqueca de peixe do Kauã:

3. Baião de dois

Mesa de madeira escura com um recipiente preto, servido de baião de dois, mistura de arroz, feijão, carne seca e temperos. Ao lado direito do recipiente, um vidro de pimenta com uma colher dentro. A tampa está ao lado.
A mistura de arroz, carne seca e queijo coalho faz sucesso por todo o Brasil (Foto - Getty Images)

O Baião de Dois é um prato que consiste na mistura de arroz, feijão, carne seca, queijo coalho e temperos variados. Sua origem está no século XIX, quando o prato era uma opção comum entre os trabalhadores rurais do Nordeste, montado com a finalidade de não deixar os alimentos perecerem, se tornando uma refeição forte o suficiente para que pudessem aguentar jornadas intensas de trabalho sob o sol. Com o tempo, o Baião de Dois se tornou um prato emblemático da região, sendo presente em festividades e celebrações, além de ter ganhado versões adaptadas em outras partes do Brasil.

Veja a receita de Baião de dois do Kauã:

O Ceará, estado onde originalmente o Baião de Dois nasceu, é encantador e merece a sua visita.Venha ver a lista das melhores praias cearenses  que separamos para você!

4. Escondidinho de charque

Recipiente vermelho servido de escondidinho de carne seca em primeiro plano. Uma colher de servir mostra a textura do prato, com uma porção retirada. Atrás, pratos brancos empilhados e com guardanapo vermelho em cima deles.
A combinação entre batatas, carne e queijo é uma explosão de sabores! (Foto - Getty Images)

A receita do delicioso escondidinho de charque consiste em camadas de purê de mandioca (ou batata) intercaladas com carne seca desfiada e temperada, gratinadas com queijo. Com o passar dos anos, a receita típica nordestina se tornou uma das mais apreciadas do Brasil, sendo preparada em diferentes variações e acompanhamentos.

Veja a receita de escondidinho de charque do Gui:

5. Caldo de feijão-de-corda

Mesa posta com forro quadriculado em bordô e branco. Uma tigela com caldo de feijão e pãezinhos está rodeada de feijões não cozidos. Ao lado direito, cebola e coentro, ao lado esquerdo, uma bandeja com mais pão e uma faca para cortá-lo.
O caldo de feijão-de-corda é uma ótima opção para os dias frios (Foto - Getty Images)

O caldo de feijão de corda é uma iguaria típica da culinária nordestina do Brasil. Com o tempo, se popularizou e tornou-se um prato muito apreciado em toda a região, sendo servido principalmente durante as festas juninas e em dias frios.

+ Confira aqui o passo a passo da receita de caldo de feijão-de-corda do Kauã!

Assine a newsletter

Receba dicas de roteiros de viagem e tudo sobre o universo dos automóveis no seu e-mail.

Oba! Valeu por se inscrever. Logo mais você receberá nossas novidades no seu e-mail.
Ocorreu um erro. Tente novamente mais tarde.
As informações coletadas serão utilizadas para envio de comunicações por e-mail. Para mais informações sobre o tratamento de dados pessoais, acesse o nosso Portal de Privacidade.
Esse site é protegido por reCAPTCHA. As Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.

6. Moranga com carne seca

Uma mesa de cor escura com um prato fundo, servido de carne seca com moranga e uma folha de coentro ao centro. Ao fundo, no lado esquerdo, um pedaço de abóbora crua em cima de uma tábua de corte. Ao lado direito, deitado, um moedor de pimenta.
A moranga com carne seca é um prato popular e democrático, presente em várias ocasiões e festividades. (Foto - Getty Images)

A receita de moranga com carne seca é uma tradição gastronômica que se originou na combinação da abóbora, um ingrediente abundante na região, com a carne seca, criando uma refeição saborosa e nutritiva. O prato tem raízes indígenas e foi passado de geração em geração, tornando-se popular não só no Nordeste, mas em todo o país. Hoje em dia, é apreciado em diversas ocasiões, especialmente em festas juninas.

Veja a receita de Moranga com carne seca do Kauã:

7. Bolo de rolo

Um bolo de rolo com fatias cortadas, mostrando as camadas de massa fina e o doce de goiaba em um prato quadrado, de cor branca. Abaixo, um sousplat marrom. Ao fundo, um café servido em uma pequena xícara disposta em um pires
Um dos doces mais tradicionais da cultura nordestina, o bolo de rolo é um sucesso Brasil afora. (Foto - Getty Images)

O bolo de rolo é uma sobremesa tradicional típica do estado de Pernambuco. O doce é feito com uma massa fina de pão-de-ló, recheada com doce de goiaba ou de outros sabores, e enrolada em várias camadas. A aparência final lembra um rocambole, mas com uma textura mais delicada. É considerado um ícone da culinária pernambucana e nordestina, e é possível encontrá-lo em diversas lojas de doces e confeitarias de todo o país.

Veja a receita de Bolo de rolo do Kauã:

+  Conheça as belezas naturais do estado de Pernambuco: veja o nosso guia completo sobre Porto de Galinhas, PE!

Continua depois da Publicidade

8. Pamonha

Uma pamonha cortada ao meio e outra inteira, embalada, ambas em cima de uma tábua redonda de madeira em primeiro plano. Ao fundo, comidas como espigas de milhos e bolo com calda de chocolate. Na mesa, um forro quadriculado amarelo e branco.
A sobremesa feita a partir do milho é um dos pratos típicos das famosas festas juninas (Foto - Getty Images)

A pamonha é uma sobremesa amada em várias partes do nosso país, mas muito tradicional, especialmente, nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. Acredita-se que a pamonha tenha origem indígena, e com a chegada dos colonizadores portugueses, a receita foi adaptada e ganhou novos ingredientes, como leite e açúcar. O prato é consumido em diversas ocasiões e pode ser preparado de diversas formas, como cozida, frita ou assada.

Veja a receita de Pamonha do Gui:

9. Bolo de milho cremoso

Duas fatias de um bolo de milho cremoso em primeiro plano, dispostas em um prato pequeno e branco, e um garfo ao lado. Ao fundo, o restante do bolo e espigas de milho. Atrás, um bule junto com uma xícara.
O bolo de milho cremoso faz sucessos em festividades ou em refeições do dia a dia (Foto - Getty Images)

Uma receita especial que tem lugar na mesa de todo brasileiro! Essa sobremesa é muito versátil e pode ser consumida em diferentes ocasiões, como lanches da tarde, festas juninas e comemorações em geral. Além disso, o bolo de milho cremoso pode ser feito para acompanhar aquela xícara de café ou chá que você tanto ama!

+  Confira aqui o passo a passo da receita de bolo de milho cremoso do Kauã!

Continua depois da Publicidade

10. Bolinho tareco

Bolinhos tareco, muito semelhantes com biscoitos,  espalhados por uma mesa branca e ao lado do pires e xícara brancos. A xícara está servida de café
O bolinho tareco, que lembra um biscoito, é macio e doce (Foto - Getty Images)

O bolinho tareco é muito apreciado especialmente no estado de Alagoas. É preparado com uma massa de farinha de trigo, açúcar, ovos e manteiga, que é moldada em pequenas bolinhas pingadas na forma e depois assadas. A textura é macia e lembra a de um biscoito, com um sabor doce e suave.

Veja a receita de Bolinho tareco do Gui:

+  Alagoas é surpreendente! Conheça Piranhas, AL, junto com os Fusconautas!

11- Cartola

Em uma mesa de madeira, bananas cortadas ao meio dispostas em um prato branco, do lado direito da imagem, cobertas de queijo e salpicadas de canela e açúcar. Na frente do prato, garfo e faca com cabos de madeira.
O bolinho tareco, que lembra um biscoito, é macio e doce (Foto - Getty Images)

A sobra do processo de refino do açúcar, conhecida como "rapadura", era utilizada na fabricação de doces e sobremesas na época do Brasil Colônia, incluindo a cartola, que consiste em bananas fritas, cobertas com queijo coalho ralado e açúcar mascavo. Com o tempo, a receita evoluiu, e hoje em dia é comum encontrar variações que incluem ingredientes como leite condensado, canela e castanhas.

Veja a receita de Cartola do Gui:

Apaixonados pela culinária brasileira!

Os sabores brasileiros, tão especiais e únicos, estão em receitas espalhadas por todos os cantos do país! Trouxemos outros pratos deliciosos que você vai adorar conhecer. Vem ver:

+ Sabor dos deuses! Aprenda como fazer a deliciosa ambrosia, um doce típico do estado de Minas Gerais.

+ Das águas doces da Amazônia para a sua mesa: conheça a receita de pirarucu desfiado.

Curtiu esse conteúdo? Avalie

Média: 4 / 5

As informações coletadas serão utilizadas para envio de comunicações por e-mail. Para mais informações sobre o tratamento de dados pessoais, acesse o nosso Portal de Privacidade.
Esse site é protegido por reCAPTCHA. As Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.
Seu comentário será verificado
e poderá ser publicado em breve.
{##}