Neste conteúdo, você vai ler:
Clique para ir direto ao assunto do seu interesse.
“O sertão vai virar mar, dá no coração o medo que algum dia o mar também vire sertão.”
Enquanto não se cumpre a profecia do beato que dizia que o sertão ia alagar, a gente aproveita toda a beleza e as particularidades do sertão e do litoral. No estado de Alagoas, os cenários terrosos e magníficos da Caatinga andam de mãos dadas com as cores vibrantes e inspiradoras da Mata Atlântica.
Assim, Carol, Cláudio e Lindomar, mais conhecidos como Fusconautas, partem dos seus dias pelo sertão alagoano em busca da sombra e água fresca da Rota Ecológica dos Milagres, litoral Norte do estado. Vem conferir!
Um “Fuscahome” para chamar de seu: a história de Carol, Cláudio e Lindomar
Você já imaginou um Fusca de 1970 sendo um motorhome? Um lugar para descansar e renovar as energias pelo percurso? Há oito anos sendo o companheiro de estrada de Cláudio Jedai e Carol Mendonça, Lindomar tornou-se muito mais do que um carro, tornou-se lar.
Pelos caminhos do Brasil e da América Latina onde a dupla ama se aventurar, o Fusca vermelho é sinônimo de parceria, cumplicidade e, principalmente, de aconchego! A barraca de teto automotiva instalada no carro dá aos dois a possibilidade de passarem noites em lugares surpreendentes e que rendem muitas histórias!
São cerca de 30 mil quilômetros juntos, que permitiram ao videomaker e a cineasta viverem momentos que jamais vão esquecer, ao lado do charmoso fusquinha.
+ Curioso para saber como a viagem dos Fusconautas pelo estado de Alagoas começou? Assista aos dois primeiros episódios de Vidas sobre rodas. Carol, Cláudio e Lindomar contam sua história e percorrem estradas e cidades do sertão nordestino. Confira!
Como chegar na Rota dos Milagres?
Se, diferentemente de Carol e Cláudio, você pretende começar a rota partindo da capital, saiba que além de Maceió, é possível também partir de Recife. Seguindo de Maceió, a viagem seguirá pela via AL-105, percorrendo uma distância de 105 km. Agora, partindo da capital do estado de Pernambuco, a viagem será pela Rodovia Governador Mário Covas, por cerca de 233 km.
Continua depois da Publicidade
Aproveitando o melhor da Rota dos Milagres com as dicas dos Fusconautas
A Rota Ecológica dos Milagres é uma das principais rotas turísticas do Brasil. Com seus vinte quilômetros de extensão, abrange três municípios alagoanos: Passo do Camaragibe, São Miguel dos Milagres e Porto de Pedras, todos muito próximos. É pelos dois primeiros que começa a aventura do trio.
As vilas da rota são encantadoras e as águas são quentinhas e muito convidativas, seja para o banho ou apenas para apreciar. O visual… Ah! Esse é digno de filme!
Os Fusconautas nos contam o que viram e que você não pode perder quando colocar o pé na estrada para desbravar o litoral de Alagoas. Vem com a gente!
Porto da Rua e Praia do Toque
O vilarejo é o maior de toda a rota e fica em São Miguel dos Milagres. Por ali, turistas encontram uma ótima infraestrutura para aproveitar a região e é de lá, na Praia do Toque, que saem alguns dos passeios de jangada que levam às estonteantes piscinas naturais formadas em alto-mar quando a maré está baixa.
A praia é rodeada de belos coqueiros, areia branquinha e aquele mar límpido, além de ser um ótimo lugar para relaxar, aproveitar com a família e curtir dias incríveis de muito sol!
É importante ficar atento à tábua das marés em São Miguel dos Milagres antes de contratar o passeio até às piscinas naturais. Se o dia e a hora programados contarem com aquela ajuda da natureza, prepare-se para se apaixonar!
A piscina natural do Toque é uma das mais bonitas da região. Tons de verde e azul se misturam e contrastam com as barreiras de corais que encantam os visitantes. Tudo fica ainda mais especial quando os cardumes de peixinhos aparecem nas piscinas e fazem companhia para turistas. É um espetáculo e tanto da natureza!
A olho nu ou praticando flutuação com snorkel, o que é possível nessas piscinas, é importante ter consciência para a máxima preservação destes corais que, por si só, são um grande ecossistema marinho, abrigando milhares de espécies.
A Costa dos Corais, que liga os estados de Alagoas e Pernambuco e faz da Rota dos Milagres parte da sua grandeza, tem 140 km de extensão e é a segunda maior do mundo.
Ainda na praia do Toque, é possível fazer passeios de barco, praticar vela, caminhar sem pressa e visitar o Mirante de São Miguel dos Milagres, que garante uma vista sem igual do litoral da Rota Ecológica dos Milagres!
Continua depois da Publicidade
Praia de São Miguel dos Milagres e o Camping Praia do Riacho
Um paraíso quase deserto, dá para acreditar?! A Praia de São Miguel dos Milagres é uma das mais bonitas e famosas de toda a região. Aquele banho na água quentinha e tão tranquila, é rodeado por um cenário que, vai por mim, você nunca mais vai esquecer!
Depois de um dia aproveitando tudo isso, já pensou em dormir na beira da praia, sentindo o frescor da maresia, o cheirinho da água salgada e contemplar um céu completamente estrelado? Com certeza essa foi a cereja do bolo na viagem dos Fusconautas!
O Camping da Praia do Riacho, bem pertinho da famosa Capela dos Milagres, ponto turístico imperdível e que rende aquela foto sensacional, foi o lugar perfeito para montar a barraca (em cima do Lindomar) e viver essa experiência que faz parte do seu estilo de vida!
Dica Vai de Localiza e Fusconautas: apesar de próximas, as praias da rota não contam com transporte entre elas. Então, a melhor pedida é ir de carro!
Seguindo para a parte Norte da Rota dos Milagres, o casal nos traz mais dicas imperdíveis sobre a região. Acompanhe:
Porto de Pedras e Praia do Patacho
O último município da rota é um dos preferidos do trio de aventureiros. O centrinho com casas coloridas e construções históricas traz mais uma vez aquela sensação que os Fusconautas experimentaram ao longo de quase todo o trajeto pelo sertão e litoral de Alagoas: de que esses cantinhos pararam no tempo.
Por isso, aproveite a estadia quando estiver por lá e ande pelas ruas históricas de Porto de Pedras, conheça seu povo acolhedor e sua cultura. Depois, quando o corpo estiver pedindo por mar, é só pegar o carro e seguir pelo túnel verde, que te levará até a paradisíaca Praia do Patacho.
Considerada por vários anos como uma das praias mais bonitas do Brasil, Patacho é aquele recanto tranquilo, quase intocado e praticamente deserto, cheio de coqueiros e com cara de paraíso. Assim como a Praia do Toque, seu mar azul cristalino te convida aos passeios de barco e jangada, para dar aquele mergulho nas piscinas naturais mais bonitas da região.
Lojas de artesanato e Associação Peixe-boi
Ao sul de Porto de Pedras, duas vilas charmosas destacam-se: Palmeira e Tatuamunha. Por lá, os ateliês e as lojas de artesanato são grandes atrativos. A dica de Carol é que você aproveite para conhecer um pouco mais sobre o trabalho artesanal dos próprios moradores e aproveitar a oportunidade de levar lindas lembranças de Porto de Pedras.
E ali, bem ao lado do pequeno centro comercial, está a sede da Associação Peixe-boi, uma base comunitária sem fins lucrativos que promove o que Cláudio chama de uma das melhores experiências da Rota Ecológica dos Milagres: um passeio de jangada para a observação deste grande mamífero.
É pelo Rio Tatuamunha que o passeio acontece, e entre explicações dos guias e uma imersão na beleza que a natureza construiu ali, Telinha, um dos peixes-boi reabilitados pela associação e reintroduzidos na natureza, surge para encantar seus visitantes. Grata pelo cuidado que recebeu quando esteve na companhia dos seus protetores, a fêmea sempre volta para revê-los.
Infelizmente, a espécie é fortemente ameaçada de extinção, por isso, torna-se cada vez mais importante os trabalhos como os que a associação faz.
Continua depois da Publicidade
Foz do Rio Tatuamunha
“Em águas, tantas vezes rasas ou profundas, a correnteza vai me levar. Um rio sempre beija o mar. Um rio sempre beija o mar…”
É no encontro deste beijo que fica uma das vistas mais bonitas de toda a Rota dos Milagres. A foz do Rio Tatuamunha é onde águas doces e salgadas brincam de, juntas, dançar.
Quando a maré está baixa, bancos de areia se formam e permitem que você possa andar em meio ao oceano, tomar um sol e aproveitar do seu jeito essa maravilha da Rota Ecológica dos Milagres.
Dica Vai de Localiza e Fusconautas: aproveitando o visual e a brisa, as barracas da beira do rio servem a deliciosa gastronomia local. Enquanto você prova variedades da comida nordestina, aguarde o momento mais especial para quem visita a foz do Tatuamunha: o pôr do sol sem igual! Vai por mim: é um dos momentos mais bonitos que você viverá em sua viagem pela Rota dos Milagres.
Continua depois da Publicidade
Praia de Tatuamunha
Para finalizar essa viagem incrível, experimentando mais uma vez a liberdade de uma vida sobre rodas, Carol e Cláudio andam pela Praia de Tatuamunha em bicicletas que pegaram ali, em sua própria estadia. Se você quiser fazer o mesmo que o casal e não encontrar bicicletas disponíveis no seu hotel ou pousada, não se preocupe: você pode alugá-las!
A dupla afirma que essa é uma ótima oportunidade de ver as belezas naturais da Rota Ecológica dos Milagres de outro ângulo, percorrendo as areias de forma tranquila, sentindo o vento bater no rosto, enquanto assiste o cenário mudar entre uma pedalada e outra.
Para quem gosta mesmo é do banho de mar, Tatuamunha não decepciona. O mar é tão lindo como em toda a rota.
De gastronomia o Nordeste entende!
Você é um apaixonado pela culinária nordestina, assim como Carol e Cláudio, que na Rota dos Milagres provaram pratos típicos com muitos frutos do mar, coco e tapioca? Conheça o prato inspirado nas belezas naturais e paradisíacas de São Miguel dos Milagres, digno de um jantar pra lá de especial debaixo da copa de uma Aroeira!
Convidamos o chef Serginho Jucá para criar uma receita que é a cara deste destino encantador. Aprenda a fazer o delicioso Bobó de lagosta.
Em busca de uma vida sobre rodas
Procurando um companheiro automotivo para chamar de seu “lar de estrada”? Sabemos que Lindomar é único, mas nós trouxemos outras opções incríveis e tão charmosas quanto ele para te ajudar a escolher qual delas combina de verdade com você. Veja só:
- Potente, moderno e estiloso: conheça o novo Hyundai Tucscon.
- Pensado para brasileiros: descubra as vantagens do Citroën C4 Cactus.
Assim, nos despedimos desse trio que nos levou por aventuras que jamais esqueceremos. Do sertão ao litoral, Carol, Cláudio e Lindomar nos apresentaram Alagoas por olhares singulares e repletos de beleza.
Partiu desvendar o exuberante estado alagoano? Pegue todas estas dicas, coloque o pé na estrada e prepare-se para dias que jamais sairão da sua memória e do coração.
Boa viagem!
Achei tudo lindo.