Ir para o conteúdo

Delícias juninas: conheça 11 receitas tradicionais para celebrar a festa de São João

Por: Equipe Localiza e Kauã Ober

|

3 | Média:  4 / 5

Siga no

Neste conteúdo, você vai ler:

Clique para ir direto ao assunto do seu interesse.

“Pula a fogueira, iáiá. Pula a fogueira, iôiô. Cuidado para não se queimar, porque essa fogueira já queimou o meu amor.”

Festa junina é sempre sinônimo de muita alegria e diversão. Mas, além disso, é também uma ótima oportunidade para reunir família, amigos e comer as deliciosas comidas típicas desta época do ano. 

Cada região tem os seus costumes, mas as comidas típicas de festa junina fazem sucesso por todo o país. Entre alguns dos pratos mais tradicionais estão o quentão, cachorro-quente, o milho cozido, pipoca, paçoca, maçã do amor, arroz doce e amendoim. Mas, também é possível contar com várias comidas diferentes para tornar a festança ainda mais especial. 

A seguir, confira 11 receitas deliciosas que separamos para você arrasar na sua festa de São João, com as dicas especiais dos influenciadores Kauã Ober e Gui Lacross. Vem com a gente!

Continua depois da Publicidade

Comidas para festa junina: receitas de dar água na boca

Já separou o papel e a caneta para anotar o passo a passo de pratos deliciosos que vão bombar sua festa junina? Confira agora a nossa lista, cheia de sabor!

1. Pamonha

Mesa pintada de cor clara, com prato branco em primeiro plano e uma pamonha dentro dele, forrada por uma palha de milho. Ao fundo, uma xícara de café, um prato com queijo e garfo.
A pamonha é um dos pratos mais tradicionais nas festas de São João (Foto - Getty Images)

A pamonha é um dos quitutes mais tradicionais das festas juninas no Brasil. Feita a partir do milho verde, essa iguaria é uma deliciosa combinação de sabores e aromas que remetem às tradições e ao clima festivo das celebrações do mês de junho. Além disso, a pamonha é uma das comidas típicas de festa junina que mais despertam a nostalgia e a saudade nessas épocas, sendo sempre muito apreciada por todas as idades. Seja servida com queijo, doce de leite ou manteiga, a pamonha é um prato que representa o sabor e a cultura do interior do país.

Veja a receita de Pamonha do Gui Lacross:

2. Canjica (ou mungunzá)

Uma mesa de madeira clara, uma tigela azul-bebê preenchida com canjica cozida e canela em pó. Ao lado, canelas em pau, cravos da Índia e uma colher de madeira.
Canjica ou mungunzá, esse prato típico das festas juninas faz muito sucesso nas festividades (Foto - Getty Images)

A canjica, também conhecida como mungunzá em algumas regiões do país, é outra iguaria muito popular na lista de comidas para festa junina. Feita a partir do milho branco cozido com leite, açúcar, canela e cravo, essa receita é um verdadeiro símbolo dessa tradição brasileira. Além de ser muito saborosa, é uma comida que aquece o corpo nas noites frias de junho, proporcionando uma sensação de conforto e aconchego. Seja servida quente ou fria, com amendoim, coco ou leite condensado, a canjica é um prato que faz parte da história e da cultura do povo brasileiro e que, por isso, é sempre muito esperado nessas festividades.

Veja a receita de canjica do Kauã Ober:

3. Bolo de milho cremoso

Em primeiro plano, um bolo de milho cremoso assado. Ao lado e ao fundo, espigas de milho.
Bolo de milho cremoso (Foto - Getty Images)

O bolo de milho é uma das principais comidas típicas das festas juninas no Brasil. É uma sobremesa bastante popular e tradicional durante as festividades de São João. O bolo pode ser servido acompanhado de café ou quentão, e é uma opção deliciosa para quem quer experimentar um pouco da culinária típica do país.

+  Confira aqui o passo a passo da receita de bolo de milho cremoso do Kauã Ober!

4. Pé de moça

Uma mesa e parede de madeira escura. No centro, uma tigela deitada com amendoins saindo dela. Ao lado, doces pé de moça.
Não podem faltar os melhores doces em festas juninas. O pé de moça é um deles (Foto - Getty Images)

O pé de moça, bem parecido com o conhecido pé de moleque, é um doce que é a cara das celebrações juninas e uma verdadeira tentação para os amantes de sobremesas. Com base de amendoim que combina perfeitamente com o clima festivo da época, é uma opção deliciosa para quem quer provar um prato típico e cheio de sabor. Além disso, pode ser encontrado em versões com outros ingredientes, como castanhas e frutas secas, oferecendo uma variedade de sabores e texturas para quem deseja experimentar algo novo e diferente. Em suma, o pé de moça é uma das sobremesas mais amadas e tradicionais das festas juninas.

Veja a receita de pé de moça do Gui Lacross:

5. Caldo de feijão

Em primeiro plano, uma tigela preta com caldo de feijão bem quente, saindo fumaça. Ao fundo, pedaços de calabresa e bacon em uma tábua, junto com cheiro-verde. Ao lado, uma colher dourada.
O caldo de feijão é um prato saboroso que vai te aquecer nas noites frias de junho (Foto - Getty Images)

O caldo de feijão é outra iguaria muito presente nessas festividades. Feito com feijão, linguiça, bacon, cebola e temperos diversos, é um prato muito saboroso e que faz sucesso especialmente nas noites frias de São João. Além de ser delicioso, o caldo de feijão é uma opção bastante econômica para servir em grandes quantidades durante as festividades, o que o torna uma escolha popular para quem quer alimentar muitas pessoas de maneira saborosa e prática.

+  Confira aqui o passo a passo da receita de caldo de feijão-de-corda do Kauã Ober!

Continua depois da Publicidade

6. Vaca atolada

Do lado direito, um prato com uma tigela de vaca atolada, com carnes, pedaços de mandioca e cheiro-verde. Ao lado, torradas em cima de um pano quadriculado vermelho e branco.
Saborosa e muito nutritiva, a vaca atolada não pode faltar em sua festa junina (Foto - Getty Images)

A vaca atolada é uma comida para festa junina que não pode faltar em sua comemoração. Feita com pedaços de carne cozida, mandioca e temperos como alho, cebola, pimenta e cheiro-verde, esse prato é uma verdadeira delícia para quem gosta de comida caseira e saborosa. É uma receita que remete à tradição caipira e que é muito popular nos arraiais em cidades do interior do Brasil.

Veja a receita de vaca atolada do Kauã Ober:

Assine a newsletter

Receba dicas de roteiros de viagem e tudo sobre o universo dos automóveis no seu e-mail.

Oba! Valeu por se inscrever. Logo mais você receberá nossas novidades no seu e-mail.
Ocorreu um erro. Tente novamente mais tarde.
As informações coletadas serão utilizadas para envio de comunicações por e-mail. Para mais informações sobre o tratamento de dados pessoais, acesse o nosso Portal de Privacidade.
Esse site é protegido por reCAPTCHA. As Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.

7. Caldo de quenga

Em primeiro plano, uma tigela com caldo de quenga bem amarelo, um fio de azeite sobre o caldo e cheiro-verde. Atrás, uma tábua com salsinha e noz moscada
O delicioso caldo de quenga (Foto: Getty Images)

O caldo de quenga é uma das comidas mais características das festas juninas brasileiras. Feito a partir de milho verde, mandioca, manteiga e temperos como alho e cebola, é uma opção deliciosa e muito apreciada pelos amantes da culinária interiorana do Brasil, sendo um prato que remete às tradições do campo. Assim como o caldo de feijão e a vaca atolada, é uma comida deliciosa para manter aquecido o corpo nas noites frias do mês de junho.

+  Confira aqui o passo a passo da receita de caldo de quenga do Kauã Ober!

8. Bolo de fubá com erva doce

Em primeiro plano, um bolo de fubá em cima de uma tábua redonda de madeira. Um único pedaço dele está fatiado. Ao redor, comidas típicas de festa junina, como doce de amendoim, pé de moleque e pipoca.
Bolo de fubá (Foto - Getty Images)

O bolo de fubá é uma tradição entre as comidas de festas juninas. Feito com fubá, açúcar, ovos, leite, manteiga e erva doce, geralmente é servido em pedaços generosos. Sua popularidade nas festividades de São João se deve ao fato de ser um bolo simples e fácil de fazer, além de ser uma comida típica da região Nordeste do Brasil. É comum encontrar o bolo de fubá em barraquinhas nas festas, sendo uma opção deliciosa para celebrar a ocasião.

9. Cocada de forno

Em uma tábua, cascas de coco estão dispostas, onde há cocadas de todas as cores: brancas, queimadas e amarelas.
Cocadas de forno cremosa não podem faltar nas tradicionais festas juninas (Foto - Getty Images)

A cocada é uma sobremesa muito popular no Brasil e nas festas juninas, e a versão cremosa feita no forno é uma variação deliciosa. Essa receita leva ingredientes como leite condensado, leite de coco, açúcar e ovos, e é assada no forno até que fique dourada e cremosa. A cocada de forno cremosa é uma ótima opção para quem quer experimentar uma sobremesa diferente e saborosa nos arraiais, e pode ser servida em pedaços individuais ou em uma forma grande para compartilhar com os amigos e familiares.

+  Confira aqui o passo a passo da receita de cocada cremosa do Kauã Ober!

Continua depois da Publicidade

10. Cuscuz Paulista

Em primeiro plano, um prato branco com cuscuz paulista, decorado com ovos, pimentões, ervilhas, sardinhas e azeitonas. Ao fundo, uma tábua com legumes frescos como tomates-cereja, cebolas e pimentões.
O legítimo cuscuz paulista faz parte dos pratos tradicionais das festas juninas (Foto: Getty Images)

O cuscuz paulista é uma tradicional iguaria servida em festas juninas no estado de São Paulo, mas também de outras regiões do país. Ele consiste em uma massa de farinha de milho cozida e misturada com vários ingredientes, como sardinha, frango, camarão, palmito, ovos, milho, ervilha, entre outros. É geralmente preparado em uma forma, cortado em fatias e servido como acompanhamento ou prato principal em festas juninas.

11. Moranga na carne seca

Em primeiro plano, uma tigela com pedaços de moranga cozida e carne seca desfiada. Ao fundo, uma pequena cesta com pedaços de mandioca frita.
Moranga com carne seca (Foto - Getty Images)

A moranga com carne seca é um prato típico da culinária brasileira, especialmente da região Nordeste, que consiste em uma moranga (abóbora) recheada com carne seca e temperos, como cebola, alho, tomate e cheiro-verde. É um prato bastante apreciado, principalmente como comida de festas juninas.

Veja a receita de moranga com carne seca do Kauã Ober:

Agora você já tem tudo o que precisa para um arraiá daqueles, não é mesmo?

Os sabores do Brasil são surpreendentes!

Pensa que acabou? Nada disso! Trouxemos para você outras receitas brasileiras que vão fazer sucesso na sua mesa em qualquer época do ano. Vem conferir!

        + Herança dos bandeirantes: descubra o sabor surpreendente do famoso Virado à paulista.

         + O sabor irresistível da receita de joelho de porco. Aprenda como fazer!

Curtiu esse conteúdo? Avalie

Média: 4 / 5

Comentários (3)

Jurema Gomes de Oliveira

A receita é muito bom

Círculo preenchido de cores degradê verde claro e amarelo
Equipe Localiza

Jurema, a gente ama falar de gastrônomia nos diversos cantinhos do Brasil, aqui no Vai por Mim. ? Confira a nossa lista de conteúdos sobre o assunto: www.vaipormim.com/gastronomia

José Maria

Gostei muito das receitas.

Círculo preenchido de cores degradê verde claro e amarelo
Equipe Localiza

Olá, José Maria. Que bom que você gostou! Seu feedback é muito importante pra gente. ?

Ah, e já que você curte receitas como essa, veja só outras delícias que combinam com festa junina:

?www.vaipormim.com/gastronomia/como-fazer-caldo-de-feijao

?www.vaipormim.com/gastronomia/caldo-de-quenga

?www.vaipormim.com/gastronomia/receita-cocada-de-forno-cremosa

Bom proveito! ?

Vanessa

Amei suas receitas, já vou ver como faz para salvar para mim, porque são preciosas. Obrigada, só faltou para completar esse rol de delícias juninas o bolinho caipira de carne e de linguiça, típico do Vale do Paraiba/SP.

Círculo preenchido de cores degradê verde claro e amarelo
Equipe Localiza

Oi Vanessa, como vai? É verdade, esse bolinho também é uma delícia! ?

A gente também adora culinária paulista, veja só a receita que publicamos sobre cuscuz paulista: www.vaipormim.com/gastronomia/receita-cuscuz-paulista ?

Ah, e que tal aproveitar e conhecer também um pouco da gastronia de outros países? Dá uma olhada nessa receita de arroz boliviano, é de dar água na boca: www.vaipormim.com/gastronomia/arroz-boliviano

As informações coletadas serão utilizadas para envio de comunicações por e-mail. Para mais informações sobre o tratamento de dados pessoais, acesse o nosso Portal de Privacidade.
Esse site é protegido por reCAPTCHA. As Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.
Seu comentário será verificado
e poderá ser publicado em breve.
{##}