Neste conteúdo, você vai ler:
Clique para ir direto ao assunto do seu interesse.
A gente sabe: você achou o nome do prato engraçado ou, no mínimo, bem curioso. A verdade é que o caldo de kenga ou quenga, como você preferir chamar, divide opiniões quando o assunto é o nome, mas nunca quando o que está em discussão é seu sabor.
Não sabe-se ao certo a origem, mas existem algumas hipóteses: alguns dizem que o nome exótico deste prato surgiu lá no norte de Minas Gerais, mais precisamente na região de Salinas. O frango desfiado é considerado o principal ingrediente desta receita e, por isso, foi apelidada de quenga, que quer dizer galinha e/ou frango.
Continua depois da Publicidade
Há também quem conte outra história: que o caldo de quenga é uma expressão popular brasileira usada para descrever uma sopa ou caldo extremamente quente. A origem ainda é incerta, mas existem algumas teorias sobre como ela surgiu. Uma das mais populares é que a expressão teria se originado no período colonial, quando trabalhadores escravizados preparavam o caldo em grandes panelas, usando colheres de madeira para mexer a mistura.
Essas colheres eram conhecidas como "quengas", e o caldo preparado nelas ficava tão quente que eles tinham que soprar para resfriá-lo antes de poderem comer.
Agora que você já sabe algumas das histórias por detrás deste nome, que tal aprender como fazer esse delicioso caldo? Convidamos o influenciador Kauã Oberhuber para te contar como é que ele prepara esse prato que é um sucesso!
Vem ver:
Como fazer caldo de kenga? uma receita deliciosa e muito fácil
E aí, ficou com água na boca? Nós também! Por isso, trouxemos a lista de ingredientes para você não esquecer nada e arrasar na cozinha fazendo o seu caldinho. Bora anotar!
- 300g de mandioca cozida;
- 250g de peito de frango desfiado;
- 800ml de caldo de frango ou água;
- 100g de bacon;
- 100g de calabresa;
- 1 cebola grande;
- 1/2 lata de milho;
- 1 pimenta de cheiro;
- Sal, pimenta do reino e temperos à gosto.
Continua depois da Publicidade
Vem com a gente relembrar o modo de preparo desse delicioso caldo de kenga:
- Comece cozinhando o frango. Quando estiver macio e do jeito que você gosta, desfie e reserve. Reserve também o caldo, vamos precisar!
- Enquanto isso, otimize seu tempo e deixe cozinhar a sua mandioca na panela de pressão.
- Em seguida, leve ao fogo com um fio de azeite o bacon picado junto com a calabresa e deixe fritar. Depois, acrescente a cebola picada e os dentes de alho, misturando tudo para dourar um pouco mais;
- Agora é a hora de usar o frango! Misture junto com o restante, acrescente o milho, a pimenta de cheiro, mexa bastante e reserve;
- Enquanto isso, bata no liquidificador a mandioca junto com a água do cozimento e o caldo do frango, para dar aquele gostinho especial. Bata até ficar uma mistura bem homogênea e mais líquida;
- Volte para a panela onde estão todos os ingredientes e jogue o caldo da mandioca. Acerte o sal ao seu gosto, dê o toque final com pimenta do reino e deixe cozinhar;
- Para deixar ainda mais gostoso, cebolinha e cheiro verde! Mexa pela última vez e então o seu caldo de quenga estará pronto!
Agora chegou aquela hora que todo mundo ama: provar e aprovar!
De receitas cheias de sabor a gente entende!
Se você é realmente um fã de caldos, não pode deixar essa receita passar: aprenda como fazer um caldo de feijão-de-corda delicioso!
Agora, se você gosta mesmo é de reaproveitar tudo o que pode na cozinha, nós também podemos te ajudar. Veja só que prático e saboroso é o bolinho de arroz!